dc.creator |
ANDRADE, Helberth Jander de |
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dc.date.issued |
2015-10-29 |
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dc.identifier.citation |
ANDRADE, Helberth Jander de. Uma análise da aprendizagem do Gerenciamento de Tempo em projetos baseada na utilização de um jogo. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/257 |
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dc.description.abstract |
Existe uma demanda de renovação do processo de ensino e aprendizagem motivado principalmente pelo grau de tecnologia disseminada entre os estudantes contemporâneos; diante deste contexto surgem as metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Jogos, para incluir processos de experimentação e interatividade social. Focado na área de gerenciamento do tempo em projetos e contribuindo para a formação de profissionais qualificados, propõe-se a criação e aplicação de um jogo educativo que, potencialmente, reduza a taxa de insucesso de projetos devido à falha humana. O objetivo desta dissertação foi analisar a aplicabilidade da aprendizagem baseada em jogos focada no gerenciamento de projetos na área de conhecimento de gestão do tempo aplicado ao processo de desenvolvimento de produtos, propiciando aos alunos experiências com grande proximidade às principais ocorrências práticas do dia-a-dia da gestão de projetos. Os sete processos de gestão do tempo foram priorizados por especialistas e pelo método AHP (Processo de Análise Hierárquica) tem-se como os mais relevantes: Controlar o cronograma (43,6%); Estimar os recursos das atividades (22,2%); Estimar as durações das atividades (16,3%). Adotou-se neste trabalho a pesquisa-ação onde foram executados três ciclos de aplicação do jogo; as análises estatísticas e observações dos pesquisadores apontam uma melhor assimilação do conhecimento pelos participantes de elevada experiência profissional, ainda é notório que o melhor desempenho das equipes no jogo é obtido por meio de uma ação interdependente entre os processos de gestão do tempo. |
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dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise da aprendizagem do Gerenciamento de Tempo em projetos baseada na utilização de um jogo. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
145 p. |
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dc.keywords.portuguese |
Gerenciamento do Tempo |
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dc.keywords.portuguese |
Gestão de Projetos |
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dc.keywords.portuguese |
Desenvolvimento de Produtos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Aprendizagem Baseada em Jogos |
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dc.keywords.english |
Time management |
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dc.keywords.english |
Project Management |
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dc.keywords.english |
New Product Development |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Game-Based Learning |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Carlos Eduardo Sanches da |
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dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
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dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.pg.area |
Qualidade e Produtos |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-01-08T12:15:26Z |
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dc.date.accessioned |
2016-01-08T12:15:26Z |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
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