DSpace/Manakin Repository

A aprendizagem de física mediada por tecnologia de informação e comunicação (TIC): um estudo com base em teses e dissertações

Mostrar registro simples

dc.creator VIEIRA FILHO, João Uilson
dc.date.issued 2021-11-26
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2672
dc.description.abstract This Thesis aims to analyze how theses and dissertations from Southeast Region of Brazil approach the learning process of physics content mediated by Information and Communication Technologies (ICT). For this purpose, we constituted a documental corpus by searching the Capes theses and dissertations catalog and the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations. We selected the works based on the area of knowledge, research topic and the region of the higher education institution as selection criteria. Our main theorist is the Russian Lev Semyonovich Vygotsky. After selection, 20 dissertations were found for analysis. The methodological approach adopted in this research was qualitative. Data analysis and categorization were performed based on Bardin's perspective. Among the research results, we identified the existence of both difficulties and factors that facilitate the learning of Physics contents mediated by ICT. Among the difficulties, we highlight problems with the maintenance and management of ICT equipment, in addition to issues related to teacher education and the socioeconomic conditions of students. We also emphasize that the dissemination of actions undertaken by universities has the potential to positively impact the learning process in basic education schools and also at other levels of education. Furthermore, the students participating in the research understand that learning mediated by ICT makes students position themselves as subjects of the learning process, recognizing their prior knowledge as prerequisites for new knowledge. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Aprendizagem mediada pt_BR
dc.subject Conteúdos de física pt_BR
dc.subject TIC pt_BR
dc.title A aprendizagem de física mediada por tecnologia de informação e comunicação (TIC): um estudo com base em teses e dissertações pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2021-12-03
dc.date.available 2021-12-03T10:58:50Z
dc.date.accessioned 2021-12-03T10:58:50Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9255726347564807 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SHITSUKA, Ricardo
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6004113212348964 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação tem como objetivo analisar como as teses e dissertações da Região Sudeste do Brasil abordam o processo de aprendizagem dos conteúdos de física mediados pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para tanto, constituímos um corpus documental realizando buscas no catálogo de teses e dissertações da Capes e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Selecionamos os trabalhos tomando como critério de seleção a área de conhecimento, tema da pesquisa e a região da instituição de ensino superior. Temos como principal teórico o russo Lev Semyonovich Vygotsky. Após a seleção foram encontradas 20 dissertações para a análise. A abordagem metodológica adotada na presente pesquisa foi a qualitativa. A análise e categorização dos dados foram feitas com base na perspectiva de Bardin. Dentre os resultados da pesquisa identificamos a existência tanto de dificuldades quanto de fatores facilitadores da aprendizagem dos conteúdos de Física mediados por TIC. Entre as dificuldades, destacamos problemas com a manutenção e a gestão dos equipamentos de TIC, além de questões relacionadas à formação docente e a condições socioeconômicas dos alunos. Salientamos também que a divulgação das ações empreendidas pelas universidades tem potencial de impactar positivamente o processo de aprendizagem nas escolas de educação básica e também em outros níveis de ensino. Ademais, os discentes participantes da pesquisa entendem que a aprendizagem mediada por TIC faz com que os alunos se posicionem como sujeitos do processo de aprendizagem, reconhecendo seus saberes prévios como pressupostos para novos conhecimentos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references VIEIRA FILHO, João Uilson. A aprendizagem de física mediada por tecnologia de informação e comunicação (TIC): um estudo com base em teses e dissertações. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples