dc.creator |
VIEIRA FILHO, João Uilson |
|
dc.date.issued |
2021-11-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2672 |
|
dc.description.abstract |
This Thesis aims to analyze how theses and dissertations from Southeast Region of Brazil
approach the learning process of physics content mediated by Information and
Communication Technologies (ICT). For this purpose, we constituted a documental
corpus by searching the Capes theses and dissertations catalog and the Brazilian Digital
Library of Theses and Dissertations. We selected the works based on the area of
knowledge, research topic and the region of the higher education institution as selection
criteria. Our main theorist is the Russian Lev Semyonovich Vygotsky. After selection, 20
dissertations were found for analysis. The methodological approach adopted in this
research was qualitative. Data analysis and categorization were performed based on
Bardin's perspective. Among the research results, we identified the existence of both
difficulties and factors that facilitate the learning of Physics contents mediated by ICT.
Among the difficulties, we highlight problems with the maintenance and management of
ICT equipment, in addition to issues related to teacher education and the socioeconomic
conditions of students. We also emphasize that the dissemination of actions undertaken
by universities has the potential to positively impact the learning process in basic
education schools and also at other levels of education. Furthermore, the students
participating in the research understand that learning mediated by ICT makes students
position themselves as subjects of the learning process, recognizing their prior knowledge
as prerequisites for new knowledge. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem mediada |
pt_BR |
dc.subject |
Conteúdos de física |
pt_BR |
dc.subject |
TIC |
pt_BR |
dc.title |
A aprendizagem de física mediada por tecnologia de informação e comunicação (TIC): um estudo com base em teses e dissertações |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-12-03 |
|
dc.date.available |
2021-12-03T10:58:50Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-03T10:58:50Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9255726347564807 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SHITSUKA, Ricardo |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6004113212348964 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação tem como objetivo analisar como as teses e dissertações da Região
Sudeste do Brasil abordam o processo de aprendizagem dos conteúdos de física mediados
pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para tanto, constituímos um
corpus documental realizando buscas no catálogo de teses e dissertações da Capes e na
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Selecionamos os trabalhos tomando
como critério de seleção a área de conhecimento, tema da pesquisa e a região da
instituição de ensino superior. Temos como principal teórico o russo Lev Semyonovich
Vygotsky. Após a seleção foram encontradas 20 dissertações para a análise. A abordagem
metodológica adotada na presente pesquisa foi a qualitativa. A análise e categorização
dos dados foram feitas com base na perspectiva de Bardin. Dentre os resultados da
pesquisa identificamos a existência tanto de dificuldades quanto de fatores facilitadores
da aprendizagem dos conteúdos de Física mediados por TIC. Entre as dificuldades,
destacamos problemas com a manutenção e a gestão dos equipamentos de TIC, além de
questões relacionadas à formação docente e a condições socioeconômicas dos alunos.
Salientamos também que a divulgação das ações empreendidas pelas universidades tem
potencial de impactar positivamente o processo de aprendizagem nas escolas de educação
básica e também em outros níveis de ensino. Ademais, os discentes participantes da
pesquisa entendem que a aprendizagem mediada por TIC faz com que os alunos se
posicionem como sujeitos do processo de aprendizagem, reconhecendo seus saberes
prévios como pressupostos para novos conhecimentos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
VIEIRA FILHO, João Uilson. A aprendizagem de física mediada por tecnologia de informação e comunicação (TIC): um estudo com base em teses e dissertações. 2021. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |