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Uma análise da aprendizagem do Gerenciamento de Tempo em projetos baseada na utilização de um jogo.

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dc.creator ANDRADE, Helberth Jander de
dc.date.issued 2015-10-29
dc.identifier.citation ANDRADE, Helberth Jander de. Uma análise da aprendizagem do Gerenciamento de Tempo em projetos baseada na utilização de um jogo. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção), Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/257
dc.description.abstract Existe uma demanda de renovação do processo de ensino e aprendizagem motivado principalmente pelo grau de tecnologia disseminada entre os estudantes contemporâneos; diante deste contexto surgem as metodologias ativas de ensino, como a Aprendizagem Baseada em Jogos, para incluir processos de experimentação e interatividade social. Focado na área de gerenciamento do tempo em projetos e contribuindo para a formação de profissionais qualificados, propõe-se a criação e aplicação de um jogo educativo que, potencialmente, reduza a taxa de insucesso de projetos devido à falha humana. O objetivo desta dissertação foi analisar a aplicabilidade da aprendizagem baseada em jogos focada no gerenciamento de projetos na área de conhecimento de gestão do tempo aplicado ao processo de desenvolvimento de produtos, propiciando aos alunos experiências com grande proximidade às principais ocorrências práticas do dia-a-dia da gestão de projetos. Os sete processos de gestão do tempo foram priorizados por especialistas e pelo método AHP (Processo de Análise Hierárquica) tem-se como os mais relevantes: Controlar o cronograma (43,6%); Estimar os recursos das atividades (22,2%); Estimar as durações das atividades (16,3%). Adotou-se neste trabalho a pesquisa-ação onde foram executados três ciclos de aplicação do jogo; as análises estatísticas e observações dos pesquisadores apontam uma melhor assimilação do conhecimento pelos participantes de elevada experiência profissional, ainda é notório que o melhor desempenho das equipes no jogo é obtido por meio de uma ação interdependente entre os processos de gestão do tempo. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Uma análise da aprendizagem do Gerenciamento de Tempo em projetos baseada na utilização de um jogo. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 145 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Gerenciamento do Tempo pt_BR
dc.keywords.portuguese Gestão de Projetos pt_BR
dc.keywords.portuguese Desenvolvimento de Produtos pt_BR
dc.keywords.portuguese Aprendizagem Baseada em Jogos pt_BR
dc.keywords.english Time management pt_BR
dc.keywords.english Project Management pt_BR
dc.keywords.english New Product Development pt_BR
dc.keywords.english Game-Based Learning pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Carlos Eduardo Sanches da
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Qualidade e Produtos pt_BR
dc.date.available 2016-01-08T12:15:26Z
dc.date.accessioned 2016-01-08T12:15:26Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


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