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Um estudo exploratório para analisar o impacto da utilização do framework P-EPV em um ambiente de participação eletrônica

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dc.creator ALVES, Gustavo Emmanuel Reis Guedes
dc.date.issued 2021-12-17
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3004
dc.description.abstract The dissemination of Information and Communication Technologies (ICTs) provided the development of initiatives related to social and political activities, including electronic participation. These initiatives help to solve society’s daily problems, but there is still a very relevant challenge in relation to the engagement of citizens in these projects. In this study, an electronic participation social network called SoPa (Participatory Society) was investigated in the context of its use as an instrument of electronic participation in the construction of sector and directors plans in some cities in the south of Minas Gerais. In this context, the objective of this study was to formulate and validate hypotheses for improvements that would impact to increase engagement of users in this social network. For this, digital marketing and growth hacking strategies were used, with the aid of a framework called P-EPV, which defines steps to be performed in order to organize the development and the validation of these hypotheses. Based on the collected data, it was found that some of these digital marketing strategies, together with the application of this framework, could be useful in solving the challenges associated with engagement in this type of initiative. In addition to the validation of the P-EPV framework, the main contributions of this study are the analysis of the digital marketing strategies used and their results in this real context of electronic participation. These strategies have proven to be effective in terms of increasing engagement and can serve as a basis for other initiatives that face the same difficulties. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Participação eletrônica pt_BR
dc.subject Growth hacking pt_BR
dc.subject Marketing digital pt_BR
dc.subject Engajamento pt_BR
dc.subject Coleta e análise de dados pt_BR
dc.title Um estudo exploratório para analisar o impacto da utilização do framework P-EPV em um ambiente de participação eletrônica pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-02-08
dc.date.available 2022-02-08T11:10:40Z
dc.date.accessioned 2022-02-08T11:10:40Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5138635042526385 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAULA, Melise Maria Veiga de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4124608748192543 pt_BR
dc.description.resumo A disseminação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) proporcionou a elaboração de iniciativas relacionadas a atividades sociais e políticas, entre elas a participação eletrônica. Estas iniciativas auxiliam na solução de problemas cotidianos da sociedade, porém ainda há um desafio muito relevante em relação ao engajamento dos cidadãos nestes empreendimentos. Neste estudo, uma rede social de participação eletrônica chamada SoPa (Sociedade Participativa) foi investigada em um contexto de sua utilização como um instrumento de participação eletrônica na construção de planos setoriais e diretores de algumas cidades do Sul de Minas Gerais. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi formular e validar hipóteses de melhorias que impactassem no aumento do engajamento de usuários nesta rede social. Para isto, foram utilizadas estratégias de marketing digital e growth hacking, com o auxílio de um framework chamado P-EPV, que define passos a serem executados de forma a organizar o desenvolvimento e a validação destas hipóteses. A partir dos dados apurados, constatou-se que algumas destas estratégias de marketing digital, juntamente com a aplicação deste framework, puderam ser úteis na solução dos desafios associados ao engajamento neste tipo de iniciativa. Além da validação do framework P-EPV, as principais contribuições deste estudo estão na análise das estratégias de marketing digital utilizadas e seus resultados neste contexto real de participação eletrônica. Estas estratégias se mostraram eficazes quanto ao aumento do engajamento, podendo servir como base para outras iniciativas que enfrentam as mesmas dificuldades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.relation.references ALVES, Gustavo Emmanuel Reis Guedes. Um estudo exploratório para analisar o impacto da utilização do framework P-EPV em um ambiente de participação eletrônica. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


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