dc.creator |
FARIA, Bruno de Castro |
|
dc.date.issued |
2021-12-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2802 |
|
dc.description.abstract |
With the advancement of technologies and the spread of the internet around the world,
there was a strong expansion of negotiations carried out through electronic commerce in
all areas. Consequently, there is a growth in the flow of logistical operations that are
responsible for the delivery of products acquired through this means, causing problems
related to the transport of these goods to appear. Among the transport problems caused
in the last stage of the distribution chain, known as the last mile, or last mile, we can
highlight: failure to deliver products, excessive travel, high operating costs, poorly sized
transport resources, etc. . Therefore, research in the area evaluates possibilities to
alleviate these difficulties in cargo distribution so that logistical operations are more
efficient and offer a good level of service to its users. An alternative that has been used
in different regions of the world for this purpose are collection and delivery points,
which are stations where customers pick up their products purchased over the internet
on their own. Collection and delivery points (PCE's) can be automated, known as
Delivery Lockers (DL), or not. The literature indicates that one of the difficulties
encountered in installing DL's is knowing how to define which location will best serve
consumers in each specific region. Therefore, this study aimed to propose suitable
locations for the installation of DL's in a medium-sized city in Minas Gerais, as well as
to analyze which are the most influential factors for the use of these devices according
to the opinion of the local consumer. It was observed that the opening hours, distance
from central regions and the safety of these operations are the main factors mentioned
by consumers. A multicriteria mathematical model based on the AHP method was
developed to help choose the establishments that would best meet the evaluated criteria.
It was concluded that several scenarios can satisfy the problem, however those that
presented alternatives that are located in central regions or in small commercial centers
were preferred by the model. Establishments that work outside conventional hours, such
as supermarkets and hypermarkets, were positive highlights in the analyzed scenarios,
unlike bank branches, which did not show good results due to their limited space and
hours. Finally, it is noted that the use of DL's is also valid for medium-sized cities,
however, for this to work effectively, it is ideal that e-commerce users are aware of the
benefits that this practice can bring, both in financial and operational terms. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Última milha |
pt_BR |
dc.subject |
Pontos de coleta e entrega |
pt_BR |
dc.subject |
Delivery Lockers |
pt_BR |
dc.subject |
Multicritério |
pt_BR |
dc.title |
Localização de delivery lockers para logística urbana em uma cidade brasileira de porte médio: o caso de Divinópolis, Minas Gerais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2021-12-21 |
|
dc.date.available |
2021-12-21T12:23:30Z |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-21T12:23:30Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9018458236610104 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Renato da Silva |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9161092505168234 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com o avanço das tecnologias e a difusão da internet no mundo, houve uma forte
expansão das negociações realizadas por meio do comércio eletrônico em todos os
âmbitos. Consequentemente, surge um crescimento no fluxo das operações logísticas
que são responsáveis pela entrega de produtos adquiridos por este meio, fazendo com
que apareçam problemas relacionados ao transporte dessas mercadorias. Dentre os
problemas de transporte acarretados na última etapa da cadeia de distribuição,
conhecida como última milha, ou last mile, pode-se destacar: falha na entrega de
produtos, viagens excessivas, alto custo de operação, mal dimensionamento dos
recursos de transporte, etc. Logo, pesquisas na área avaliam possibilidades que
amenizem estas dificuldades na distribuição de cargas para que as operações logísticas
sejam mais eficientes e ofereçam um bom nível de serviço a seus usuários. Uma
alternativa que vem sendo utilizada em diferentes regiões do mundo para este fim são os
pontos de coleta e entrega, que são estações onde os clientes retiram seus produtos
adquiridos pela internet por conta própria. Os pontos de coleta e entrega (PCE’s) podem
ser automatizados, conhecidos como Delivery Lockers (DL), ou não. A literatura indica
que uma das dificuldades encontradas para instalação de DL’s é saber definir qual a
localização que melhor irá anteder aos consumidores de cada região específica.
Portanto, o presente trabalho teve como objetivo propor localizações adequadas para
instalação de DL’s em uma cidade mineira de porte médio, bem como analisar quais são
os fatores de maior influência para a utilização destes dispositivos de acordo com a
opinião do consumidor local. Foram observados que o horário de funcionamento,
distância de regiões centrais e a segurança destas operações são os principais fatores
apontados pelos consumidores. Um modelo matemático multicritério baseado no
método AHP foi desenvolvido para auxiliar na escolha dos estabelecimentos que melhor
atenderiam aos critérios avaliados. Concluiu-se que diversos cenários podem satisfazer
o problema, entretanto aqueles que apresentaram alternativas que são localizadas em
regiões centrais ou em pequenos centros comerciais foram preferidas pelo modelo. Os
estabelecimentos que funcionam fora dos horários convencionais, como supermercados
e hipermercados foram destaques positivos nos cenários analisados, diferente das
agências bancárias, que não apresentaram bons resultados devido suas limitações de
espaço e horários. Por fim, nota-se que a utilização de DL’s também é válida para
cidades de porte médio, entretanto, para que isto funcione de maneira eficaz, é ideal que
os usuários do e-commerce tenham conhecimento dos benefícios que esta prática pode
trazer, tanto em termos financeiros, quanto operacionais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
FARIA, Bruno de Castro. Localização de delivery lockers para logística urbana em uma cidade brasileira de porte médio: o caso de Divinópolis, Minas Gerais. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |