DSpace/Manakin Repository

Abordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavírus

Mostrar registro simples

dc.creator MESSIAS, Thais Vilas Boas
dc.date.issued 2022-02-25
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3288
dc.description.abstract The recent Covid-19 pandemic highlighted the important role of scientific communication in promoting the population's access to up-to-date information on science and technology, enabling people to make informed decisions on matters related to this topic. This research aimed to analyze the presence of elements of the Science-Technology-Society (STS) approach in popularization of science texts (PST) of the Pesquisa FAPESP magazine that addressed the theme Coronavirus, discussing its potential and limitations for STS education in the context of the science teaching. The research is qualitative and documental approach. The corpus consisted of 17 PST, related to the theme Coronavirus, published from 2020 to February 2021 in Pesquisa FAPESP magazine. The PST were analyzed using a priori categories defined in an instrument for analyzing of STS aspects in TDC. From the results obtained, several elements of the STS approach were found in the analyzed texts, especially discussions related to the functioning of science and its role in society. The study allowed us to identify in the TDCs great potential to work on the Coronavirus theme, within the CTS perspective, in science teaching pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Abordagem CTS pt_BR
dc.subject Textos de divulgação científica pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Covid 19 pt_BR
dc.title Abordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavírus pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-04-28
dc.date.available 2022-04-28T19:05:51Z
dc.date.accessioned 2022-04-28T19:05:51Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7112773055197409 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2800602875373171 pt_BR
dc.description.resumo A recente pandemia de Covid-19 evidenciou o importante papel da divulgação científica em promover o acesso da população a informações atualizadas sobre ciência e tecnologia, possibilitando às pessoas tomar decisões conscientes sobre assuntos relacionados a essa temática. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a presença de elementos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em textos de divulgação científica (TDC) da revista Pesquisa FAPESP que abordaram o tema Coronavírus, discutindo suas potencialidades e limitações para a educação CTS no contexto do ensino de ciências. A pesquisa é de abordagem qualitativa e do tipo documental. O corpus foi constituído por 17 TDC, relacionados ao tema Coronavírus, publicados no período de 2020 a fevereiro de 2021. Os TDC foram analisados por meio de categorias a priori definidas em um instrumento de análise de aspectos da abordagem CTS em TDC. Dos resultados obtidos, foram encontrados vários elementos da abordagem CTS nos textos analisados, sobretudo discussões relacionadas ao funcionamento da ciência e seu papel na sociedade. O estudo permitiu identificar nos TDC grandes potencialidades para trabalhar o tema Coronavirus, dentro da perspectiva CTS, no ensino de ciências. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references MESSIAS, Thais Vilas Boas. Abordagem ciência-tecnologia-sociedade em textos da revista Pesquisa FAPESP que abordaram o tema coronavírus. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples