DSpace/Manakin Repository

Uma análise para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental por meio de disciplina específica nas escolas

Mostrar registro simples

dc.creator PEREIRA, Sandra Marcondes
dc.date.issued 2004-12-20
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3264
dc.description.abstract The present work aims to adopt environmental behaviour in the school, at home and in the whole community in order to have a sustentable interaction among the people involved in these places. It is also about to make these people to be a modifier of their own environmental. This work is a bibliographic review. This will make each one to feel more need in their job. There is a need for a labour much more informed and who are able to be more sensitive regard to preserve the environment and neutralise any bad effect caused consciously or unconsciously by the men. Environmental questions needs to be inserted in the academic life not only on a horizontal way, but each lecture has to talk about it in a formal way. With this support, the interdisciplinarity will be present and give a good background of any citizen, making of him a environment integrated professional and participant in the environmental problems of the society. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Sustentabilidade ambiental pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.subject Disciplina pt_BR
dc.title Uma análise para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental por meio de disciplina específica nas escolas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-04-08
dc.date.available 2022-04-08T16:23:35Z
dc.date.accessioned 2022-04-08T16:23:35Z
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Alexandre Augusto
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3079634479646035 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho visa adotar posturas na escola, em casa e em comunidade que levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis e, questionar a respeito do homem como modificador do meio ambiente. Ë um trabalho baseado em dados bibliográficos e diagnóstico junto aos agentes educacionais. Precisamos de pessoas informadas e que possam sensibilizar quanto a importância da preservação e cuidados em neutralizar os impactos ambientais causados consciente ou inconscientemente pelo homem. O tema Meio Ambiente pode não ser só uma questão de inserir nas escolas de forma transversal, mas ocupar lugar no currículo escolar como disciplina e, como apoio, a interdisciplinaridade estará presente sustentando e garantindo a formação de um cidadão integrado e participante nos problemas que envolvem o seu meio. De acordo com os PCN's, (1997) torna-se necessário estabelecer alianças com a colaboração de todos os segmentos da sociedade, governos, grupos de pesquisa e organizações produtivas que possam, efetivamente influir na mudança de atitudes, na percepção do que ocorre a nossa volta acrescentando novos valores e fortalecendo políticas ambientais, atingindo finalmente, uma verdadeira cultura de sustentabilidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEM - Instituto de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Energia pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA::ENGENHARIA DE ENERGIA pt_BR
dc.relation.references PEREIRA, Sandra Marcondes. Uma análise para o fortalecimento da sustentabilidade ambiental por meio de disciplina específica nas escolas. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Energia) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples