DSpace/Manakin Repository

Análise dos sentidos atribuídos ao termo cotidiano no ensino de ciências nas pesquisas apresentadas nos ENPEC

Mostrar registro simples

dc.creator VILELA, Nathalie Guerra
dc.date.issued 2022-06-06
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3343
dc.description.abstract The objective of this work was to analyze the meanings that the term everyday assumes in the research presented at ENPEC, based on Agnes Heller's vision of everyday life. We analyzed 75 articles published in all editions of ENPEC that dealt with research that made use of everyday activities in basic education written in Portuguese and classified the meanings assumed by the term everyday into 4 categories, namely: Habituality; Prior Knowledge; Contextualization and Reality, which we divided, based on Agnes Heller's theoretical framework, into 2 large groups: Daily life as non-conscious generic human activity and Daily life as conscious generic human activity. The results showed that most of the research presented at the events present excerpts that have meanings linked to the Habituality category and that the same researcher uses the term everyday with different meanings, since we noticed that the same work could contain excerpts in all categories. The research showed us that there is a need to deepen the understanding of what is everyday, since it is much more complex than one imagines, to use it in science teaching, since using it in a wrong way, there is a risk of restrict learning to something that is commonplace and that does not need further understanding to be accomplished or understood. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Cotidiano pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Agnes Heller pt_BR
dc.title Análise dos sentidos atribuídos ao termo cotidiano no ensino de ciências nas pesquisas apresentadas nos ENPEC pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-08-05
dc.date.available 2022-08-05T13:56:57Z
dc.date.accessioned 2022-08-05T13:56:57Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7233601331723504 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Agenor Pina da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5871402136758674 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, João Ricardo Neves da
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 pt_BR
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho foi analisar os sentidos que o termo cotidiano assume nas pesquisas apresentadas no ENPEC, baseados na visão de Agnes Heller sobre o cotidiano. Analisamos 75 artigos publicados em todas as edições do ENPEC que tratavam de pesquisas que fizeram uso do cotidiano em atividades na educação básica escritos em língua portuguesa e classificamos os sentidos assumidos pelo termo cotidiano em 4 categorias sendo elas: Habitualidade; Conhecimentos Prévios; Contextualização e Realidade, que dividimos, com base no referencial teórico de Agnes Heller, em 2 grandes grupos: Cotidiano como atividade humano genérica não consciente e Cotidiano como atividade humano genérica consciente. Os resultados apontaram que a maioria das pesquisas apresentadas nos eventos apresentam excertos que têm significados atrelados à categoria Habitualidade e que um mesmo pesquisador utiliza o termo cotidiano com sentidos diferentes, uma vez que notamos que um mesmo trabalho poderia conter excertos em todas as categorias. A pesquisa nos mostrou que há necessidade de aprofundar o entendimento do que é cotidiano, já que ele é bem mais complexo do que se imagina, para utilizar dele no ensino de ciências uma vez que utilizando-se dele de maneira equivocada, há o risco de restringir o aprendizado a algo que é corriqueiro e que não necessita de maior entendimento para ser realizado ou compreendido. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references VILELA, Nathalie Guerra. Análise dos sentidos atribuídos ao termo cotidiano no ensino de ciências nas pesquisas apresentadas nos ENPEC. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples