DSpace/Manakin Repository

Contribuições do uso de tecnologias para o ensino de ciências e matemática na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de teses e dissertações

Mostrar registro simples

dc.creator CARVALHO, Patrícia Sousa
dc.date.issued 2022-03-04
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3278
dc.description.abstract Technologies are configured as an important resource for the processes of teaching and learning. Studies show that, depending on the way they are used in the educational field, they can favor the process of inclusion of Special Education Students (PAEE). Thus, it is understood the relevance of studying how Brazilian research is approaching the use of technologies in science and mathematics teaching from the perspective of Inclusive Education. To this end, an investigation was conducted to analyze how Digital Information and Communication Technologies and Assistive Technologies have been addressed in Theses and Dissertations that are available in the catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), regarding the Teaching of Sciences (Biology, Chemistry and Physics) and Mathematics from the perspective of Inclusive Education. It is emphasized that this study is of a qualitative nature and can be characterized as bibliographical research. In this context, a bibliographical investigation was carried out in the catalog of Theses and Dissertations of CAPES during the second semester of 2020 and, by means of selection criteria, 35 researches were initially found that addressed the use of technology in Science and Mathematics Teaching from the perspective of Inclusive Education. After a thorough reading of the papers in order to find the recurring themes, a mapping of 32 papers that covered the theme of the present research was carried out, concerning the general data of the investigation, such as: level of education, curricular area, disability addressed, and technology used. Subsequently, it was proposed to examine the contributions of the use of technological resources to the Teaching of Science and Mathematics from the perspective of Inclusive Education. Based on the data analysis, it was possible to infer that these technologies can be configured as mediating instruments for the learning process of PAEE students. Besides that, they can favor students’ motivation, by being something that, generally, the students already have contact and domain. Also, it offers the possibility for them to overcome sensorial and/or physical barriers imposed by a not very inclusive society, which can prevent or hinder their educational process, thus having an equitable access to education. Therefore, by using technological resources, it is possible to respect the learning pace of all students, allowing them to assume an active position in the educational process. Therefore, the present research has evidenced the potentiality of using technological resources to offer all students, regardless of their conditions, a quality educational experience. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Ensino de ciências e matemática pt_BR
dc.subject Tecnologias pt_BR
dc.title Contribuições do uso de tecnologias para o ensino de ciências e matemática na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de teses e dissertações pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-04-19
dc.date.available 2022-04-19T13:09:02Z
dc.date.accessioned 2022-04-19T13:09:02Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6429653068772230 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 pt_BR
dc.description.resumo As tecnologias se configuram como um importante recurso para os processos de ensino e aprendizagem. Estudos apontam que, dependendo da forma como forem utilizadas em âmbito educacional, estas podem favorecer o processo de inclusão dos estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Desta forma, entende-se a relevância de estudar como as pesquisas brasileiras estão abordando o uso de tecnologias no Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. Para tanto, realizou-se uma investigação com o intuito de analisar de que modo as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e as Tecnologias Assistivas têm sido abordadas em Teses e Dissertações, disponíveis no catálogo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no que concerne ao Ensino de Ciências (Biologia, Química e Física) e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. Destaca-se que esta pesquisa é de natureza qualitativa e pode ser caracterizada como uma pesquisa bibliográfica. Neste contexto, foi realizado um levantamento bibliográfico no catálogo de Teses e Dissertações da CAPES durante o segundo semestre de 2020 e, por meio de critérios de seleção, foram encontradas inicialmente 35 pesquisas que abordavam o uso da tecnologia no Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. Após a leitura completa dos trabalhos de forma a encontrar os temas recorrentes, foi realizado um mapeamento de 32 trabalhos, que abordavam a temática da presente pesquisa, quanto aos dados gerais da investigação, bem como: nível de ensino, área curricular, deficiência abordada e tecnologia utilizada. Em seguida, propôs-se analisar as contribuições do uso dos recursos tecnológicos para o Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva da Educação Inclusiva. A partir da análise dos dados, foi possível inferir que as tecnologias, podem se configurar como instrumentos mediadores para o processo de aprendizagem para os estudantes PAEE. Além disso, elas podem favorecer a motivação dos estudantes, por ser algo que, geralmente os estudantes já tem contato e domínio e, ainda, oferece a possibilidade para que estes rompam com as barreiras sensoriais e/ou físicas, impostas por uma sociedade pouco inclusiva, que podem impedir ou dificultar o seu processo educativo, tendo assim um acesso equitativo ao ensino. Assim, com a utilização dos recursos tecnológicos, é possível respeitar o ritmo de aprendizagem de todos os estudantes, possibilitando que eles assumam uma posição ativa no processo educativo. Portanto, a realização da presente investigação evidenciou a potencialidade da utilização dos recursos tecnológicos para oferecer a todos os estudantes, independentemente de suas condições, um ensino de qualidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references CARVALHO, Patrícia Sousa. Contribuições do uso de tecnologias para o ensino de ciências e matemática na perspectiva inclusiva: um estudo a partir de teses e dissertações. 2022. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples