dc.creator |
NIVELO, Johnny José Orozco |
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dc.date.issued |
2022-03-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3291 |
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dc.description.abstract |
This dissertation presents a comparative analysis between the two main methodologies
used to carry out the studies of motor starting, the Ąrst called the static method (snap shot), in the frequency domain, and the second, called the dynamic method (The Speed Torque and acceleration-Time), in the time domain, using as a case study a typical offshore
platform composed of generators and large induction motors. For this, the software Power
Tools for Windows (PTW) and the real-time digital simulator (RTDS) were used to per form the analysis of the two methodologies. From the results of the case study, the main
advantages and disadvantages of each one are pointed out, as well as the differences in
the requirements associated with the parameters of the electrical system equipment nec essary to apply each methodology. The simulation results showed that the study of motor
starting in the time domain provides more complete information than the static one, even
more for this type of system in particular. This work reveals the need for the selection
criteria between the two methodologies to be deĄned in the IEEE 3002.7-2018 standard
and for isolated systems it is highly recommended to perform a time domain analysis. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Restrito |
pt_BR |
dc.subject |
Plataforma offshore |
pt_BR |
dc.subject |
Partida de motores |
pt_BR |
dc.subject |
Gerador síncrono |
pt_BR |
dc.subject |
Gerador de indução |
pt_BR |
dc.subject |
Software no domínio da frequência |
pt_BR |
dc.subject |
Software no domínio do tempo |
pt_BR |
dc.title |
Análise das metodologias de estudo de partida de motores de grande porte em sistemas elétricos isolados |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-05-03 |
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dc.date.available |
2022-05-03T16:10:18Z |
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dc.date.accessioned |
2022-05-03T16:10:18Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7985409067768143 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO FILHO, José Maria de |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5461838985577307 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
PASSOS, Frederico Oliveira |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4710180003946883 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta dissertação apresenta uma análise comparativa entre as duas principais metodologias
utilizadas para realizar os estudos de partida de motores, sendo a primeira denominada de
método estático (snapshot), no domínio da frequência, e a segunda, intitulada de método
dinâmico (The Speed-Torque and acceleration-Time), no domínio do tempo, utilizando
como estudo de caso uma plataforma offshore típica composta por geradores e motores
de indução de grande porte. Para isso, foram utilizados o software Power Tools for Win dows (PTW) e o simulador digital em tempo real (RTDS) para realizar a análise das
duas metodologias. A partir dos resultados do estudo de caso são apontadas as principais
vantagens, desvantagens de cada uma, assim como as diferenças nos requisitos associados
aos parâmetros dos equipamentos do sistema elétrico necessários para aplicar cada me todologia. Os resultados das simulações mostraram que o estudo de partida do motor no
domínio do tempo fornece informações mais completas que o estático, ainda mais para
este tipo de sistema em particular. Este trabalho revela a necessidade de os critérios de
seleção entre as duas metodologias serem deĄnidos na norma IEEE 3002.7-2018 e para
sistemas isolados é altamente recomendável realizar uma análise no domínio do tempo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.relation.references |
NIVELO, Johnny José Orozco. Análise das metodologias de estudo de partida de motores de grande porte em sistemas elétricos isolados. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |