dc.creator |
SONEGO, Helen Cristine Martins |
|
dc.date.issued |
2022-03-03 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3294 |
|
dc.description.abstract |
History shows us that the Deaf have traveled, and still do, a great way to be included in
society. With several striking impacts on this trajectory, it is possible to record historical
moments of great changes for the Deaf community. This research is defined as State of
the Art, which aims to analyze Theses and Dissertations found on the Capes portal,
related to the use (or absence) of Libras signs in the teaching of Science at the levels of
High School and Elementary School. The searches on the Theses and Dissertations
website had as keywords: “Deaf” AND “Sciences” AND “Signs”. 733 works were
found and, for the selection of these works, a time cut was made from 2008 to 2018.
The justification for this cut is found in the 10 years of the National Special Education
Policy from the perspective of inclusive education. Of this cut, 582 works remained, of
which 19 were selected, based on the objectives of the present research, for analysis; 16
dissertations and 3 theses. Based on the analysis of such research, the present work
offers a systematic portrait of the directions taken by researchers on this issue and in
that relevant period. Some data that we can highlight are the perception, in most of the
works analyzed, of the need to create signs of Libras in Science, and its effective
creation by the works; the perception of a deficiency of teachers regarding their
knowledge of Libras and the little interaction between all agents involved in the
inclusion of deaf students in the classroom. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Surdos |
pt_BR |
dc.subject |
Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Estado da arte |
pt_BR |
dc.title |
O uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertações |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-05-04 |
|
dc.date.available |
2022-05-04T10:39:27Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-04T10:39:27Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0133745770850796 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A história nos mostra que os Surdos percorreram, e ainda percorrem, um grande
caminho para serem incluídos na sociedade. Com vários impactos marcantes nesta
trajetória, é possível registrar momentos históricos de grandes mudanças para a
comunidade Surda. Esta pesquisa se define como Estado da Arte, que tem como
objetivo analisar Teses e Dissertações encontradas no portal da Capes, relacionadas ao
uso (ou ausência) de sinais de Libras no ensino de Ciências nos níveis de ensino Médio
e Fundamental. As buscas no site de Teses e Dissertações tiveram como palavras-chave:
“Surdos” AND “Ciências” AND “Sinais”. Foram encontrados 733 trabalhos e, para
seleção destes trabalhos, foi feito um recorte temporal de 2008 a 2018. A justificativa
deste recorte se encontra nos 10 anos de vigência da Política Nacional de Educação
Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Deste recorte restaram 582 trabalhos,
dos quais foram selecionados, baseados nos objetivos da presente pesquisa, 19 trabalhos
para análise; sendo 16 dissertações e 3 teses. Baseado na análise de tais pesquisas, o
presente trabalho oferece um retrato sistemático acerca das direções tomadas pelas
pesquisas nessa questão durante o período. Alguns dados que podemos destacar são a
percepção, na maioria dos trabalhos analisados, da necessidade da criação de sinais de
Libras em Ciências, e a sua efetiva criação por parte dos trabalhos; a percepção de uma
deficiência dos professores quanto ao seu conhecimento de Libras e a pouca interação
entre todos os agentes envolvidos na inclusão dos alunos surdos na sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
SONEGO, Helen Cristine Martins. O uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertações. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |