dc.creator |
OLIVEIRA, Juliani Flavia de |
|
dc.date.issued |
2022-03-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3281 |
|
dc.description.abstract |
This investigation aimed to analyze how inclusive education is proposed in the Pedagogical
Projects of Courses (PPC) of degree in Biological Sciences of the federal universities of the
state of Minas Gerais. For this, a qualitative research of the documentary type was carried out,
having as material for analysis, the PPC of the 17 mapped licensure courses. The data were
analyzed based on the analysis of qualitative data by Robert Yin, which made it possible to
recompose the data in terms of the “places” intended for the discussion of the topic in the
curricula and the “purposes” associated with its presence in the disciplines. Regarding places,
it was evident that the theme is addressed in mandatory curricular components, optional
curricular components and in the space of extracurricular activities. Of the 78 disciplines
identified, 79.5% (62) are mandatory disciplines, while only 20.5% (16) are optional, which
shows a beginning of recognition of the theme of inclusive education in the surrounded
territory of the curricula of Biology teacher training. It is noteworthy that this achievement of
spaces in the curriculum was also represented by the diversity of purposes associated with the
presence of the theme that could be identified and analyzed. These were organized into six
categories, namely: i) Learn about Libras and aspects of education for the deaf; ii) Have
teaching experience with PAEE students; iii) Train the Biology teacher to create inclusive
didactic proposals; iv) Understand inclusive education in its different aspects; v) Reflect
inclusion/exclusion beyond school; and vi) Develop scientific research on special education.
It is expected that the analyzes constructed in this work will support future updates in the
curricular structures of teacher training courses, mainly by pointing out and analyzing
different paths for the inclusion of the theme inclusive education in the curricula. This will
make it possible to transcend the space/time of the Libras discipline and focus on resources
and teaching materials, in which inclusive education has been restricted. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.title |
A temática da educação inclusiva em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em ciências biológicas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-04-25 |
|
dc.date.available |
2022-04-25T11:06:14Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-25T11:06:14Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0377589974722068 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho objetivou analisar de que forma a educação inclusiva é proposta nos Projetos
Pedagógicos de Cursos (PPC) de licenciatura em Ciências Biológicas das universidades
federais do estado de Minas Gerais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo
documental, tendo como material de análise os PPC dos 17 cursos de licenciatura mapeados.
Os dados foram analisados baseando-se na análise de dados qualitativos proposta por Robert
Yin, o que permitiu que os dados fossem recompostos quanto aos “lugares” destinados à
discussão da temática nos currículos e quanto aos “propósitos” associados à sua presença nas
disciplinas. Acerca dos lugares, evidenciou-se que a temática é abordada em componentes
curriculares obrigatórios, componentes curriculares optativos e no espaço das atividades
extracurriculares. Das 78 disciplinas identificadas, 79,5% (62) são disciplinas de cunho
obrigatório, enquanto 20,5% (16) são disciplinas de cunho optativo, o que evidencia um início
do reconhecimento da temática da educação inclusiva no cercado território dos currículos de
formação de professores de Biologia. Destaca-se que esta conquista por espaços no currículo
também foi representada pela diversidade de propósitos associados à presença da temática que
puderam ser identificados e analisados. Estes foram organizados em seis categorias, a saber: i)
Aprender sobre a Libras e sobre aspectos da educação de alunos surdos; ii) Experienciar a
docência com alunos PAEE; iii) Instrumentalizar o professor de Biologia para a criação de
propostas didáticas inclusivas; iv) Compreender a educação inclusiva em seus diferentes
aspectos; v) Refletir a inclusão/exclusão para além da escola; e vi) Desenvolver pesquisas
científicas sobre a educação especial. Espera-se que as análises construídas neste trabalho
subsidiem futuras atualizações nas estruturas curriculares dos cursos de formação de
professores, principalmente ao apontar e analisar diferentes caminhos para a inserção da
temática da educação inclusiva nos currículos, permitindo, assim, transcender ao
espaço/tempo da disciplina de Libras e ao enfoque nos recursos e materiais didáticos, os quais
a educação inclusiva tem sido cerceada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
OLIVEIRA, Juliani Flavia de. A temática da educação inclusiva em projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em ciências biológicas. 2022. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |