dc.creator |
BENATTI, Luis Felipe |
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dc.date.issued |
2022-06-30 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3365 |
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dc.description.abstract |
The purpose of this dissertation is the presentation and application of a method for estimating
reliability indicators for energy subtransmission systems, also known as high voltage
distribution systems. The methodology must associate the topology of the distribution lines
with the substation arrangements, thus being able to determine the reflection of this set on the
continuity indicators of the final consumers. The motivation for this study will be given by the
peculiarity of the subtransmission system, as they are few redundant, with many cases whose
system is radial. This portion of the electrical system is the beginning, in fact, of energy
distribution to most customers and has strong interaction with the distribution networks and
substations. As are the points of supply of the distribution systems, they have a direct impact
on the indicators of continuity of their customers and, consequently, of their own concession.
This work proposes the use of some statistical and physical tools that simulate the operation of
energy distribution systems and, consequently, estimate their performance through their
regulated indicators. Graph models are presented in 4 operational circumstances: Normal
operation; post-maintenance; post-defect and post-maneuver. The methodology proposes the
use of linear programming to identify the transition between these states, being the great
differential presented in this work, as it allows an intelligent algorithm, associated with the
component models presented here, to determine which equipment must be effectively
maneuvered to isolate the defect, directing the solution to the lowest possible load shedding. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Confiabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Subtransmissão |
pt_BR |
dc.subject |
Programação linear mista |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores de continuidade |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação integrada de confiabilidade na subtransmissão – linhas e subestações |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-09-05 |
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dc.date.available |
2022-09-05T16:44:06Z |
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dc.date.accessioned |
2022-09-05T16:44:06Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1782736707772202 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO FILHO, José Maria de |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5461838985577307 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
VIOLIN, Airton |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2419676838203852 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A proposta desta dissertação é a apresentação e aplicação de um método para realização de
estimações de indicadores de confiabilidade de sistemas de subtransmissão de energia,
denominados também por sistemas de distribuição em alta tensão. A metodologia deve associar
a topologia das linhas de distribuição aos arranjos das subestações, podendo assim determinar
o reflexo desse conjunto sobre os indicadores de continuidade dos consumidores finais. A
motivação para esse estudo dar-se-á pela peculiaridade do sistema de subtransmissão, pois são
pouco redundantes, havendo grande quantidade de casos cujo sistema é radial. Essa parcela do
sistema elétrico é o início, de fato, da distribuição de energia à maioria dos clientes e possui
forte interação com as redes de distribuição e subestações. Como são os pontos de suprimento
dos sistemas de distribuição, possuem impacto direto nos indicadores de continuidade de seus
clientes e por consequência, de sua própria concessão.
Esse trabalho propõe o uso de algumas ferramentas de cálculo e desenvolvimento de modelos
de componentes, que simulam a operação de sistemas de distribuição de energia e por
consequência estimam sua performance através de seus principais índices de continuidade. São
apresentados modelos de grafos em 4 circunstâncias operacionais: Sistema completo e suas
conexões, Sistema em operação; pós-defeito e pós-manobra. A metodologia propõe o uso de
programação linear para identificar a transição entre esses estados, sendo o grande diferencial
apresentado neste trabalho, pois permite que um algoritmo inteligente, associado aos modelos
de componentes aqui apresentados, determine quais equipamentos devem ser efetivamente
manobrados para isolar o defeito, direcionando a solução para o menor corte de carga possível. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
BENATTI, Luis Felipe. Avaliação integrada de confiabilidade na subtransmissão – linhas e subestações. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |