dc.creator |
MESSIAS, Thais Vilas Boas |
|
dc.date.issued |
2022-02-25 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3288 |
|
dc.description.abstract |
The recent Covid-19 pandemic highlighted the important role of scientific communication in
promoting the population's access to up-to-date information on science and technology,
enabling people to make informed decisions on matters related to this topic. This research aimed
to analyze the presence of elements of the Science-Technology-Society (STS) approach in
popularization of science texts (PST) of the Pesquisa FAPESP magazine that addressed the
theme Coronavirus, discussing its potential and limitations for STS education in the context of
the science teaching. The research is qualitative and documental approach. The corpus
consisted of 17 PST, related to the theme Coronavirus, published from 2020 to February 2021
in Pesquisa FAPESP magazine. The PST were analyzed using a priori categories defined in an
instrument for analyzing of STS aspects in TDC. From the results obtained, several elements
of the STS approach were found in the analyzed texts, especially discussions related to the
functioning of science and its role in society. The study allowed us to identify in the TDCs great
potential to work on the Coronavirus theme, within the CTS perspective, in science teaching |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem CTS |
pt_BR |
dc.subject |
Textos de divulgação científica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Covid 19 |
pt_BR |
dc.title |
Abordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavírus |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-04-28 |
|
dc.date.available |
2022-04-28T19:05:51Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-04-28T19:05:51Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7112773055197409 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2800602875373171 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A recente pandemia de Covid-19 evidenciou o importante papel da divulgação científica em
promover o acesso da população a informações atualizadas sobre ciência e tecnologia,
possibilitando às pessoas tomar decisões conscientes sobre assuntos relacionados a essa
temática. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença de elementos da abordagem
Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) da revista
Pesquisa FAPESP que abordaram o tema Coronavírus, discutindo suas potencialidades e
limitações para a educação CTS no contexto do ensino de ciências. A pesquisa é de abordagem
qualitativa e do tipo documental. O corpus foi constituído por 17 TDC, relacionados ao tema
Coronavírus, publicados no período de 2020 a fevereiro de 2021. Os TDC foram analisados por
meio de categorias a priori definidas em um instrumento de análise de aspectos da abordagem
CTS em TDC. Dos resultados obtidos, foram encontrados vários elementos da abordagem CTS
nos textos analisados, sobretudo discussões relacionadas ao funcionamento da ciência e seu
papel na sociedade. O estudo permitiu identificar nos TDC grandes potencialidades para
trabalhar o tema Coronavirus, dentro da perspectiva CTS, no ensino de ciências. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
MESSIAS, Thais Vilas Boas. Abordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista Pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavírus. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |