dc.creator |
SILVA, Michele de Cácea Dias Vieira da |
|
dc.date.issued |
2014-09-09 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Michele de Cácea Dias Vieira da. Análise da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Engenharia de Produção. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/302 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é a análise da adequação de um projeto de pesquisa para a prática da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino da engenharia de produção na Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Iniciativas estão sendo realizadas a fim de tornar o ensino de engenharia mais moderno, dinâmico e alinhado com as demandas profissionais do mercado. A ABP é uma dessas iniciativas, trata-se de uma metodologia ativa de ensino, onde o aluno é o principal agente do aprendizado. Nela o aprendizado ocorre através da resolução de problemas. A pesquisa aqui relatada se desenvolve através do método de pesquisa estudo de caso, utilizando questionários semiestruturados, observação participante e análise documental. Para a definição do questionário semiestruturado foi utilizado um protocolo de pesquisa já validado pela comunidade científica, que apresenta três dimensões e nove características que devem ser observadas no projeto, de modo que ele seja considerado um projeto adequado e similar aos problemas reais. Trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa e de caráter exploratório. O objeto de estudo foi o projeto GesPública, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Itajubá (PMI) e a Universidade Federal de Itajubá. Nele os alunos da UNIFEI deveriam, de modo colaborativo, realizar a implantação de um modelo de excelência voltado para o setor público na PMI. Após a realização do projeto, foi feita a coleta e a análise dos dados que constatou que o GesPública continha as dimensões e características necessárias para a aplicação da ABP, no entanto foram identificados ajustes necessários nas características de avaliação formal e nas questões ligadas a participação de diferentes professores. Como uma primeira iniciativa, o projeto se mostrou eficiente especialmente na motivação dos alunos. Segundo a pesquisa, a ABP favorece a prática do conhecimento teórico, colocando o aluno em uma posição semelhante a que eles encontrarão no mercado de trabalho, isso os auxilia a se prepararem melhor para as suas carreiras profissionais. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Análise da Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino de Engenharia de Produção. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
110 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Aprendizagem Baseada em Problemas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Engenharia |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Aprendizagem Ativa |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Problem-Based Learning |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Education |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Engineering |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Active Learning |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
TURRIONI, João Batista |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-01-26T12:10:59Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-01-26T12:10:59Z |
|
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
|