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Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em Itajubá, estado de Minas Gerais na modalidade de educação à distância (EAD)

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dc.creator RIBEIRO, Silvia Arcanjo Carlos
dc.date.issued 2022-08-12
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3362
dc.description.abstract The present research seeks to relate themes that generate so many debates, teacher training and environmental education, seeking to investigate how themes related to environmental education are presented in the curriculum matrix in distance education degrees in the field of Natural Sciences (Biology, Chemistry and Physics) offered in Itajubá-MG. Regarding the procedures for data collection, document analysis, Pedagogical Projects (PPCs) curriculum/curriculum matrix and menus were used. Categories of the curricular environmentalization process were described based on the indicators raised by the Aces Network, according to the ACES Network there are ten indicators of environmental environmentalization, such as complexity, theory- practice relationship, methodological adequacy, among others. At the end of the data collection and categorization of the same, there was a greater concern about the issues of EE within the courses in the area of Biological Sciences, while in the degree courses in Physics and Chemistry it was noticed that EE occupies a secondary importance in the training of these future teachers. Among the most evident categories of indicators were C9 - Spaces for reflection and democratic participation and C10 - Commitment to the transformation of Society-Nature relations and those that did not appear were categories C2 - Disciplinary order: flexibility and permeability, C5 - Consider the cognitive and action aspects of people and C8 - Methodological adequacy. We understand that the search for a promotion of EE in the process of initial teacher education is of extreme importance and relevance, bringing positive impacts on a large scale and that the analyzed courses are in the process of curricular environmentalization. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Ambientalização curricular pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ciências da natureza pt_BR
dc.title Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em Itajubá, estado de Minas Gerais na modalidade de educação à distância (EAD) pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-09-02
dc.date.available 2022-09-02T17:39:04Z
dc.date.accessioned 2022-09-02T17:39:04Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3376257594999277 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SHITSUKA, Ricardo
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6004113212348964 pt_BR
dc.description.resumo A presente pesquisa busca relacionar temas geradores de tantos debates, formação de professores e educação ambiental, procurando investigar como se apresentam, na matriz curricular, os temas relacionados à educação ambiental nas licenciaturas EAD do campo das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física) ofertadas em Itajubá-MG. No que se refere aos procedimentos para a coleta de dados utilizou-se da análise documental, dos Projetos Pedagógicos de Cursos - PPCs, grade / matriz curricular e ementas. Categorias do processo de ambientalização curricular foram descritos com base nos indicadores levantados pela Rede de Ambientação Curricular do Ensino Superior (Rede Aces) e, segundo está, há dez indicadores de ambientalização ambiental, como complexidade, relação teoria-prática, adequação metodológica, dentre outros. Ao fim das coletas de dados e categorização do mesmo, notou-se uma maior preocupação acerca das questões da Educação Ambiental (EA) dentro dos cursos da área de Ciências Biológicas, já nos curso de licenciatura em Física e Química percebeu-se que a EA ocupa uma importância secundária na formação desses futuros docentes. Dentre as categorias de indicadores mais evidenciadas foram a C9 - Espaços de reflexão e participação democrática e a C10 - Compromisso com a transformação das relações Sociedade-Natureza e as que não apareceram foram às categorias C2 - Ordem disciplinar: flexibilidade e permeabilidade, C5 - Considerar os aspectos cognitivos e de ação de pessoas e C8 - Adequação metodológica. Entendemos que a busca por uma promoção da EA no processo de formação inicial de professores é de extrema importância e relevância, trazendo impactos positivos em larga escala e que os cursos analisados estão em processo de ambientalização curricular. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references RIBEIRO, Silvia Arcanjo Carlos. Ambientalização curricular nos cursos de licenciatura em Itajubá, estado de Minas Gerais na modalidade de educação à distância (EAD). 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


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