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Análise das metodologias de estudo de partida de motores de grande porte em sistemas elétricos isolados

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dc.creator NIVELO, Johnny José Orozco
dc.date.issued 2022-03-30
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3291
dc.description.abstract This dissertation presents a comparative analysis between the two main methodologies used to carry out the studies of motor starting, the Ąrst called the static method (snap shot), in the frequency domain, and the second, called the dynamic method (The Speed Torque and acceleration-Time), in the time domain, using as a case study a typical offshore platform composed of generators and large induction motors. For this, the software Power Tools for Windows (PTW) and the real-time digital simulator (RTDS) were used to per form the analysis of the two methodologies. From the results of the case study, the main advantages and disadvantages of each one are pointed out, as well as the differences in the requirements associated with the parameters of the electrical system equipment nec essary to apply each methodology. The simulation results showed that the study of motor starting in the time domain provides more complete information than the static one, even more for this type of system in particular. This work reveals the need for the selection criteria between the two methodologies to be deĄned in the IEEE 3002.7-2018 standard and for isolated systems it is highly recommended to perform a time domain analysis. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Restrito pt_BR
dc.subject Plataforma offshore pt_BR
dc.subject Partida de motores pt_BR
dc.subject Gerador síncrono pt_BR
dc.subject Gerador de indução pt_BR
dc.subject Software no domínio da frequência pt_BR
dc.subject Software no domínio do tempo pt_BR
dc.title Análise das metodologias de estudo de partida de motores de grande porte em sistemas elétricos isolados pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-05-03
dc.date.available 2022-05-03T16:10:18Z
dc.date.accessioned 2022-05-03T16:10:18Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7985409067768143 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CARVALHO FILHO, José Maria de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5461838985577307 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 PASSOS, Frederico Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4710180003946883 pt_BR
dc.description.resumo Esta dissertação apresenta uma análise comparativa entre as duas principais metodologias utilizadas para realizar os estudos de partida de motores, sendo a primeira denominada de método estático (snapshot), no domínio da frequência, e a segunda, intitulada de método dinâmico (The Speed-Torque and acceleration-Time), no domínio do tempo, utilizando como estudo de caso uma plataforma offshore típica composta por geradores e motores de indução de grande porte. Para isso, foram utilizados o software Power Tools for Win dows (PTW) e o simulador digital em tempo real (RTDS) para realizar a análise das duas metodologias. A partir dos resultados do estudo de caso são apontadas as principais vantagens, desvantagens de cada uma, assim como as diferenças nos requisitos associados aos parâmetros dos equipamentos do sistema elétrico necessários para aplicar cada me todologia. Os resultados das simulações mostraram que o estudo de partida do motor no domínio do tempo fornece informações mais completas que o estático, ainda mais para este tipo de sistema em particular. Este trabalho revela a necessidade de os critérios de seleção entre as duas metodologias serem deĄnidos na norma IEEE 3002.7-2018 e para sistemas isolados é altamente recomendável realizar uma análise no domínio do tempo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.relation.references NIVELO, Johnny José Orozco. Análise das metodologias de estudo de partida de motores de grande porte em sistemas elétricos isolados. 2022. 125 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


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