DSpace/Manakin Repository

Análise da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Engenharia de Produção.

Mostrar registro simples

dc.creator SILVA, Michele de Cácea Dias Vieira da
dc.date.issued 2014-09-09
dc.identifier.citation SILVA, Michele de Cácea Dias Vieira da. Análise da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Engenharia de Produção. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/302
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é a análise da adequação de um projeto de pesquisa para a prática da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da engenharia de produção na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Iniciativas estão sendo realizadas a fim de tornar o ensino de engenharia mais moderno, dinâmico e alinhado com as demandas profissionais do mercado. A ABP é uma dessas iniciativas, trata-se de uma metodologia ativa de ensino, onde o aluno é o principal agente do aprendizado. Nela o aprendizado ocorre através da resolução de problemas. A pesquisa aqui relatada se desenvolve através do método de pesquisa estudo de caso, utilizando questionários semiestruturados, observação participante e análise documental. Para a definição do questionário semiestruturado foi utilizado um protocolo de pesquisa já validado pela comunidade científica, que apresenta três dimensões e nove características que devem ser observadas no projeto, de modo que ele seja considerado um projeto adequado e similar aos problemas reais. Trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa e de caráter exploratório. O objeto de estudo foi o projeto GesPública, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI) e a Universidade Federal de Itajubá. Nele os alunos da UNIFEI deveriam, de modo colaborativo, realizar a implantação de um modelo de excelência voltado para o setor público na PMI. Após a realização do projeto, foi feita a coleta e a análise dos dados que constatou que o GesPública continha as dimensões e características necessárias para a aplicação da ABP, no entanto foram identificados ajustes necessários nas características de avaliação formal e nas questões ligadas a participação de diferentes professores. Como uma primeira iniciativa, o projeto se mostrou eficiente especialmente na motivação dos alunos. Segundo a pesquisa, a ABP favorece a prática do conhecimento teórico, colocando o aluno em uma posição semelhante a que eles encontrarão no mercado de trabalho, isso os auxilia a se prepararem melhor para as suas carreiras profissionais. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Análise da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Engenharia de Produção. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 110 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Aprendizagem Baseada em Problemas pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino pt_BR
dc.keywords.portuguese Engenharia pt_BR
dc.keywords.portuguese Aprendizagem Ativa pt_BR
dc.keywords.english Problem-Based Learning pt_BR
dc.keywords.english Education pt_BR
dc.keywords.english Engineering pt_BR
dc.keywords.english Active Learning pt_BR
dc.orientador.principal TURRIONI, João Batista
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Engenharia de Produção pt_BR
dc.date.available 2016-01-26T12:10:59Z
dc.date.accessioned 2016-01-26T12:10:59Z
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples