dc.creator |
COSTA, Maria Magali Borges |
|
dc.date.issued |
2022-03-04 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3338 |
|
dc.description.abstract |
The impact of technology on education has been bringing new challenges to the
teacher in last decades, causing changes in the educational context of schools and
breaking with traditional ways of teaching and learning. The Digital Information and
Communication Technologies (DICT) are frequently used by students in their daily
lives on multiple digital platforms, what highlights challenging situations for teachers
in public and private schools, situation that could be minimized by an introduction of
innovative methodologies, making teaching more interesting and closer to the reality
of “digital natives.” In this context, this thesis has the general objective of establishing
a relationship between Active Methodologies, Personalization and Universal Design
for Learning, in an experience in Natural Sciences hybrid teaching, demonstrating,
that they can contribute to make the student more and more participatory and
autonomous. The COVID-191 pandemic has accentuated the teacher's
responsibility to learn about the new uses of DICT in teaching and learning and
improving communication with their students through remote teaching. In this way,
this work sought to deepen the studies on active methodologies applied to the
Natural Sciences teaching, to demonstrate the relationship between them and
student personalization, and between both of Universal Design for Learning, as a
contribution to improving the performance of students and teachers. The work
methodology was based, firstly, on the bibliographic review about the subject, with
reading and recording of books and articles, seeking the foundations of the proposed
objectives, in situations used in the teacher's pedagogical practice within the Science
classroom. To verify the frequency of use of active methodologies in the Science
classroom, with or without DICT, a survey was conducted among Elementary School
students, from a private school in the South of Minas Gerais and an interview with
the teacher responsible for the class. The results of this study indicate that active
methodologies provide greater learning and increase student interest, especially if
combined with DICT. On the other hand, the research confirmed the importance of
the teacher knowing the active methodologies applied in classroom situations, with
or without the use of DICT, revealing that democratic access to them by all students
is an essential condition for the general improvement of teaching learning. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino híbrido em ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias digitais de informação e comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Personalização |
pt_BR |
dc.subject |
Desenho universal para aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no ensino de ciências |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-08-01 |
|
dc.date.available |
2022-08-01T20:03:24Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-01T20:03:24Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0108131173684221 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FIGUEIREDO FILHO, Newton de |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4061301060228632 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O impacto da tecnologia na educação vem trazendo novos desafios ao professor
nas últimas décadas, provocando mudanças no contexto educacional das escolas
e rompendo com as formas tradicionais de ensinar e aprender. As Tecnologias
Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), utilizadas com frequência pelos
alunos em seu cotidiano, em múltiplas plataformas digitais, coloca em evidência
situações desafiadoras aos professores nas escolas públicas e privadas, que a
introdução de metodologias inovadoras poderia minimizar, tornando o ensino mais
interessante e próximo da realidade dos “nativos digitais”. Nesse contexto, este
trabalho tem como objetivo geral estabelecer uma relação entre Metodologias
Ativas, Personalização e Desenho Universal para Aprendizagem, em uma
experiência no ensino híbrido de Ciências da Natureza, mostrando que elas podem
contribuir para tornar o aluno cada vez mais participativo e autônomo. A pandemia
da COVID-19 acentuou a responsabilidade do professor em conhecer os novos
usos das TDICs no “ensinar e aprender” e melhorar a comunicação com seu aluno
por meio do ensino remoto. Desta maneira, este trabalho procurou aprofundar os
estudos sobre metodologias ativas aplicadas ao ensino de Ciências da Natureza,
para demonstrar a relação entre elas e a personalização do aluno e, entre ambas
do Desenho Universal para Aprendizagem, como contribuição na melhoria do
desempenho de alunos e professores. A metodologia de trabalho baseou-se,
primeiramente, na revisão bibliográfica sobre o assunto, com leitura e fichamento
de livros e artigos, buscando os fundamentos dos objetivos propostos, em situações
utilizadas na prática pedagógica do professor dentro da sala de aula de Ciências.
Esta parte contou também com um levantamento de periódicos publicados pela
Com a finalidade de verificar a frequência do uso das metodologias ativas em sala
de aula de Ciências, com ou sem as TDICs, foi feita uma pesquisa entre os
estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede particular de ensino,
do Sul de Minas e uma entrevista com a docente responsável pela turma. Os
resultados deste estudo apontam que as metodologias ativas proporcionam maior
aprendizagem e interesse dos alunos, principalmente se combinadas com as
TDICs. Por outro lado, a pesquisa confirmou a importância do professor conhecer
as metodologias ativas aplicadas em situações de sala de aula, com ou sem o uso
das TDICs, revelando que o acesso democrático a elas, por todos os alunos, é
condição imprescindível à melhoria geral do ensino aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
COSTA, Maria Magali Borges. Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no ensino de ciências. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |