DSpace/Manakin Repository

Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no ensino de ciências

Mostrar registro simples

dc.creator COSTA, Maria Magali Borges
dc.date.issued 2022-03-04
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3338
dc.description.abstract The impact of technology on education has been bringing new challenges to the teacher in last decades, causing changes in the educational context of schools and breaking with traditional ways of teaching and learning. The Digital Information and Communication Technologies (DICT) are frequently used by students in their daily lives on multiple digital platforms, what highlights challenging situations for teachers in public and private schools, situation that could be minimized by an introduction of innovative methodologies, making teaching more interesting and closer to the reality of “digital natives.” In this context, this thesis has the general objective of establishing a relationship between Active Methodologies, Personalization and Universal Design for Learning, in an experience in Natural Sciences hybrid teaching, demonstrating, that they can contribute to make the student more and more participatory and autonomous. The COVID-191 pandemic has accentuated the teacher's responsibility to learn about the new uses of DICT in teaching and learning and improving communication with their students through remote teaching. In this way, this work sought to deepen the studies on active methodologies applied to the Natural Sciences teaching, to demonstrate the relationship between them and student personalization, and between both of Universal Design for Learning, as a contribution to improving the performance of students and teachers. The work methodology was based, firstly, on the bibliographic review about the subject, with reading and recording of books and articles, seeking the foundations of the proposed objectives, in situations used in the teacher's pedagogical practice within the Science classroom. To verify the frequency of use of active methodologies in the Science classroom, with or without DICT, a survey was conducted among Elementary School students, from a private school in the South of Minas Gerais and an interview with the teacher responsible for the class. The results of this study indicate that active methodologies provide greater learning and increase student interest, especially if combined with DICT. On the other hand, the research confirmed the importance of the teacher knowing the active methodologies applied in classroom situations, with or without the use of DICT, revealing that democratic access to them by all students is an essential condition for the general improvement of teaching learning. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ensino híbrido em ciências pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais de informação e comunicação pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Personalização pt_BR
dc.subject Desenho universal para aprendizagem pt_BR
dc.title Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no ensino de ciências pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-08-01
dc.date.available 2022-08-01T20:03:24Z
dc.date.accessioned 2022-08-01T20:03:24Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0108131173684221 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO FILHO, Newton de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4061301060228632 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 FERRAZ, Denise Pereira de Alcântara
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/9785887550619619 pt_BR
dc.description.resumo O impacto da tecnologia na educação vem trazendo novos desafios ao professor nas últimas décadas, provocando mudanças no contexto educacional das escolas e rompendo com as formas tradicionais de ensinar e aprender. As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), utilizadas com frequência pelos alunos em seu cotidiano, em múltiplas plataformas digitais, coloca em evidência situações desafiadoras aos professores nas escolas públicas e privadas, que a introdução de metodologias inovadoras poderia minimizar, tornando o ensino mais interessante e próximo da realidade dos “nativos digitais”. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo geral estabelecer uma relação entre Metodologias Ativas, Personalização e Desenho Universal para Aprendizagem, em uma experiência no ensino híbrido de Ciências da Natureza, mostrando que elas podem contribuir para tornar o aluno cada vez mais participativo e autônomo. A pandemia da COVID-19 acentuou a responsabilidade do professor em conhecer os novos usos das TDICs no “ensinar e aprender” e melhorar a comunicação com seu aluno por meio do ensino remoto. Desta maneira, este trabalho procurou aprofundar os estudos sobre metodologias ativas aplicadas ao ensino de Ciências da Natureza, para demonstrar a relação entre elas e a personalização do aluno e, entre ambas do Desenho Universal para Aprendizagem, como contribuição na melhoria do desempenho de alunos e professores. A metodologia de trabalho baseou-se, primeiramente, na revisão bibliográfica sobre o assunto, com leitura e fichamento de livros e artigos, buscando os fundamentos dos objetivos propostos, em situações utilizadas na prática pedagógica do professor dentro da sala de aula de Ciências. Esta parte contou também com um levantamento de periódicos publicados pela Com a finalidade de verificar a frequência do uso das metodologias ativas em sala de aula de Ciências, com ou sem as TDICs, foi feita uma pesquisa entre os estudantes do Ensino Fundamental II, de uma escola da rede particular de ensino, do Sul de Minas e uma entrevista com a docente responsável pela turma. Os resultados deste estudo apontam que as metodologias ativas proporcionam maior aprendizagem e interesse dos alunos, principalmente se combinadas com as TDICs. Por outro lado, a pesquisa confirmou a importância do professor conhecer as metodologias ativas aplicadas em situações de sala de aula, com ou sem o uso das TDICs, revelando que o acesso democrático a elas, por todos os alunos, é condição imprescindível à melhoria geral do ensino aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references COSTA, Maria Magali Borges. Um estudo sobre as contribuições das metodologias ativas e da personalização no ensino de ciências. 2022. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples