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Planejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso em uma empresa na indústria de telecomunicações

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dc.creator NAVARRO, Juan Carlos Coca
dc.date.issued 2006-12-14
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3383
dc.description.abstract In a market of frequent changes, it is increasingly urgent the necessity the companies have to search new planning techniques to achieve the corporative strategy established targets. Every day, new processes are created that provide plenty of information. Many times these information are analyzed in an isolated, which leads to unilateral decisions, affecting other departments and compromising the company general result. A process that aims to minimize these planning issues is the Sales and Operations Planning (S&OP). The objective of this work is to present, by means of a case study, the benefits reached with the implementation of this process in a multinational company of telecommunications, located in São José dos Campos, in São Paulo State. A bibliographical research was carried out by approaching subjects as sales forecast, aggregate demand and S&OP. As instruments for data collecting, four questionnaires had been used to summarize the perception of Sales, Logistic, Manufacture and Suppliers departments regarding the benefits gotten for customers, processes, production and suppliers, as well as, direct comments, company internal information, etc. The results had demonstrated improvements in internal communication, relationship between areas, suppliers performance, customers deliveries, and so on. On the research results, it is concluded that the S&OP process implementation brought some benefits for the company object of the study, proven by the received questionnaires and the internal performance measurers of the company areas. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Planejamento de vendas e operações pt_BR
dc.subject Previsão de vendas pt_BR
dc.subject Demanda agregada pt_BR
dc.title Planejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso em uma empresa na indústria de telecomunicações pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-10-18
dc.date.available 2022-10-18T11:32:17Z
dc.date.accessioned 2022-10-18T11:32:17Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5665863282336870 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Renato da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9161092505168234 pt_BR
dc.description.resumo Num mercado de mudanças freqüentes, é cada vez mais premente a necessidade que as empresas têm em buscar novas técnicas de planejamento para alcançar as metas estabelecidas na estratégia corporativa. A cada dia são criados novos processos que disponibilizam uma infinidade de informações. Muitas vezes estas informações são analisadas de maneira isolada e acabam induzindo à decisões unilaterais, afetando outros departamentos e comprometendo o resultado geral da empresa. Um processo que visa minimizar esses distúrbios de planejamento na organização é o Planejamento de Vendas e Operações – Sales and Operations Planning (S&OP). O objetivo deste trabalho é apresentar, por meio de um estudo de caso, os benefícios alcançados com a implementação desse processo em uma empresa multinacional do ramo de telecomunicações, localizada no Município de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando temas como previsão de vendas, demanda agregada e S&OP. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados quatro questionários que resumem a percepção das áreas de Vendas, Logística, Manufatura e dos Fornecedores a respeito dos benefícios obtidos para os clientes, processos, produção e fornecedores, além de observações diretas e dados da empresa. Os resultados demonstraram que houve melhoria na comunicação interna, relacionamento entre áreas, desempenho de fornecedores, entregas para os clientes, entre outros. Com base nos resultados obtidos na pesquisa, percebe-se que a implantação do processo de S&OP trouxe vários benefícios para a empresa que foi objeto da pesquisa, comprovados por meio dos questionários respondidos e das melhorias refletidas nos medidores de desempenho internos das diversas áreas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references Juan Carlos Coca Navarro. Planejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso em uma empresa na indústria de telecomunicações. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. pt_BR


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