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Avaliação teórica e experimental do motor Stirling modelo solo 161 operando com diferentes combustíveis

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dc.creator BARROS, Robledo Wakin
dc.date.issued 2005-12-21
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2614
dc.description.abstract The aim of increase the electrical energy generation, together with the need of decreasing the pollution emission, has given force to the alternative sources of energy. The Stirling Engines have gotten forces again mainly because of its possibility to use some different kinds of fuel sources. This present work gives a presentation of the Stirling engines Technology, the possibilities and the state of the art, presenting important recently published papers. The Solo 161 Stirling engine is presented in detail, and valuated experimental and theoretical. In the experimental valuation some tests with different fuels (GLP and natural gas) were done and were possible to get the performance of the engine with these two kinds of fuel. It was evaluated the electric performance and CHP (Combined Heat and Power) In CHP analysis it was considered the heater of the water in the heat exchanger of the engine. In the theoretical valuation, was used the Schmidt Theory and the Prosa software. The comparison between test results and the ones obtained with the Schmidt model and the Prosa software were presented. It was too presented the Stirling engine model Viebach, with 500W of power, using waste as fuel, and all problems and some increasing were suggested. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Motores Stirling pt_BR
dc.subject Solo 161 pt_BR
dc.subject Teoria de Schmidt pt_BR
dc.subject Software prosa pt_BR
dc.subject Motores de combustão externa pt_BR
dc.title Avaliação teórica e experimental do motor Stirling modelo solo 161 operando com diferentes combustíveis pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-11-24
dc.date.available 2021-11-24T13:13:49Z
dc.date.accessioned 2021-11-24T13:13:49Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4871070926345583 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LORA, Electo Eduardo Silva
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5479717772667720 pt_BR
dc.description.resumo A busca pela ampliação da geração de energia elétrica, aliado a necessidade de redução de emissões de poluentes, vem dando força às fontes alternativas de energia. O uso de motores Stirling vem ganhando forças novamente principalmente devido à sua possibilidade de usar diversas fontes de combustível. O presente trabalho faz uma apresentação da tecnologia de motores Stirling, suas possibilidades e estado da arte, sendo apresentados importantes trabalhos publicados recentemente. O motor Stirling Solo 161 é apresentado mais detalhadamente, sendo avaliado teórica e experimentalmente. Na avaliação experimental, foram feitos testes com diferentes combustíveis, GLP e gás natural, e pôde-se obter o desempenho do motor para estes dois combustíveis. Avaliou-se a eficiência elétrica e de cogeração do motor. Para a avaliação da cogeração, considerou o aquecimento de água pelo trocador de calor do motor. Na avaliação teórica, fez-se uso da teoria de Schmidt e do software Prosa. Apresenta-se a comparação entre os resultados dos testes e os obtidos com os modelos de Schmidt e o software Prosa. Também é apresentado o trabalho realizado com o motor Stirling Viebach, de 500W de potencia, utilizando biomassa (resíduo de madeira) como combustível e todas as dificuldades encontradas e as melhorias sugeridas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA pt_BR
dc.relation.references BARROS, Robledo Wakin. Avaliação teórica e experimental do motor Stirling modelo solo 161 operando com diferentes combustíveis. 2005. 143 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. pt_BR


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