dc.creator |
ENOMOTO, Leandro Minoru |
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dc.date.issued |
2005-09-09 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2575 |
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dc.description.abstract |
Everyday, thousands of vehicles are routed to assist the distribution of several kinds of
products, obeying various criteria and constraints imposed by clients and providers. The
wholesale market, which has been increasing significantly due to its functions importance to
retails and industries, is also inserted in this context for the high complexity of the physical
distribution process. As the complexity of the problems grows, there is the need for the study
and use of systemic approaches and/or optimizations, enabling companies to obtain
improvements in their processes. Considering such features and the wholesale market
complexity, this work aims at analyzing the physical distribution and the operational routine
of vehicle routing and scheduling of a wholesale company. After a bibliographical review on
the main related topics, a case study was developed at “Atacado Vila Nova”, located in the
South of Minas Gerais state – an important company which is in the market for more than 60
years and has an intense routing and physical distribution process. For the development of the
case study the following data sources were used: documentation, file registers, direct
observation and structured interview. As a final result, a general description of the physical
distribution operational process was made seeking to identify the factors considered critical in
the process. Careful attention was paid to the process of vehicle routing and scheduling,
always referring to the concepts from the specialized literature. As a general conclusion, it is
possible to state that the company, despite of using several concepts and support tools in its
physical distribution process – especially a powerful routing software – , still suffers the
effects of lack of information in technically simple operational processes (as the road
distances among clients). Thus, the process ends up being rationalized instead of optimized,
and, in several phases, it becomes extremely dependent on the human factor, i.e., on the
practical experience of the professional involved in such process. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Distribuição física |
pt_BR |
dc.subject |
Roteirização e programação de veículos |
pt_BR |
dc.subject |
Atacadista |
pt_BR |
dc.title |
Análise da distribuição física e roteirização em um atacadista do Sul de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-11-17 |
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dc.date.available |
2021-11-17T13:15:26Z |
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dc.date.accessioned |
2021-11-17T13:15:26Z |
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dc.creator.Lattes |
999999999 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Renato da Silva |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9161092505168234 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Todos os dias, milhares de veículos são roteirizados para atender a distribuição de diversos
tipos de produtos, obedecendo a vários critérios e restrições impostos por clientes e
fornecedores. O setor atacadista, que vem crescendo significativamente devido a importância
de suas funções para varejistas e indústrias, também está inserido neste contexto, pela alta
complexidade do processo de distribuição física. À medida que a complexidade dos
problemas aumenta, surge a necessidade de se estudar e utilizar abordagens sistêmicas e/ou
otimizações, possibilitando que as empresas consigam melhorias nos seus processos. Diante
destas características e da complexidade do setor atacadista, este trabalho tem como objetivo
analisar a distribuição física e a rotina operacional de roteirização e programação de veículos
de uma empresa do setor atacadista. Após uma revisão bibliográfica sobre os principais temas
envolvidos, foi realizado um estudo de caso no Atacado Vila Nova, situado no Sul de Minas
Gerais, empresa de grande porte com mais de 60 anos de atuação na área e um intenso
processo de distribuição física e roteirização. Para a condução do estudo de caso, foram
utilizadas como fontes de evidências: documentação, registros em arquivos, observação direta
e entrevista estruturada. Como resultado do estudo, foi feita uma descrição geral do processo
operacional de distribuição física, buscando-se identificar os fatores considerados críticos para
o processo. Especial atenção foi dedicada ao processo de roteirização e programação de
veículos, sempre tendo como referência os conceitos encontrados na literatura especializada.
Como conclusão geral, pode-se afirmar que a empresa, apesar de utilizar diversos conceitos e
ferramentas de apoio em seu processo de distribuição física, especialmente um software
robusto de roteirização, ainda é refém da falta de informações em processos operacionais
tecnicamente simples (como as distâncias viárias exatas entre os clientes). Como
conseqüência, o processo acaba por ser racionalizado e não otimizado e, em diversas etapas,
excessivamente dependente do fator humano, ou seja, da experiência prática do profissional
envolvido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
ENOMOTO, Leandro Minoru. Análise da distribuição física e roteirização em um atacadista do sul de Minas Gerais. 2005. 141 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. |
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