DSpace/Manakin Repository

Educação financeira associação entre o índice de conhecimento financeiro e fatores de personalidade dos alunos residentes em um Instituto Federal

Mostrar registro simples

dc.creator SILVEIRA, Nádia Alvim Muffato
dc.date.issued 2021-12-15
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3032
dc.description.abstract Facing an increasingly diversified and dynamic economic market, and despite financial education presenting growth in recent years, the Brazilian population has deficiencies in responsibilities and decision making as well as their effective knowledge about finances seems to be deficient. This work diagnosed the financial education of students residing in the Federal Institute of Minas Gerais - Bambuí Campus, from the analysis of the financial knowledge index, associating them with personality factors measured by the Big Five Inventory. The research proposal was quantitative, descriptive and applied. Fifty-seven students from the institute's higher education courses, who benefit from the Student Housing program, participated in the research. The sample was selected by invitation. The data were collected through a survey, treated and analyzed quantitatively with the help of SPSS software. The research showed a low level of financial knowledge in the population studied. The students showed a lack of knowledge about concepts such as interest, inflation, insurance and investment risk analysis. Furthermore, based on the research results, no association was found between the financial knowledge index and the personality factors. These results allowed the elaboration of a mini course product so that the population could receive knowledge about the theme and opportunities to apply it in their financial life. Financial education is seen as an important instrument to fill this gap and, applied to the studied public, it raises this research to a healthier level, since college students represent the future of the intellectual and productive capacity of the country. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação financeira pt_BR
dc.subject Discentes pt_BR
dc.subject Fatores de personalidade pt_BR
dc.title Educação financeira associação entre o índice de conhecimento financeiro e fatores de personalidade dos alunos residentes em um Instituto Federal pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-02-10
dc.date.available 2022-02-10T10:36:19Z
dc.date.accessioned 2022-02-10T10:36:19Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3621431713040911 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, José Gilberto da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6952260428621782 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MEDEIROS, André Luiz
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 pt_BR
dc.description.resumo Diante de um mercado econômico cada vez mais diversificado e dinâmico, e, apesar da educação financeira apresentar crescimento nos últimos anos, a população brasileira possui deficiências nas responsabilidades e tomada de decisões bem como seus conhecimentos efetivos sobre finanças parecem ser deficitários. Este trabalho diagnosticou a educação financeira dos alunos residentes no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí, a partir da análise do índice de conhecimento financeiro, associando-os aos fatores de personalidade medidos pelo Big Five Inventory. Partiu-se da proposta de pesquisa quantitativa, descritiva e aplicada. Participaram da pesquisa 57 discentes dos cursos superiores do instituto, beneficiados pelo programa de Moradia Estudantil. A amostra foi selecionada por convinience. Os dados foram levantados por meio de survey, tratados e analisados quantitativamente com auxílio do software SPSS. A pesquisa apontou baixo índice de conhecimentos financeiros da população estudada. Os alunos demostraram falta de domínio de conceitos como juros, inflação, seguro e análise de risco de investimentos. Além disso, com base nos resultados da pesquisa, não foi encontrada associação entre o índice de conhecimento financeiro e os fatores de personalidade. Esses resultados permitiram a elaboração de um produto de minicurso de capacitação para que a população pudesse receber conhecimentos sobre o tema e oportunidades de aplicação em sua vida financeira. A educação financeira é vista como importante instrumento para preenchimento desta lacuna e, aplicada ao público estudado, eleva esta pesquisa a um patamar mais salutar, já que universitários representam o futuro da capacidade intelectual e produtiva do país. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.relation.references SILVEIRA, Nádia Alvim Muffato. Educação financeira associação entre o índice de conhecimento financeiro e fatores de personalidade dos alunos residentes em um Instituto Federal. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples