DSpace/Manakin Repository

Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto.

Mostrar registro simples

dc.creator LEITE, Tatiane Costa
dc.date.issued 2014-12-16
dc.identifier.citation LEITE, Tatiane Costa. Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/289
dc.description.abstract O desenvolvimento de produtos inovadores contribui para o crescimento das empresas, contudo existem desafios neste processo. Alguns fatores determinantes contribuem para um bom lançamento de produtos, garantindo assim a sobrevivência das empresas no mercado. Este trabalho tem como objetivo identificar e priorizar quais fatores impactaram positivamente no desenvolvimento do segundo produto de Empresas de Base Tecnológica, sendo elas incubadas ou graduadas localizadas no Sul de Minas Gerais. Foi utilizado o método de modelagem com aplicação do AHP (Analytic Hierarchy Process), através dele foi possível identificar os quesitos avaliados como determinantes de sucesso avaliados pelas empresas que obtiveram sucesso no primeiro e no segundo produto. Os resultados encontrados são contraditórios, sendo que as empresas de sucesso em ambos os produtos avaliaram como determinantes os fatores ligados ao potencial de continuidade no mercado, enquanto as empresas que fracassaram no seu primeiro atribuem o sucesso no segundo na remodelagem das características da empresa, tendo foco agora no mercado e no desenvolvimento de produtos de acordo com as suas necessidades. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Análise dos fatores determinantes para o sucesso no lançamento de produtos de empresas de base tecnológica: Comparação entre o sucesso e o fracasso no lançamento do primeiro e do segundo produto. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 142 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Fatores determinantes de sucesso pt_BR
dc.keywords.portuguese Decisão multicritérios pt_BR
dc.keywords.portuguese AHP pt_BR
dc.keywords.portuguese Empresas de base tecnológica pt_BR
dc.keywords.portuguese Primeiro produto pt_BR
dc.keywords.english Determinant factors of success pt_BR
dc.keywords.english Multicriteria decision pt_BR
dc.keywords.english Technology-based companies pt_BR
dc.keywords.english First product pt_BR
dc.orientador.principal MELLO, Carlos Henrique Pereira
dc.orientador.coorientador SALGADO, Eduardo G.
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.pg.area Qualidade e Produtos pt_BR
dc.date.available 2016-01-20T11:58:10Z
dc.date.accessioned 2016-01-20T11:58:10Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples