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Traçado de pás de rotores centrífugos usando critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização

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dc.creator FERNANDES, Fernando Marques
dc.date.issued 2006-02-13
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2582
dc.description.abstract In this work, a computational method for the blade shape design of centrifugal impellers is presented. The method is based on the use of aerodynamic loading criteria and optimization techniques. The flow model is considered two-dimensional, incompressible and irrotational and the corresponding solutions are obtained numerically by means of a straight panel method with linear vortex distributions. With the pressure an flow coefficients fixed, the shape design is carried out by means of the maximization of the local Richardson number subject to constrains over a shape factor, defined in this work. Both the maximum Richardson number and an optimum range for the shape factor are computed with the distributions of the relative velocities and pressures on the blade. A relatively narrow range was obtained for the shape factor (between 0,8 and 0,9) for pumps and fans with specific speeds between 100 and 400. In various examples, one verifies that the proposed method is able to recover the blade shape of actual centrifugal impellers of good performance and also to adequately modify the blade shape in response to required variations of the flow and pressure coefficients. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Turbomáquina pt_BR
dc.subject Rotor centrífugo pt_BR
dc.subject Traçado de pás pt_BR
dc.subject Técnicas de otimização pt_BR
dc.title Traçado de pás de rotores centrífugos usando critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-11-17
dc.date.available 2021-11-17T19:37:11Z
dc.date.accessioned 2021-11-17T19:37:11Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1018347584858822 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MANZANARES FILHO, Nelson
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3703215687960139 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 OLIVEIRA, Waldir de
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/7226409561260413 pt_BR
dc.description.resumo Neste trabalho, apresenta-se um método computacional de projeto para o traçado de pás de rotores centrífugos de máquinas de fluxo geradoras. O método baseia-se na utilização de critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização. Adota-se o modelo de escoamento bidimensional, incompressível e irrotacional, cujas soluções são obtidas numericamente através de um método de painéis retos com distribuições lineares de vórtices. As pás do rotor são consideradas infinitamente finas. Fixados os coeficientes de pressão e de vazão do rotor, o traçado das pás resultantes é obtido pela maximização do número de Richardson local com restrições sobre um fator de forma da pá, proposto no trabalho. Tanto o número de Richardson máximo como a faixa ótima do fator de forma são calculados com as distribuições de velocidades relativas e de pressões na superfície da pá. Obteve-se uma faixa relativamente estreita do fator de forma (entre 0,8 e 0,9) para uma gama bastante variada de bombas e ventiladores centrífugos de bom desempenho com rotações específicas entre 100 e 400. Através de diversos exemplos, verificou-se que o método proposto é capaz de recuperar o traçado das pás de rotores centrífugos reais de bom desempenho, além de modificar adequadamente aquele traçado em função de variações requeridas dos coeficientes de vazão e de pressão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.relation.references FERNANDES, Fernando Marques. Traçado de pás de rotores centrífugos usando critérios de carregamento aerodinâmico e técnicas de otimização. 2006. 87 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. pt_BR


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