dc.creator |
PEREIRA, Sandra Marcondes |
|
dc.date.issued |
2004-12-20 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3264 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to adopt environmental behaviour in the school, at home and in the
whole community in order to have a sustentable interaction among the people involved in
these places. It is also about to make these people to be a modifier of their own
environmental. This work is a bibliographic review. This will make each one to feel more
need in their job. There is a need for a labour much more informed and who are able to be
more sensitive regard to preserve the environment and neutralise any bad effect caused
consciously or unconsciously by the men. Environmental questions needs to be inserted in the
academic life not only on a horizontal way, but each lecture has to talk about it in a formal
way. With this support, the interdisciplinarity will be present and give a good background of
any citizen, making of him a environment integrated professional and participant in the
environmental problems of the society. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Sustentabilidade ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Interdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Disciplina |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental por meio de disciplina específica nas escolas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-04-08 |
|
dc.date.available |
2022-04-08T16:23:35Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-08T16:23:35Z |
|
dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA, Alexandre Augusto |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3079634479646035 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho visa adotar posturas na escola, em casa e em comunidade que levem a
interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis e, questionar a respeito do
homem como modificador do meio ambiente. Ë um trabalho baseado em dados bibliográficos
e diagnóstico junto aos agentes educacionais. Precisamos de pessoas informadas e que possam
sensibilizar quanto a importância da preservação e cuidados em neutralizar os impactos
ambientais causados consciente ou inconscientemente pelo homem. O tema Meio Ambiente
pode não ser só uma questão de inserir nas escolas de forma transversal, mas ocupar lugar no
currículo escolar como disciplina e, como apoio, a interdisciplinaridade estará presente
sustentando e garantindo a formação de um cidadão integrado e participante nos problemas
que envolvem o seu meio. De acordo com os PCN's, (1997) torna-se necessário estabelecer
alianças com a colaboração de todos os segmentos da sociedade, governos, grupos de
pesquisa e organizações produtivas que possam, efetivamente influir na mudança de atitudes,
na percepção do que ocorre a nossa volta acrescentando novos valores e fortalecendo políticas
ambientais, atingindo finalmente, uma verdadeira cultura de sustentabilidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
PEREIRA, Sandra Marcondes. Uma análise para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental por meio de disciplina específica nas escolas. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004. |
pt_BR |