dc.creator |
SILVEIRA, Nádia Alvim Muffato |
|
dc.date.issued |
2021-12-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3032 |
|
dc.description.abstract |
Facing an increasingly diversified and dynamic economic market, and despite financial
education presenting growth in recent years, the Brazilian population has deficiencies in
responsibilities and decision making as well as their effective knowledge about finances
seems to be deficient. This work diagnosed the financial education of students residing in the
Federal Institute of Minas Gerais - Bambuí Campus, from the analysis of the financial
knowledge index, associating them with personality factors measured by the Big Five
Inventory. The research proposal was quantitative, descriptive and applied. Fifty-seven
students from the institute's higher education courses, who benefit from the Student Housing
program, participated in the research. The sample was selected by invitation. The data were
collected through a survey, treated and analyzed quantitatively with the help of SPSS
software. The research showed a low level of financial knowledge in the population studied.
The students showed a lack of knowledge about concepts such as interest, inflation, insurance
and investment risk analysis. Furthermore, based on the research results, no association was
found between the financial knowledge index and the personality factors. These results
allowed the elaboration of a mini course product so that the population could receive
knowledge about the theme and opportunities to apply it in their financial life. Financial
education is seen as an important instrument to fill this gap and, applied to the studied public,
it raises this research to a healthier level, since college students represent the future of the
intellectual and productive capacity of the country. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação financeira |
pt_BR |
dc.subject |
Discentes |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores de personalidade |
pt_BR |
dc.title |
Educação financeira associação entre o índice de conhecimento financeiro e fatores de personalidade dos alunos residentes em um Instituto Federal |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-02-10 |
|
dc.date.available |
2022-02-10T10:36:19Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-10T10:36:19Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3621431713040911 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, José Gilberto da |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6952260428621782 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MEDEIROS, André Luiz |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4069096016693580 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Diante de um mercado econômico cada vez mais diversificado e dinâmico, e, apesar da
educação financeira apresentar crescimento nos últimos anos, a população brasileira possui
deficiências nas responsabilidades e tomada de decisões bem como seus conhecimentos
efetivos sobre finanças parecem ser deficitários. Este trabalho diagnosticou a educação
financeira dos alunos residentes no Instituto Federal Minas Gerais - Campus Bambuí, a partir
da análise do índice de conhecimento financeiro, associando-os aos fatores de personalidade
medidos pelo Big Five Inventory. Partiu-se da proposta de pesquisa quantitativa, descritiva e
aplicada. Participaram da pesquisa 57 discentes dos cursos superiores do instituto,
beneficiados pelo programa de Moradia Estudantil. A amostra foi selecionada por
convinience. Os dados foram levantados por meio de survey, tratados e analisados
quantitativamente com auxílio do software SPSS. A pesquisa apontou baixo índice de
conhecimentos financeiros da população estudada. Os alunos demostraram falta de domínio
de conceitos como juros, inflação, seguro e análise de risco de investimentos. Além disso,
com base nos resultados da pesquisa, não foi encontrada associação entre o índice de
conhecimento financeiro e os fatores de personalidade. Esses resultados permitiram a
elaboração de um produto de minicurso de capacitação para que a população pudesse receber
conhecimentos sobre o tema e oportunidades de aplicação em sua vida financeira. A educação
financeira é vista como importante instrumento para preenchimento desta lacuna e, aplicada
ao público estudado, eleva esta pesquisa a um patamar mais salutar, já que universitários
representam o futuro da capacidade intelectual e produtiva do país. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado Profissional - Administração |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRAÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
SILVEIRA, Nádia Alvim Muffato. Educação financeira associação entre o índice de conhecimento financeiro e fatores de personalidade dos alunos residentes em um Instituto Federal. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |