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Avaliação técnica e econômica da utilização de biometano proveniente de aterro sanitário da região Sudeste do Brasil para abastecimento veicular

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dc.creator SILVA, Sara Talita Sales
dc.date.issued 2022-03-03
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3219
dc.description.abstract Brazil has an underused potential for the generation of biogas and biomethane. Biogas can be used to generate electricity, for heating or, when purified at legislation’s appropriate levels giving rise to biomethane, as a fuel for vehicle supply. Replacing fossil fuels with this type of fuel considerably reduces greenhouse gas (GHG) emissions. Scientific research in this area are essential for the development and expansion of the utilization of this fuel in the country in face of the contributions it brings to environmental quality and to the delay of global warming and climate change, adding also the economic need to find substitute sources for the non-renewable ones. The use of biogas for electricity generation is a more widespread practice in Brazil, however, the use of biomethane as vehicular fuel is a more recent practice and, therefore, less studied. This research proposed to analyze the economic viability of the use of biomethane produced from consortia of existing sanitary landfills in the Southeast Region of Brazil, considering its use as vehicular fuel. A total of 508 cities distributed in 50 consortia of sanitary landfills in the States of São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo and Rio de Janeiro were analyzed. The economic viability was verified using the Net Present Value (NPV) and the Internal Rate of Return (IRR). For comparison purposes, two different forms of calculation were used for the pricing of biomethane sales: the first one considered direct sales to gas stations, while the second considered contract sales to non-thermal markets. For the first pricing methodology, of the 50 consortia studied, seven did not present economic viability for the commercialization of vehicular biomethane. Consortia with an installed capacity of less than 5,500 m³/day were those economically unviable. The relationship between the installed capacity and NPV found is of the linear type, that is, the greater the installed capacity is, the greater the NPV of the projects. However, the IRR of the projects, starting from a CAPEX (Capital Expenditure) of R$ 20 million, remains constant, around 35%, regardless of the increase in CAPEX As for the second pricing methodology, 14 of the consortia did not show economic viability for this purpose, the IRR for this pricing remained constant from a CAPEX of R$ 30 million, around 20%. There was also a reduction in GHG, over the 20 years adopted in this research, with the replacement of the volume of biomethane produced by the landfill consortia for diesel oil: the emission of 29.14 trillion tons of CO2eq is avoided. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Biometano pt_BR
dc.subject Abastecimento veicular pt_BR
dc.subject Viabilidade econômica pt_BR
dc.title Avaliação técnica e econômica da utilização de biometano proveniente de aterro sanitário da região Sudeste do Brasil para abastecimento veicular pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-03-29
dc.date.available 2022-03-29T17:54:49Z
dc.date.accessioned 2022-03-29T17:54:49Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6937393414856538 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Regina Mambeli
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9289407545513503 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SANTOS, Ivan Felipe Silva dos
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1175675008975515 pt_BR
dc.description.resumo O Brasil apresenta potencial subaproveitado para geração de biogás e biometano. O biogás pode ser utilizado para geração de energia elétrica, para aquecimento ou quando purificado em níveis adequados à legislação, dando origem ao biometano, como combustível para abastecimento veicular. A substituição de combustíveis fósseis por este tipo de combustível reduz consideravelmente as emissões de gases de efeito estufa (GEEs). Pesquisas científicas nesta área são essenciais para o desenvolvimento e ampliação do uso deste combustível no País frente as contribuições do seu uso para a qualidade ambiental e para o retardamento do aquecimento global e das mudanças climáticas, além da necessidade econômica de encontrar fontes substitutas para fontes não renováveis. O uso de biogás para geração de eletricidade é uma prática mais difundida no Brasil, entretanto, o uso do biometano como combustível veicular é uma prática mais recente e, portanto, menos estudada. Este trabalho propôs analisar a viabilidade econômica do uso de biometano produzido a partir dos consórcios de aterros sanitários existentes na Região Sudeste do Brasil, considerando o seu uso para abastecimento veicular. Foram analisadas 508 cidades distribuídas em 50 consórcios de aterros sanitários dos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A viabilidade econômica foi verificada utilizando o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR). Para fins de comparação, foram utilizadas duas formas distintas de cálculo para a precificação da venda do biometano; a primeira delas considerou a venda direta aos postos de abastecimento, enquanto que a segunda, considerou a venda por contrato aos mercados não térmicos. Para a primeira metodologia de precificação, dos 50 consórcios estudados, 6 não apresentaram viabilidade econômica para a comercialização de biometano veicular. Os consórcios com capacidade instalada inferior a 5.500 m³/dia foram àqueles inviáveis economicamente. A relação entre capacidade instalada e VPL encontrada foi de ordem linear, ou seja, quanto maior a capacidade instalada maior é o VPL dos projetos. Entretanto, a TIR dos projetos, a partir de um CAPEX (Capital Expenditure) de R$ 20 milhões se mantém constante, cerca de 35%, independente do aumento do CAPEX Já para a segunda metodologia de precificação, 14 dos consórcios não apresentaram viabilidade econômica para este fim, a TIR para esta precificação, se manteve constante a partir de um CAPEX de R$ 30 milhões cerca de 20%. Verificou-se também a redução de GEEs com a substituição do volume de biometano produzido pelos consórcios de aterros, ao longo dos 20 anos adotados neste trabalho, por óleo diesel; evita-se a emissão de 29,14 trilhões de toneladas de CO2eq. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Meio Ambiente e Recursos Hídricos pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITÁRIA::RECURSOS HÍDRICOS pt_BR
dc.relation.references SILVA, Sara Talita Sales. Avaliação técnica e econômica da utilização de biometano proveniente de aterro sanitário da região Sudeste do Brasil para abastecimento veicular. 2022. 105 f. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Recursos Hídricos) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


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