dc.creator |
BARROS, Robledo Wakin |
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dc.date.issued |
2005-12-21 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2614 |
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dc.description.abstract |
The aim of increase the electrical energy generation, together with the need of
decreasing the pollution emission, has given force to the alternative sources of energy. The
Stirling Engines have gotten forces again mainly because of its possibility to use some
different kinds of fuel sources. This present work gives a presentation of the Stirling engines
Technology, the possibilities and the state of the art, presenting important recently published
papers. The Solo 161 Stirling engine is presented in detail, and valuated experimental and
theoretical. In the experimental valuation some tests with different fuels (GLP and natural
gas) were done and were possible to get the performance of the engine with these two kinds of
fuel. It was evaluated the electric performance and CHP (Combined Heat and Power) In CHP
analysis it was considered the heater of the water in the heat exchanger of the engine. In the
theoretical valuation, was used the Schmidt Theory and the Prosa software. The comparison
between test results and the ones obtained with the Schmidt model and the Prosa software
were presented. It was too presented the Stirling engine model Viebach, with 500W of power,
using waste as fuel, and all problems and some increasing were suggested. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Motores Stirling |
pt_BR |
dc.subject |
Solo 161 |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria de Schmidt |
pt_BR |
dc.subject |
Software prosa |
pt_BR |
dc.subject |
Motores de combustão externa |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação teórica e experimental do motor Stirling modelo solo 161 operando com diferentes combustíveis |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-11-24 |
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dc.date.available |
2021-11-24T13:13:49Z |
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dc.date.accessioned |
2021-11-24T13:13:49Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4871070926345583 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LORA, Electo Eduardo Silva |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5479717772667720 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A busca pela ampliação da geração de energia elétrica, aliado a necessidade de redução
de emissões de poluentes, vem dando força às fontes alternativas de energia. O uso de
motores Stirling vem ganhando forças novamente principalmente devido à sua possibilidade
de usar diversas fontes de combustível. O presente trabalho faz uma apresentação da
tecnologia de motores Stirling, suas possibilidades e estado da arte, sendo apresentados
importantes trabalhos publicados recentemente. O motor Stirling Solo 161 é apresentado mais
detalhadamente, sendo avaliado teórica e experimentalmente. Na avaliação experimental,
foram feitos testes com diferentes combustíveis, GLP e gás natural, e pôde-se obter o
desempenho do motor para estes dois combustíveis. Avaliou-se a eficiência elétrica e de
cogeração do motor. Para a avaliação da cogeração, considerou o aquecimento de água pelo
trocador de calor do motor. Na avaliação teórica, fez-se uso da teoria de Schmidt e do
software Prosa. Apresenta-se a comparação entre os resultados dos testes e os obtidos com os
modelos de Schmidt e o software Prosa. Também é apresentado o trabalho realizado com o
motor Stirling Viebach, de 500W de potencia, utilizando biomassa (resíduo de madeira) como
combustível e todas as dificuldades encontradas e as melhorias sugeridas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA |
pt_BR |
dc.relation.references |
BARROS, Robledo Wakin. Avaliação teórica e experimental do motor Stirling modelo solo 161 operando com diferentes combustíveis. 2005. 143 f. Dissertação. (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. |
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