dc.creator |
FERNANDES, Fernando Marques |
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dc.date.issued |
2006-02-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2582 |
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dc.description.abstract |
In this work, a computational method for the blade shape design of centrifugal impellers
is presented. The method is based on the use of aerodynamic loading criteria and optimization
techniques. The flow model is considered two-dimensional, incompressible and irrotational
and the corresponding solutions are obtained numerically by means of a straight panel method
with linear vortex distributions.
With the pressure an flow coefficients fixed, the shape design is carried out by means of
the maximization of the local Richardson number subject to constrains over a shape factor,
defined in this work. Both the maximum Richardson number and an optimum range for the
shape factor are computed with the distributions of the relative velocities and pressures on the
blade. A relatively narrow range was obtained for the shape factor (between 0,8 and 0,9) for
pumps and fans with specific speeds between 100 and 400.
In various examples, one verifies that the proposed method is able to recover the blade
shape of actual centrifugal impellers of good performance and also to adequately modify the
blade shape in response to required variations of the flow and pressure coefficients. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Turbomáquina |
pt_BR |
dc.subject |
Rotor centrífugo |
pt_BR |
dc.subject |
Traçado de pás |
pt_BR |
dc.subject |
Técnicas de otimização |
pt_BR |
dc.title |
Traçado de pás de rotores centrífugos usando critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-11-17 |
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dc.date.available |
2021-11-17T19:37:11Z |
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dc.date.accessioned |
2021-11-17T19:37:11Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1018347584858822 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MANZANARES FILHO, Nelson |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3703215687960139 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
OLIVEIRA, Waldir de |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7226409561260413 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Neste trabalho, apresenta-se um método computacional de projeto para o traçado de
pás de rotores centrífugos de máquinas de fluxo geradoras. O método baseia-se na utilização
de critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização. Adota-se o modelo de
escoamento bidimensional, incompressível e irrotacional, cujas soluções são obtidas
numericamente através de um método de painéis retos com distribuições lineares de vórtices.
As pás do rotor são consideradas infinitamente finas.
Fixados os coeficientes de pressão e de vazão do rotor, o traçado das pás resultantes é
obtido pela maximização do número de Richardson local com restrições sobre um fator de
forma da pá, proposto no trabalho. Tanto o número de Richardson máximo como a faixa
ótima do fator de forma são calculados com as distribuições de velocidades relativas e de
pressões na superfície da pá. Obteve-se uma faixa relativamente estreita do fator de forma
(entre 0,8 e 0,9) para uma gama bastante variada de bombas e ventiladores centrífugos de bom
desempenho com rotações específicas entre 100 e 400.
Através de diversos exemplos, verificou-se que o método proposto é capaz de
recuperar o traçado das pás de rotores centrífugos reais de bom desempenho, além de
modificar adequadamente aquele traçado em função de variações requeridas dos coeficientes
de vazão e de pressão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA |
pt_BR |
dc.relation.references |
FERNANDES, Fernando Marques. Traçado de pás de rotores centrífugos usando critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização. 2006. 87 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. |
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