DSpace/Manakin Repository

O papel da liderança no processo de satisfação e fidelização de clientes nas organizações comerciais: um estudo de caso

Mostrar registro simples

dc.creator DIAS, Luiz Antonio Farina
dc.date.issued 2005-03-29
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3197
dc.description.abstract This dissertation suggests, through an exploratory research, the study of the role of the leader in the retail segment. Based on the bibliography found, the classical theories of leadership, the existing types, how they act, and how they interfere in the managing process of an organization were identified. In the study of commerce, in addition to its historical aspect and natural evolution, we have also considered the current difficulties of the sector competitiveness, adequacy to technological advancements consumer market changes and the behavior of today’s consumer. The research used ‘ Casa Joka’ a retail shop as its field study for the development of its qualitative and quantitative methodology interview techniques and a list of questions to be answered by the owners, employees and customers were used according the bibliography studied. The material collected an studied, made it possible to outline the leadership characteristics of a businessman in commerce, his behavior in relation to employees and customers and attitudes to client satisfaction and fidelity. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Liderança pt_BR
dc.subject Comércio pt_BR
dc.subject Satisfação pt_BR
dc.subject Fidelização pt_BR
dc.subject Cliente pt_BR
dc.subject Sucessão pt_BR
dc.title O papel da liderança no processo de satisfação e fidelização de clientes nas organizações comerciais: um estudo de caso pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-03-24
dc.date.available 2022-03-24T12:47:06Z
dc.date.accessioned 2022-03-24T12:47:06Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3933596787670456 pt_BR
dc.contributor.advisor1 STANO, Rita de Cássia Magalhães Trindade
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1790648079240427 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação propõe, através de uma pesquisa exploratória, o estudo do papel dos líderes no segmento do comércio varejista. Procurou-se, junto à bibliografia encontrada, identificar as teorias clássicas de liderança, os tipos existentes, como agem e como implicam no processo administrativo de uma organização. No estudo sobre comércio, levantou-se, além da parte histórica e a sua evolução natural, as dificuldades do setor na atualidade, a questão da competitividade, a adequação aos avanços tecnológicos, as variações do mercado consumidor e também como se comporta o cliente de hoje. A pesquisa teve como fonte de estudo de campo, para o desenvolvimento da metodologia quali-quantitativa, a empresa Casa Joka, do ramo comercial, onde foram utilizadas as técnicas de entrevistas e questionários com os proprietários, funcionários e clientes, com base na revisão bibliográfica desenvolvida. Com o material coletado e estudado, foi possível delinear a forma de liderança do empresário do comércio, para este caso específico, seu comportamento com relação aos funcionários e clientes e como se comporta na busca de satisfação e fidelização deste cliente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references DIAS, Luiz Antonio Farina. O papel da liderança no processo de satisfação e fidelização de clientes nas organizações comerciais: um estudo de caso. 2005. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples