dc.creator |
TRINDADE, Daysemara Simone Santana |
|
dc.date.issued |
2022-03-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3296 |
|
dc.description.abstract |
We live in the age of digital culture with the massive presence of Digital Information and
Communication Technologies (TDIC). Despite this scenario, at school, the presence of these
technologies in didactic activities was rare. In 2020, however, the COVID-19 pandemic caused
schools to be closed and teaching began to be carried out remotely, in most cases, through
TDIC. Given this scenario, this research aims to understand the teaching experience with
remote teaching in conjunction with pedagogical practice in the context of digital culture. The
research is configured as a descriptive study with a qualitative approach and the methodological
path is inspired by Grounded Theory. Data collection was carried out through semi-structured
interviews with 17 high school teachers from the areas of Biology, Chemistry, and Physics who
worked during emergency remote teaching in the context of Brazilian formal education. Data
analysis was carried out in three phases, according to Grounded Theory. They are an initial,
focused, and conceptual analysis. At the end of the research, we developed a substantive theory
about the phenomenon studied. The theory emphasizes that during remote teaching, teachers
had other views about the use of TDIC in the educational context, but the integration of these
technologies, as potentiators of teaching and learning processes, depends on action based on
pedagogical praxis (which does not appear in the data) and public policies that enable social,
cultural and economic equity in society (which are non-existent or ineffective and whose lack
directly interfered with teaching during remote emergency teaching). The theory also shows
that in emergency remote teaching, teaching was more permeated by these issues, in a way,
external to the school context. It is expected that the results achieved, from the elaboration of
the theory in this study, can contribute to the understanding of this moment in education and
reduce gaps in knowledge in this field. As well as strengthen the understanding of the
phenomenon of remote teaching and its possible implications for face-to-face teachings. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.subject |
TDIC |
pt_BR |
dc.subject |
Pandemia de COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Grounded Theory |
pt_BR |
dc.title |
Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital: uma análise interpretativa baseada na Grounded Theory |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-05-11 |
|
dc.date.available |
2022-05-11T11:02:32Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-11T11:02:32Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2770209409481106 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Alessandra |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9144795450225559 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Vivemos na era da cultura digital com a presença massiva das Tecnologias Digitais de
Informação e Comunicação (TDIC). Apesar desse cenário, na escola, a presença dessas
tecnologias nas atividades didáticas era algo raro. No ano de 2020, no entanto, a pandemia de
COVID-19 fez com que as escolas fossem fechadas e o ensino passou a ser realizado
remotamente, na maioria dos casos, por meio das TDIC. Diante desse cenário, esta pesquisa
tem como objetivo compreender a experiência docente com o ensino remoto em articulação
com o fazer pedagógico no contexto da cultura digital A pesquisa configura-se como um estudo
descritivo de abordagem qualitativa e o percurso metodológico é inspirado na Grounded
Theory. A coleta dos dados foi feita por meio de entrevistas semiestruturadas com 17
professores do Ensino Médio, das áreas de Biologia, Química e Física que atuaram durante o
ensino remoto emergencial no contexto da educação formal brasileira. A análise dos dados foi
feita em três fases, de acordo com a Grounded Theory. São elas: análise inicial, focalizada e
conceitual. Ao final da pesquisa, elaboramos uma teoria substantiva sobre o fenômeno
estudado. A teoria salienta que durante o ensino remoto, os professores tiveram outras visões
acerca do uso das TDIC no contexto educacional, mas a integração dessas tecnologias, como
potencializadoras dos processos de ensino e aprendizagem, depende de ação baseada na práxis
pedagógica (o que não aparece nos dados) e de políticas públicas que possibilitem a equidade
social, cultural e econômica da sociedade (que são inexistentes ou ineficazes e cuja falta
interferiu diretamente no fazer docente durante o ensino remoto emergencial). A teoria
evidencia, ainda, que no ensino remoto emergencial o fazer docente foi mais perpassado por
essas questões, de certa forma, externas ao contexto escolar. Espera-se que os resultados
alcançados, a partir da elaboração da teoria deste estudo, possam contribuir para a compreensão
deste momento na educação e para reduzir lacunas no conhecimento nesse campo, bem como
fortalecer entendimentos acerca do fenômeno do ensino remoto e de suas possíveis implicações
para o ensino presencial. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
TRINDADE, Daysemara Simone Santana. Ensino remoto emergencial e o fazer pedagógico na cultura digital: uma análise interpretativa baseada na Grounded Theory. 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |