dc.creator |
VIEIRA, Benedito Gomes |
|
dc.date.issued |
2021-12-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/2853 |
|
dc.description.abstract |
This work proposes the creation of a business intelligence pilot project that can provide
information, in a friendly and intuitive way, about the academic performance of
undergraduate students, to the managers of these courses, in order to assist them in
their taking of decisions. Providing these managers with specific data, information and
knowledge is a way to help them during their management, so that they do not need
to act without the support of consistent information, which can result in unproductive
actions that will not achieve the desired result. The impact of the volume, speed and
variety of information to which organizations are exposed require innovative and quick
responses for decision making, especially related to information retrieval and
automatic knowledge extraction, which consolidate the importance of high
performance management. For this, managers must have at their fingertips, tools that
can provide the information they need in a friendly and intuitive way. In this
environment, managers will be able to carry out analyzes on academic data collected
from students, such as grades, results, academic indexes, attendance, course time,
way of entering the university, and other information. Thus, they will be able to use this
information to assist them in their decision-making. In the development of this work,
the Soft System Methodologic methodology and the Kimball methodology were applied
to the development of the Business Intelligence Data Warehouse. First, a requirements
analysis was carried out through two surveys: a questionnaire for undergraduate
course coordinators, and a documental survey on the service system for users of the
university's information systems. A triangulation of the collected data was then carried
out to find out if they are present in the academic system's database. To complete the
construction of the Data Warehouse, its dimensional model was developed. This Data
Warehouse will be used to feed an OLAP tool, which will provide information in a
friendly and intuitive way to course managers to assist them in their decision making.
The cycle ends with the evaluation of this tool by the managers and, if there are new
suggestions to improve it, the cycle will start again. With this work, initially, a pilot
project will be created to meet an old need within the university, which is to provide
undergraduate course managers with information in a friendly, easy-to-read, graphic
format, about the academic performance of undergraduate course students, to assist
them in their decision-making. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Inteligência de negócios |
pt_BR |
dc.subject |
Tomada de decisão |
pt_BR |
dc.subject |
Cursos de Graduação |
pt_BR |
dc.title |
Criação de um ambiente de inteligência de negócios para auxílio à tomada de decisão baseado no desempenho acadêmico dos discentes de graduação da Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-01-17 |
|
dc.date.available |
2022-01-17T12:52:57Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-01-17T12:52:57Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2366713122321232 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FAVARETTO, Fabio |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6818699281130228 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho propõe a criação de um projeto piloto de inteligência de negócios que
possa fornecer informações, de forma amigável e intuitiva, sobre o desempenho
acadêmico dos discentes dos cursos de graduação aos seus gestores, com o
propósito de auxiliá-los em suas tomadas de decisão. Prover esses gestores com
dados, informações e conhecimentos específicos é um meio de auxiliá-los durante sua
gestão, de forma que não precisem agir sem o respaldo de informações consistentes,
que podem resultar em ações improdutivas que não alcançarão o resultado desejado.
O impacto do volume, velocidade e variedade de informações a que ficam expostas
as organizações exige respostas inovadoras e rápidas para a tomada de decisão,
especialmente relacionada com a recuperação de informação e extração automática
de conhecimento, que consolidam a importância da gestão de alto desempenho. Para
isso, os gestores devem ter ao seu alcance, ferramentas que possam fornecer as
informações que precisam de forma amigável e intuitiva. Neste ambiente os gestores
poderão realizar análises sobre os dados acadêmicos coletados dos discentes, como
notas, resultados, índices acadêmicos, frequência, tempo de curso, forma de entrada
na universidade, e outras informações. Assim, poderão utilizar essas informações
para auxiliá-los em suas tomadas de decisão. No desenvolvimento deste trabalho, foi
aplicada a metodologia Soft System Methodologic e a metodologia de Kimball para o
desenvolvimento do Data Warehouse do Business Intelligence. Primeiramente, foi
feita uma análise de requisitos, por meio de duas pesquisas: um questionário
destinado aos coordenadores dos cursos de graduação, e uma pesquisa documental
no sistema de atendimento dos usuários dos sistemas de informação da universidade.
Fez-se então uma triangulação dos dados colhidos para descobrir se estes estão
presentes no banco de dados do sistema acadêmico. Para concluir a construção do
Data Warehouse, foi desenvolvido o seu modelo dimensional. Este Data Warehouse
será utilizado para alimentar uma ferramenta OLAP, que fornecerá informações de
forma amigável e intuitiva aos gestores dos cursos para auxiliá-los em suas tomadas
de decisão. O ciclo finaliza com a avaliação dessa ferramenta pelos gestores e, caso
haja novas sugestões para aprimorá-la, o ciclo será novamente iniciado. Com este
trabalho, inicialmente, será criado um projeto piloto para suprir uma necessidade
antiga dentro da universidade, que é a de fornecer aos gestores dos cursos de
graduação, informações de forma amigável, de fácil leitura, em formato gráfico, sobre
o desempenho acadêmico dos discentes dos cursos de graduação, para auxiliá-los
em suas tomadas de decisão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
VIEIRA, Benedito Gomes. Criação de um ambiente de inteligência de negócios para auxílio à tomada de decisão baseado no desempenho acadêmico dos discentes de graduação da Universidade Federal de Itajubá. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021 |
pt_BR |