dc.creator |
SIQUEIRA, Rafael |
|
dc.date.issued |
2005-09-05 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2574 |
|
dc.description.abstract |
In the current environment of high competitiveness, the Supply Chain Management has a
basic role in costs reduction and customer care improvement, in order to get competitive
advantages for the organizations. Within this management methodology, the relationship
management with customers and suppliers are two of the main operational strategies for the
improvement of the competitiveness in the organizations. The objective of this work is to
confront theoretical and practical aspects of the Supplier Relationship Management in an
organization from the telecommunication area. Due to deep dependency on its nets of
suppliers, this organization uses the SRM (Supplier Relationship Management) methodology.
This is a direct consequence of the outsourcing of some stages of its productive process,
happened in the last years. The main treated aspects at work were the relationship processes,
the strategic alliances, the human factor involved with the relationships and the use of
information technology between the companies. Survey results indicate that, in a general way,
the concepts of relationship with the suppliers found in literature are well lined up with the
desire of the leaders (management). However, an imbalance exists between these desires and
what is currently happening in the company. This imbalance happens when the organization is
in an intermediary state with relation to the degree of development of the strategic alliances
with its suppliers, partially applying techniques and tools of integration. In the same way, the
human factor in relationship with the suppliers does not receive in the company the same
value given by scientific literature. On the other hand, exists a deep inclination of the
surrounded ones with the relationship processes with suppliers for the implantation of an
ample and modern SRM policy. That policy will be able to improve the financial results of the
company. As a main result from the survey, the change of the perception that the company
has of its suppliers stands out. That is migrating from a simple link of the supply chain for a
new way that adds value to the business. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Gerenciamento do relacionamento com fornecedores (SRM) |
pt_BR |
dc.subject |
Gerenciamento da cadeia de suprimentos (SCM) |
pt_BR |
dc.title |
Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-11-17 |
|
dc.date.available |
2021-11-17T12:50:39Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-17T12:50:39Z |
|
dc.creator.Lattes |
999999999 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Renato da Silva |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9161092505168234 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No atual ambiente de alta competitividade, o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM,
do inglês, Supply Chain Management) tem papel fundamental na redução de custos e na
melhoria do atendimento ao cliente, de maneira a obter vantagens competitivas para as
organizações. Dentro desta abordagem de gerenciamento destacam-se a gestão de
relacionamento com clientes e com fornecedores como duas das principais estratégias
operacionais para melhoria da competitividade nas organizações. O objetivo deste trabalho é
confrontar aspectos teóricos do Gerenciamento do Relacionamento com Fornecedores (SRM,
do inglês, Supplier Relationship Management) com a prática em uma organização do setor de
telecomunicações. Essa organização se utiliza do SRM devido à profunda dependência de sua
rede de fornecedores, como conseqüência direta da terceirização de várias etapas do seu
processo produtivo ocorrida nos últimos anos. Os principais aspectos abordados no trabalho
foram os processos de relacionamento, as alianças estratégicas, os fatores humanos
envolvidos nos relacionamentos e o uso da tecnologia da informação entre as empresas. Os
resultados da pesquisa indicam que, de modo geral, os conceitos de relacionamento com os
fornecedores encontrados na literatura estão bem alinhados com os anseios dos dirigentes. No
entanto, existe uma defasagem entre esses anseios e o que acontece atualmente na empresa,
uma vez que a organização se encontra em um estágio intermediário com relação ao grau de
desenvolvimento de alianças estratégicas com seus fornecedores, aplicando parcialmente
técnicas e ferramentas de integração. Da mesma forma, os fatores humanos no relacionamento
com fornecedores não recebem na empresa o mesmo valor dado pela literatura científica. Por
outro lado, existe uma profunda predisposição dos envolvidos com os processos de
relacionamento com fornecedores para a implantação de uma política de SRM ampla e
moderna, que poderá melhorar os resultados financeiros da empresa. Como resultado mais
relevante da pesquisa, ressalta-se a mudança da percepção que a empresa têm de seus
fornecedores, que está migrando de um simples elo de ligação da cadeia de suprimentos para
um novo caminho que agrega valor aos negócios. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
SIQUEIRA, Rafael. Gerenciamento do relacionamento com fornecedores: um estudo de caso em uma indústria de telecomunicações. 2005. 136 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. |
pt_BR |