dc.creator |
VILELA, Nathalie Guerra |
|
dc.date.issued |
2022-06-06 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3343 |
|
dc.description.abstract |
The objective of this work was to analyze the meanings that the term everyday
assumes in the research presented at ENPEC, based on Agnes Heller's vision of
everyday life. We analyzed 75 articles published in all editions of ENPEC that dealt
with research that made use of everyday activities in basic education written in
Portuguese and classified the meanings assumed by the term everyday into 4
categories, namely: Habituality; Prior Knowledge; Contextualization and Reality,
which we divided, based on Agnes Heller's theoretical framework, into 2 large
groups: Daily life as non-conscious generic human activity and Daily life as conscious
generic human activity. The results showed that most of the research presented at
the events present excerpts that have meanings linked to the Habituality category
and that the same researcher uses the term everyday with different meanings, since
we noticed that the same work could contain excerpts in all categories. The research
showed us that there is a need to deepen the understanding of what is everyday,
since it is much more complex than one imagines, to use it in science teaching, since
using it in a wrong way, there is a risk of restrict learning to something that is
commonplace and that does not need further understanding to be accomplished or
understood. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Cotidiano |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Agnes Heller |
pt_BR |
dc.title |
Análise dos sentidos atribuídos ao termo cotidiano no ensino de ciências nas pesquisas apresentadas nos ENPEC |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-08-05 |
|
dc.date.available |
2022-08-05T13:56:57Z |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-05T13:56:57Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7233601331723504 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Agenor Pina da |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5871402136758674 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SILVA, João Ricardo Neves da |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho foi analisar os sentidos que o termo cotidiano assume nas
pesquisas apresentadas no ENPEC, baseados na visão de Agnes Heller sobre o
cotidiano. Analisamos 75 artigos publicados em todas as edições do ENPEC que
tratavam de pesquisas que fizeram uso do cotidiano em atividades na educação
básica escritos em língua portuguesa e classificamos os sentidos assumidos pelo
termo cotidiano em 4 categorias sendo elas: Habitualidade; Conhecimentos Prévios;
Contextualização e Realidade, que dividimos, com base no referencial teórico de
Agnes Heller, em 2 grandes grupos: Cotidiano como atividade humano genérica não
consciente e Cotidiano como atividade humano genérica consciente. Os resultados
apontaram que a maioria das pesquisas apresentadas nos eventos apresentam
excertos que têm significados atrelados à categoria Habitualidade e que um mesmo
pesquisador utiliza o termo cotidiano com sentidos diferentes, uma vez que notamos
que um mesmo trabalho poderia conter excertos em todas as categorias. A pesquisa
nos mostrou que há necessidade de aprofundar o entendimento do que é cotidiano,
já que ele é bem mais complexo do que se imagina, para utilizar dele no ensino de
ciências uma vez que utilizando-se dele de maneira equivocada, há o risco de
restringir o aprendizado a algo que é corriqueiro e que não necessita de maior
entendimento para ser realizado ou compreendido. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
VILELA, Nathalie Guerra. Análise dos sentidos atribuídos ao termo cotidiano no ensino de ciências nas pesquisas apresentadas nos ENPEC. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |