dc.creator |
BRAGA, Valéria Maria Gomes |
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dc.date.issued |
2022-03-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3295 |
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dc.description.abstract |
The incorporation of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in
the school environment has proved to be necessary and viable, favoring the teaching and
learning processes of students at various levels of education, including those belonging
to the target audience of special education. The production of digital material with
narrative approach by students is part of this context. It presents itself as a promising
pedagogical resource for the use of DICT and can also be used with students with Autism
Spectrum Disorder (ASD) for learning of science content. The approximation of Science
Education from an inclusive perspective with the DICT and narrative thinking deserves
to be reflected by/at the school and, in this sense, investigations in this area are relevant.
The aim of this study is to describe and analyze the mediation process of students with
ASD in the production of digital material with narrative approach related to science
contents. The study is part of qualitative research. The methodological path included a
survey on the subject in the database of dissertations and theses of CAPES, the
observation of science classes in the 8th grade of elementary school and the mediation
process for the production digital material with narrative approach, performed during
meeting with two students with ASD. By the end of the process, these students performed
an oral presentation of the materials they produced themselves. Data processing and
analysis followed the phases suggested by Yin (2016), related to qualitative research.
Through mediation it was possible to contextualize science content, providing students
with the opportunity to build knowledge related to the subject, some of which are
associated with ASD. The production process of the digital material highlighted the
importance of narrative for the construction of the adolescent’s identity, evidencing a
cyclical process of self-knowledge in which narrating produces the self as much as it is
produced by the self. The use of the computer and the internet enabled the students with
ASD to learn about digital literacy. We highlight the cooperation among students during
the production of the digital material with narrative approach. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento narrativo |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do espectro autista (TEA) |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno do espectro autista (TEA) |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de ciências |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-05-10 |
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dc.date.available |
2022-05-10T10:51:01Z |
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dc.date.accessioned |
2022-05-10T10:51:01Z |
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dc.contributor.advisor1 |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
RODRIGUES, Alessandra |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9144795450225559 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A incorporação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em
ambiente escolar tem se mostrado necessária e viável, favorecendo os processos de ensino
e de aprendizagem de estudantes de vários níveis de escolaridade, incluindo os
pertencentes ao público-alvo da educação especial (PAEE). A produção de material
digital com abordagem narrativa pelos estudantes se insere nesse contexto. Apresenta-se
como um recurso pedagógico promissor de utilização das TDIC podendo ser utilizado
também com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) para a aprendizagem de
conteúdos de ciências. A aproximação da Educação em Ciências na perspectiva inclusiva
com as TDIC e o pensamento narrativo merece ser refletida pela/na escola e, nesse
sentido, investigações nessa área mostram-se pertinentes. O objetivo deste estudo é o de
descrever e analisar o processo de mediação de estudantes com TEA na produção de
material digital com abordagem narrativa relacionado a conteúdos de ciências. O estudo
insere-se no âmbito da pesquisa qualitativa. O percurso metodológico contemplou um
levantamento sobre o tema no banco de dissertações e teses da CAPES, a observação de
aulas de Ciências no 8º ano do Ensino Fundamental e o processo de mediação para a
produção de material digital com abordagem narrativa realizado durante encontros com
dois estudantes com TEA. Ao final do processo, os estudantes realizaram uma
apresentação oral dos materiais digitais produzidos. O tratamento e a análise dos dados
seguiram as fases sugeridas por Yin (2016), relacionadas à pesquisa qualitativa. A partir
das mediações, foi possível a contextualização de conteúdos de ciências, oportunizando
aos estudantes a construção de conhecimentos relacionados à disciplina, sendo alguns
associados ao TEA. O processo de produção do material digital revelou a importância da
narrativa para a construção da identidade dos adolescentes, evidenciando um processo
cíclico de autoconhecimento no qual o narrar produz o eu assim como é produzido pelo
eu. A utilização do computador e da internet possibilitou aos estudantes com TEA
aprendizagens relacionadas ao letramento digital. A cooperação entre os estudantes
também foi destacada durante todo processo de produção do material digital de
abordagem narrativa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
BRAGA, Valéria Maria Gomes. Reflexões acerca da produção de materiais digitais por estudantes com TEA para a aprendizagem de conteúdos de ciências. 2022. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |