dc.creator |
ALVES, Gustavo Emmanuel Reis Guedes |
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dc.date.issued |
2021-12-17 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3004 |
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dc.description.abstract |
The dissemination of Information and Communication Technologies (ICTs) provided the
development of initiatives related to social and political activities, including electronic
participation. These initiatives help to solve society’s daily problems, but there is still a
very relevant challenge in relation to the engagement of citizens in these projects. In this
study, an electronic participation social network called SoPa (Participatory Society) was
investigated in the context of its use as an instrument of electronic participation in the
construction of sector and directors plans in some cities in the south of Minas Gerais.
In this context, the objective of this study was to formulate and validate hypotheses for
improvements that would impact to increase engagement of users in this social network.
For this, digital marketing and growth hacking strategies were used, with the aid of a
framework called P-EPV, which defines steps to be performed in order to organize the
development and the validation of these hypotheses. Based on the collected data, it was
found that some of these digital marketing strategies, together with the application of this
framework, could be useful in solving the challenges associated with engagement in this type
of initiative. In addition to the validation of the P-EPV framework, the main contributions
of this study are the analysis of the digital marketing strategies used and their results in
this real context of electronic participation. These strategies have proven to be effective in
terms of increasing engagement and can serve as a basis for other initiatives that face the
same difficulties. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Participação eletrônica |
pt_BR |
dc.subject |
Growth hacking |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing digital |
pt_BR |
dc.subject |
Engajamento |
pt_BR |
dc.subject |
Coleta e análise de dados |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo exploratório para analisar o impacto da utilização do framework P-EPV em um ambiente de participação eletrônica |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-02-08 |
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dc.date.available |
2022-02-08T11:10:40Z |
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dc.date.accessioned |
2022-02-08T11:10:40Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5138635042526385 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PAULA, Melise Maria Veiga de |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4124608748192543 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) proporcionou
a elaboração de iniciativas relacionadas a atividades sociais e políticas, entre elas a
participação eletrônica. Estas iniciativas auxiliam na solução de problemas cotidianos
da sociedade, porém ainda há um desafio muito relevante em relação ao engajamento
dos cidadãos nestes empreendimentos. Neste estudo, uma rede social de participação
eletrônica chamada SoPa (Sociedade Participativa) foi investigada em um contexto de
sua utilização como um instrumento de participação eletrônica na construção de planos
setoriais e diretores de algumas cidades do Sul de Minas Gerais. Neste contexto, o objetivo
deste estudo foi formular e validar hipóteses de melhorias que impactassem no aumento
do engajamento de usuários nesta rede social. Para isto, foram utilizadas estratégias de
marketing digital e growth hacking, com o auxílio de um framework chamado P-EPV, que
define passos a serem executados de forma a organizar o desenvolvimento e a validação
destas hipóteses. A partir dos dados apurados, constatou-se que algumas destas estratégias
de marketing digital, juntamente com a aplicação deste framework, puderam ser úteis
na solução dos desafios associados ao engajamento neste tipo de iniciativa. Além da
validação do framework P-EPV, as principais contribuições deste estudo estão na análise
das estratégias de marketing digital utilizadas e seus resultados neste contexto real de
participação eletrônica. Estas estratégias se mostraram eficazes quanto ao aumento do
engajamento, podendo servir como base para outras iniciativas que enfrentam as mesmas
dificuldades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
ALVES, Gustavo Emmanuel Reis Guedes. Um estudo exploratório para analisar o impacto da utilização do framework P-EPV em um ambiente de participação eletrônica. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |