dc.creator |
PEREIRA, Diego Eugenio Fernandes |
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dc.date.issued |
2021-12-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2845 |
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dc.description.abstract |
The teaching and learning of programming, in general, has proven to be a challenge
for students of computer and related courses, since they present challenges and
require complex skills, such as logical-mathematical reasoning, for their good
development. Furthermore, the traditional teaching model is not able to motivate
students and arouse their interest in the topic. There is, therefore, a need for the
actors involved in education to review their way of teaching, integrating information
and communication technologies in education in the same way as they are present in
our daily lives. In this sense, the use of an Open Educational Resource (OER) not
only has the potential to contribute to the modernization of the current teaching
model, but also to collaborate on improving the quality of education. The tool
proposed herein, the REA-LP, aims to facilitate studying and retention of content
related to the discipline of programming logic at the technical level, by presenting its
content through various types of media, such as audio, video, text, and static and
dynamic images. Therefore, the tool allows students to actively participate in the
construction of their knowledge, favoring engagement and motivation, in addition to
enabling the review of content considered essential for the proper development of the
discipline. To assess the perception of use by students and its impact on the study of
algorithms and programming logic, as well as to evaluate the resource pedagogically,
an empirical study was carried out with 39 students of an informatics technical course
integrated with secondary school. In the research, some questionnaires were applied,
as well as focus groups interviews and a performance test were carried out. The
results allow concluding that the tool was very well accepted, being effective in its
function of facilitating and assisting students in their learning, motivation, and interest
in classes, mainly due to the way in which the content is presented at REA-LP, with
emphasis on animated media and review modules, exceeding their expectations. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos educacionais abertos |
pt_BR |
dc.subject |
Algoritmos |
pt_BR |
dc.subject |
Lógica de programação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino técnico |
pt_BR |
dc.title |
Recurso educacional aberto para o estudo de algoritmos e lógica de programação: uma abordagem no ensino técnico integrado ao médio |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-01-14 |
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dc.date.available |
2022-01-14T12:39:40Z |
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dc.date.accessioned |
2022-01-14T12:39:40Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4046834225552309 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SEABRA, Rodrigo Duarte |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1450824752280712 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O ensino e a aprendizagem de programação, de modo geral, têm se provado um
desafio para discentes de cursos de informática e afins, pelo fato de apresentarem
desafios e requererem habilidades complexas, como raciocínio lógico-matemático,
para o seu bom desenvolvimento. Ademais, o modelo tradicional de ensino enfrenta
dificuldades em motivar os alunos e despertar seu interesse pelo tema. Há, portanto,
uma necessidade de os atores envolvidos na educação revisarem seu modo de
ensinar, integrando as tecnologias da informação e comunicação na educação da
mesma forma que estão presentes no cotidiano. Nesse sentido, o uso de um
Recurso Educacional Aberto (REA) não só tem o potencial de contribuir para a
modernização do atual modelo de ensino, mas também colaborar para a melhoria da
qualidade da educação. A ferramenta proposta neste trabalho, o REA-LP, tem como
objetivo facilitar o estudo e a retenção de conteúdos relacionados à disciplina de
lógica de programação em nível técnico, ao apresentar seu conteúdo por meio de
variados tipos de mídias, tais como, áudios, vídeos, textos e imagens estáticas e
dinâmicas. Por conseguinte, a ferramenta permite que os discentes participem
ativamente da construção de seu conhecimento, favorecendo o engajamento e a
motivação, além de possibilitar a revisão de conteúdos considerados essenciais para
um bom desenvolvimento da disciplina. Com o intuito de avaliar a percepção de uso
por parte dos discentes e o seu impacto no estudo de algoritmos e lógica de
programação, bem como avaliar o recurso pedagogicamente, foi realizado um
estudo empírico com 39 estudantes de um curso técnico de informática integrado ao
ensino médio. Na pesquisa foram aplicados alguns questionários, bem como foram
realizadas entrevistas com grupos focais e um teste de desempenho. A partir dos
resultados obtidos, pode-se concluir que a ferramenta obteve ótima aceitação, sendo
eficaz em sua função de facilitar e auxiliar os alunos em seu aprendizado, motivação
e interesse nas aulas, devido, principalmente, à forma pela qual o conteúdo é
apresentado no REA-LP, com destaque para as mídias animadas e os módulos de
revisão, superando suas expectativas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
PEREIRA, Diego Eugenio Fernandes. Recurso educacional aberto para o estudo de algoritmos e lógica de programação: uma abordagem no ensino técnico integrado ao médio. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |