dc.creator |
DIAS, Luiz Antonio Farina |
|
dc.date.issued |
2005-03-29 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3197 |
|
dc.description.abstract |
This dissertation suggests, through an exploratory research, the study of the role of the leader
in the retail segment. Based on the bibliography found, the classical theories of leadership,
the existing types, how they act, and how they interfere in the managing process of an
organization were identified. In the study of commerce, in addition to its historical aspect and
natural evolution, we have also considered the current difficulties of the sector
competitiveness, adequacy to technological advancements consumer market changes and the
behavior of today’s consumer. The research used ‘ Casa Joka’ a retail shop as its field study
for the development of its qualitative and quantitative methodology interview techniques and
a list of questions to be answered by the owners, employees and customers were used
according the bibliography studied. The material collected an studied, made it possible to
outline the leadership characteristics of a businessman in commerce, his behavior in relation
to employees and customers and attitudes to client satisfaction and fidelity. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Liderança |
pt_BR |
dc.subject |
Comércio |
pt_BR |
dc.subject |
Satisfação |
pt_BR |
dc.subject |
Fidelização |
pt_BR |
dc.subject |
Cliente |
pt_BR |
dc.subject |
Sucessão |
pt_BR |
dc.title |
O papel da liderança no processo de satisfação e fidelização de clientes nas organizações comerciais: um estudo de caso |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-03-24 |
|
dc.date.available |
2022-03-24T12:47:06Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-24T12:47:06Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3933596787670456 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação propõe, através de uma pesquisa exploratória, o estudo do papel dos líderes
no segmento do comércio varejista. Procurou-se, junto à bibliografia encontrada, identificar as
teorias clássicas de liderança, os tipos existentes, como agem e como implicam no processo
administrativo de uma organização. No estudo sobre comércio, levantou-se, além da parte
histórica e a sua evolução natural, as dificuldades do setor na atualidade, a questão da
competitividade, a adequação aos avanços tecnológicos, as variações do mercado consumidor
e também como se comporta o cliente de hoje. A pesquisa teve como fonte de estudo de
campo, para o desenvolvimento da metodologia quali-quantitativa, a empresa Casa Joka, do
ramo comercial, onde foram utilizadas as técnicas de entrevistas e questionários com os
proprietários, funcionários e clientes, com base na revisão bibliográfica desenvolvida. Com o
material coletado e estudado, foi possível delinear a forma de liderança do empresário do
comércio, para este caso específico, seu comportamento com relação aos funcionários e
clientes e como se comporta na busca de satisfação e fidelização deste cliente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
DIAS, Luiz Antonio Farina. O papel da liderança no processo de satisfação e fidelização de clientes nas organizações comerciais: um estudo de caso. 2005. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. |
pt_BR |