dc.creator |
RIBEIRO, Silvia Arcanjo Carlos |
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dc.date.issued |
2022-08-12 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3362 |
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dc.description.abstract |
The present research seeks to relate themes that generate so many debates,
teacher training and environmental education, seeking to investigate how themes
related to environmental education are presented in the curriculum matrix in
distance education degrees in the field of Natural Sciences (Biology, Chemistry
and Physics) offered in Itajubá-MG. Regarding the procedures for data
collection, document analysis, Pedagogical Projects (PPCs)
curriculum/curriculum matrix and menus were used. Categories of the curricular
environmentalization process were described based on the indicators raised by
the Aces Network, according to the ACES Network there are ten indicators of
environmental environmentalization, such as complexity, theory- practice
relationship, methodological adequacy, among others. At the end of the data
collection and categorization of the same, there was a greater concern about the
issues of EE within the courses in the area of Biological Sciences, while in the
degree courses in Physics and Chemistry it was noticed that EE occupies a
secondary importance in the training of these future teachers. Among the most
evident categories of indicators were C9 - Spaces for reflection and democratic
participation and C10 - Commitment to the transformation of Society-Nature
relations and those that did not appear were categories C2 - Disciplinary order:
flexibility and permeability, C5 - Consider the cognitive and action aspects of
people and C8 - Methodological adequacy. We understand that the search for a
promotion of EE in the process of initial teacher education is of extreme
importance and relevance, bringing positive impacts on a large scale and that the
analyzed courses are in the process of curricular environmentalization. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Ambientalização curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências da natureza |
pt_BR |
dc.title |
Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em Itajubá, estado de Minas Gerais na modalidade de educação à distância (EAD) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-09-02 |
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dc.date.available |
2022-09-02T17:39:04Z |
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dc.date.accessioned |
2022-09-02T17:39:04Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3376257594999277 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SHITSUKA, Ricardo |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6004113212348964 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A presente pesquisa busca relacionar temas geradores de tantos debates,
formação de professores e educação ambiental, procurando investigar como se
apresentam, na matriz curricular, os temas relacionados à educação ambiental
nas licenciaturas EAD do campo das Ciências da Natureza (Biologia, Química e
Física) ofertadas em Itajubá-MG. No que se refere aos procedimentos para a
coleta de dados utilizou-se da análise documental, dos Projetos Pedagógicos de
Cursos - PPCs, grade / matriz curricular e ementas. Categorias do processo de
ambientalização curricular foram descritos com base nos indicadores levantados
pela Rede de Ambientação Curricular do Ensino Superior (Rede Aces) e,
segundo está, há dez indicadores de ambientalização ambiental, como
complexidade, relação teoria-prática, adequação metodológica, dentre outros.
Ao fim das coletas de dados e categorização do mesmo, notou-se uma maior
preocupação acerca das questões da Educação Ambiental (EA) dentro dos
cursos da área de Ciências Biológicas, já nos curso de licenciatura em Física e
Química percebeu-se que a EA ocupa uma importância secundária na formação
desses futuros docentes. Dentre as categorias de indicadores mais evidenciadas
foram a C9 - Espaços de reflexão e participação democrática e a C10 -
Compromisso com a transformação das relações Sociedade-Natureza e as que
não apareceram foram às categorias C2 - Ordem disciplinar: flexibilidade e
permeabilidade, C5 - Considerar os aspectos cognitivos e de ação de pessoas e
C8 - Adequação metodológica. Entendemos que a busca por uma promoção da
EA no processo de formação inicial de professores é de extrema importância e
relevância, trazendo impactos positivos em larga escala e que os cursos
analisados estão em processo de ambientalização curricular. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
RIBEIRO, Silvia Arcanjo Carlos. Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em Itajubá, estado de Minas Gerais na modalidade de educação à distância (EAD). 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |