dc.creator |
VIDAL, Leonardo de Carvalho |
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dc.date.issued |
2022-07-06 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3330 |
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dc.description.abstract |
Shore Power is one of the names given to the process of using the electrical energy
available in maritime installations to supply the demand for electrical energy needed by a
vessel during the period in which it is berthed, which can last from a few hours to several
days, replacing the use of the vessel's generator (main or auxiliary) for the electrical energy
supplied by the port facility. In this way, by not using marine fuel in this process, tons of this
fossil fuel, which is rich in sulfur concentrations, is avoided, reducing the emission of CO2,
NOx, SOx and other polluting particles into the atmosphere. In addition to emissions,
replacing the onboard generator also brings with it the advantage of reducing vibration and
noise in the port region. This work takes a bottom-up approach using historical data from the
last eleven years of port movement in Brazil to verify what the impact would have been if the
use of Shore Power technology had been applied in that period, in addition to indicating the
potential for financial gain with its use in the future in the main port facilities in the country.
Environmental, regulatory and resource availability issues are also addressed in this context.
In addition, it was developed, through a computer tool, entitled "Shore Power System
Installation Feasibility Calculator through Monte Carlo Simulation", registered with the
National Institute of Industrial Property - INPI (Patents, Computer Programs and
Topographies Directorate). of Integrated Circuits), with the aim of reducing, or at least
realizing in advance, the impact of the instability of the financial markets, making it possible
to plan the business or project using the Shore Power concept. seeking to indicate potential
gains from its use, even if its use is not mandatory in the country, but which is shown as a
green alternative in the search for the best and most conscious environmental practices, in
addition to the creation of investment and technology in the country, both for the sector
electricity and for the port. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Fonte de alimentação em terra |
pt_BR |
dc.subject |
Energia marítima alternativa |
pt_BR |
dc.subject |
Emissões do navio |
pt_BR |
dc.subject |
Porto Verde |
pt_BR |
dc.title |
Análise de viabilidade econômica e ambiental da utilização de energia elétrica com sistema Shore Power em um contexto para instalações portuárias Brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-08-01 |
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dc.date.available |
2022-08-01T13:28:54Z |
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dc.date.accessioned |
2022-08-01T13:28:54Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2401543076073435 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PIMENTA, Tales Cleber |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3321577431881283 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2964542703674339 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
PEREIRA, Newton Narciso |
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dc.description.resumo |
Shore Power é um dos nomes dados ao processo de utilizar a energia elétrica
disponível nas instalações marítimas para suprir a demanda de energia elétrica necessária
de uma embarcação durante o período em que ela se encontra atracada, que pode durar
desde algumas horas até vários dias, substituindo o uso do gerador (principal ou auxiliar)
da embarcação pela energia elétrica fornecida pela instalação portuária. Dessa forma, ao
deixar de utilizar o combustível marítimo nesse processo, evita-se a queima de toneladas
desse combustível fóssil, rico em concentrações de enxofre, diminuindo a emissão de
CO2, NOx, SOx e outras partículas poluentes na atmosfera. Além das emissões, a
substituição do gerador a bordo, ainda traz consigo a vantagem da redução de vibração e
ruídos na região portuária. Esse trabalho faz uma abordagem de baixo pra cima (bottom-up
approach) utilizando os dados históricos dos últimos onze anos de movimentação
portuária no Brasil para verificar qual teria sido o impacto caso o uso da tecnologia Shore
Power tivesse sido aplicado naquele período além de indicar o potencial de ganho
financeiro com seu uso no futuro nas principais instalações portuárias do país. As questões
ambientais, regulatórias e a disponibilidade de recursos também são abordadas nesse
contexto. Além disso, foi desenvolvido, através de ferramenta computacional, intitulada
“Calculadora de Viabilidade de Instalação do sistema Shore Power usando simulação de
Monte Carlo”, com registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI
(Diretoria de Patentes, Programas de Computador e Topografias de Circuitos Integrados),
visando reduzir, ou ao menos perceber antecipadamente, o impacto da instabilidade dos
mercados financeiros, possibilitando o planejamento do negócio ou projeto utilizando o
conceito do Shore Power. A expectativa com esse trabalho é fomentar o uso da tecnologia
Shore Power, buscando indicar potenciais ganhos com seu uso, mesmo que sua utilização
não seja mandatória no país, mas que se mostra como uma alternativa verde na busca das
melhores e mais conscientes práticas ambientais, além da criação de investimento e
tecnologia no país, tanto para o setor elétrico quanto para o portuário. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
VIDAL, Leonardo de Carvalho. Análise de viabilidade econômica e ambiental da utilização de energia elétrica com sistema Shore Power em um contexto para instalações portuárias Brasileiras. 2022. 115 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |