DSpace/Manakin Repository

O uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertações

Mostrar registro simples

dc.creator SONEGO, Helen Cristine Martins
dc.date.issued 2022-03-03
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3294
dc.description.abstract History shows us that the Deaf have traveled, and still do, a great way to be included in society. With several striking impacts on this trajectory, it is possible to record historical moments of great changes for the Deaf community. This research is defined as State of the Art, which aims to analyze Theses and Dissertations found on the Capes portal, related to the use (or absence) of Libras signs in the teaching of Science at the levels of High School and Elementary School. The searches on the Theses and Dissertations website had as keywords: “Deaf” AND “Sciences” AND “Signs”. 733 works were found and, for the selection of these works, a time cut was made from 2008 to 2018. The justification for this cut is found in the 10 years of the National Special Education Policy from the perspective of inclusive education. Of this cut, 582 works remained, of which 19 were selected, based on the objectives of the present research, for analysis; 16 dissertations and 3 theses. Based on the analysis of such research, the present work offers a systematic portrait of the directions taken by researchers on this issue and in that relevant period. Some data that we can highlight are the perception, in most of the works analyzed, of the need to create signs of Libras in Science, and its effective creation by the works; the perception of a deficiency of teachers regarding their knowledge of Libras and the little interaction between all agents involved in the inclusion of deaf students in the classroom. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Surdos pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Estado da arte pt_BR
dc.title O uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertações pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-05-04
dc.date.available 2022-05-04T10:39:27Z
dc.date.accessioned 2022-05-04T10:39:27Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0133745770850796 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 pt_BR
dc.description.resumo A história nos mostra que os Surdos percorreram, e ainda percorrem, um grande caminho para serem incluídos na sociedade. Com vários impactos marcantes nesta trajetória, é possível registrar momentos históricos de grandes mudanças para a comunidade Surda. Esta pesquisa se define como Estado da Arte, que tem como objetivo analisar Teses e Dissertações encontradas no portal da Capes, relacionadas ao uso (ou ausência) de sinais de Libras no ensino de Ciências nos níveis de ensino Médio e Fundamental. As buscas no site de Teses e Dissertações tiveram como palavras-chave: “Surdos” AND “Ciências” AND “Sinais”. Foram encontrados 733 trabalhos e, para seleção destes trabalhos, foi feito um recorte temporal de 2008 a 2018. A justificativa deste recorte se encontra nos 10 anos de vigência da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva. Deste recorte restaram 582 trabalhos, dos quais foram selecionados, baseados nos objetivos da presente pesquisa, 19 trabalhos para análise; sendo 16 dissertações e 3 teses. Baseado na análise de tais pesquisas, o presente trabalho oferece um retrato sistemático acerca das direções tomadas pelas pesquisas nessa questão durante o período. Alguns dados que podemos destacar são a percepção, na maioria dos trabalhos analisados, da necessidade da criação de sinais de Libras em Ciências, e a sua efetiva criação por parte dos trabalhos; a percepção de uma deficiência dos professores quanto ao seu conhecimento de Libras e a pouca interação entre todos os agentes envolvidos na inclusão dos alunos surdos na sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references SONEGO, Helen Cristine Martins. O uso de sinais de libras no ensino de ciências sob a perspectiva de teses e dissertações. 2022. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples