dc.creator |
GONZAGA, Sabrina Espíndola |
|
dc.date.issued |
2022-03-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3299 |
|
dc.description.abstract |
School institutions have been looking for ways of teaching that are less rigid and that promote
more meaningful and lasting learning. In this direction, robotics enters Brazilian schools and
brings a proposal of junction between practice and theory. However, the robotics activities and
pedagogical actions carried out in these projects do not always clearly involve the school
curriculum and can become, therefore, simple marketing elements that propagate a false
educational innovation. In this scenario, this research sought to understand the possible
articulations of the Science curriculum with active methodologies aimed at educational
robotics. The locus of the investigation is a private school in the interior of São Paulo that has
been developing a robotics project in Elementary Schools I and II for four years. The
methodology is based on a qualitative approach and the data were obtained through a
documentary survey of the Pedagogical Proposal, the School Regulation, the Curricular Matrix
and the School's Robotics Project. In addition, semi-structured interviews were applied to
professionals directly involved in conducting the project. As a result of the study, the absence
or gaps of information about the pedagogical practices applied in the institution was identified
in the school documents, especially in terms of evaluation, and the purpose of this process in
the Robotics Project and in the Pedagogical Proposal was not clear. The research allowed a
better understanding of robotics as an active methodology, as well as its relationship with the
curriculum. It was also noted that there is a partial articulation of the prescribed curriculum to
educational robotics, with almost exclusive reference to the BNCC, since there was no reference
to the local prescribed curriculum and its articulation with the project. This study hopes to bring
contributions to future investigations that permeate the experience of active methodologies,
such as robotics, from a curricular perspective in the school environment, strengthening
discussions on the subject. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Robótica |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas na robótica educacional: possíveis articulações com o currículo de ciências? |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-05-16 |
|
dc.date.available |
2022-05-16T10:42:27Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-05-16T10:42:27Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0042513582537124 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Alessandra |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9144795450225559 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
As instituições escolares vêm buscando formas de ensino menos engessadas e que promovam
aprendizagens mais significativas e duradouras. Nessa direção, a robótica adentra as escolas
brasileiras e traz uma proposta de junção entre prática e teoria. Entretanto, nem sempre as
atividades de robótica e as ações pedagógicas realizadas nesses projetos envolvem claramente
o currículo escolar e podem se tornar, por isso, simples elementos de marketing que propagam
uma falsa inovação educacional. Nesse cenário, esta pesquisa buscou compreender as possíveis
articulações do currículo de Ciências com metodologias ativas voltadas para a robótica
educacional. O lócus da investigação é uma escola particular do interior de São Paulo que
desenvolve há quatro anos um Projeto de Robótica no Ensino Fundamental I e II. A metodologia
apoia-se na abordagem qualitativa e os dados foram obtidos por meio de levantamento
documental da Proposta Pedagógica, do Regimento Escolar, da Matriz Curricular e do Projeto
de Robótica da escola. Além disso, aplicou-se entrevistas semiestruturadas aos profissionais
envolvidos diretamente na condução do projeto. Como resultados do estudo, foi identificado
nos documentos escolares a ausência ou lacunas de informações sobre as práticas pedagógicas
aplicadas na instituição, sobretudo, no quesito avaliação, não ficando clara a finalidade deste
processo no Projeto de Robótica e na Proposta Pedagógica. A pesquisa permitiu compreender
melhor a robótica enquanto metodologia ativa, bem como sua relação com o currículo. Notou se ainda que ocorre a articulação parcial do currículo prescrito à robótica educacional tendo
como referência quase exclusiva a BNCC, uma vez que não ocorreu referência ao currículo
prescrito local e sua articulação com o projeto. Este estudo espera trazer contribuições para
futuras investigações que permeiem a experiência com metodologias ativas, como a robótica,
numa perspectiva curricular no âmbito escolar, fortalecendo as discussões acerca da temática. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
GONZAGA, Sabrina Espíndola. Metodologias ativas na robótica educacional: possíveis articulações com o currículo de ciências?. 2022. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |