dc.creator |
ZANATTA, Larissa de Carvalho Azevedo |
|
dc.date.issued |
2021-12-14 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3131 |
|
dc.description.abstract |
Based in a socio-historic theoretic foundation, the stregth of hegemonic ideas in education,
science and enviromental issues is decribed. The inset of biological evolution and enviromental
themes is analised, and the existence of relation and aproximations between these themes is
inquired, for in the face of the actual enviromental and knowledg crises, we see they can help
each other. Data has been collected through documental analysis of the pedagogical projects
from undergraduate courses in Federal Universities in the state of Minas Gerais. For the
analysis, we have leaned in the methodology of Laurence Bardin. Results indicate that the inset
of biological evolution is mostly restricted to a scientific curricular component, in a isoladed
fashion, characterizing living being groups studied in zoology of botanic, filling topics in
paleontology e sistematization, in any case without any relation to the pedagogical area.
Environmental themes have no emphasis in the curricula, where the a conservative major
tendency prevails, when present. The relation between society and nature and the socio environmental crisis is presented in curricular topics connected to environmental education.
The polical feature intrinsic in education is practically absent, as well as its integration with
teachers and students reality. In face of this scenary, the relations stablished by the courses
between the two themes are incipient, requiring detailed descriptions in the syllabus and/or
curricular restructuring that may contribute, in the frame of a national critical education, with
citzenship emancipation, scientific alphabetization and a transformation in the relation between
society and nature. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Evolução biológica |
pt_BR |
dc.subject |
Temática ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Educação ambiental |
pt_BR |
dc.title |
Temática ambiental, evolução biológica e suas relações: uma análise nos documentos curriculares das licenciaturas em ciências biológicas das universidades federais de Minas Gerais |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-02-21 |
|
dc.date.available |
2022-02-21T19:23:38Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-02-21T19:23:38Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9776928828915827 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Janaina Roberta dos |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7432170060094937 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
AGUDO, Marcela de Moraes |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4516648121188630 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Partindo de uma fundamentação teórica com viés sócio-histórico, descrevemos a força das
ideias hegemônicas contidas na educação, na ciência e nas problemáticas ambientais.
Analisamos a inserção da evolução biológica e da temática ambiental, e verificamos se há
relações e aproximações entre esses conteúdos, por visualizarmos a possibilidade de se
retroalimentarem no enfrentamento da crise ambiental e de conhecimento atuais. Os dados
foram coletados através da análise documental dos projetos pedagógicos dos cursos das
licenciaturas em Ciências Biológicas das Universidades Federais de Minas Gerais, apoiados
pela metodologia de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados indicam a inserção
da evolução biológica majoritariamente restrita a um componente curricular científico, sem
relação com a área pedagógica, caracterizando grupos de seres vivos estudados pela zoologia e
botânica, e compondo tópicos da paleontologia e sistemática, isoladamente. A temática
ambiental não se destaca nos currículos, prevalecendo a tendência conservadora quando
presente. A relação sociedade-natureza e a crise socioambiental se apresentam em tópicos dos
componentes curriculares dedicados à educação ambiental. O caráter político intrínseco da
educação está praticamente ausente, bem como sua integralização com a realidade dos alunos
e professores. Diante deste cenário, as relações estabelecidas pelos cursos entre os dois
conteúdos são incipientes, demandando descrições pormenorizadas no ementário e/ou
reestruturações curriculares que possam contribuir, dentro dos moldes da educação nacional
crítica, com a emancipação cidadã, a alfabetização científica e a transformação da relação
sociedade-natureza. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
ZANATA, Larissa de Carvalho Azevedo. Temática ambiental, evolução biológica e suas relações: uma análise nos documentos curriculares das licenciaturas em ciências biológicas das universidades federais de Minas Gerais. 2021. 219 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2021. |
pt_BR |