DSpace/Manakin Repository

A utilização da ISSO 6241, na avaliação de edificações escolares através dos métodos e técnicas da APO - Avaliação pós ocupação: o caso das “Escolas de Cara Nova” de Mogi das Cruzes

Mostrar registro simples

dc.creator CINTRA, Carlos Roberto Godoi
dc.date.issued 2001-07-06
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2566
dc.description.abstract In this work the ISO 6241 is used to evaluate the state median education school buildings of Mogi das Cruzes, that are called Cara Nova (New Face), that were generated by the bi-reciprocal association between the architecture and the pedagogy based on the last generation design, issued by the improvement of the study of the evolution of the paulista (from the State of São Paulo) architecture of school building. The ISO 6241 – Normalization and Performance in Buildings, is part of the whole group of norms directed toward the quality management in contractor companies, and was used, in this case study applying the POE – Post-Occupancy Evaluation, a group of methods and techniques, in which a technical approach of building is done, prioritizing the final user satisfaction as a predominant factor of the product performance. The physical evaluation was done in relation to: the social convenience; the building itself; and the functionality and environmental comfort, in confront to the observations of the users with the technician focus, pointing to the main qualities and deficiencies. In conclusion this article evaluates the adequacy of the ISO 6241 to be applied in this type of building, as a tool to measure its physical performance. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Avaliação de desempenho pt_BR
dc.subject Edificações escolares pt_BR
dc.subject Edificações pt_BR
dc.subject Avaliação Pós-Ocupação pt_BR
dc.subject Qualidade do ambiente construído pt_BR
dc.title A utilização da ISSO 6241, na avaliação de edificações escolares através dos métodos e técnicas da APO - Avaliação pós ocupação: o caso das “Escolas de Cara Nova” de Mogi das Cruzes pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-11-16
dc.date.available 2021-11-16T14:21:29Z
dc.date.accessioned 2021-11-16T14:21:29Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1833228744310057 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Luiz Gonzaga Mariano de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8855226893287313 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho se faz a utilização da ISO 6241 na avaliação das edificações escolares estaduais de ensino médio de Mogi das Cruzes chamadas de Cara Nova, originárias da associação biunívoca entre a arquitetura e a pedagogia, baseadas em projeto de última geração, resultado do aprimoramento do estudo da evolução da arquitetura escolar paulista. A ISO 6241 - Normalização e Desempenho em edifícios faz parte de um conjunto de normas direcionadas para a gestão da qualidade em empresas construtoras, e foi empregada, neste estudo de caso, utilizando-se a APO - Avaliação Pós Ocupação, conjunto de métodos e técnicas, na qual se faz uma abordagem técnica da edificação, priorizando a satisfação do usuário final, como um fator preponderante do desempenho do ambiente construído. A avaliação física foi feita com relação à convivência social, à edificação em si, a funcionalidade e ao conforto ambiental, confrontando observações dos usuários com enfoques técnicos, apontando as principais qualidades e deficiências, destas escolas. Esta pesquisa verifica a utilização da ISO 6241, como um instrumento, na mensuração do desempenho físico destas edificações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references CINTRA, Carlos Roberto Godoi. A utilização da ISSO 6241, na avaliação de edificações escolares através dos métodos e técnicas da APO: o caso das “Escolas de Cara Nova” de Mogi das Cruzes. 2001. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2001. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples