dc.creator |
NAVARRO, Juan Carlos Coca |
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dc.date.issued |
2006-12-14 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3383 |
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dc.description.abstract |
In a market of frequent changes, it is increasingly urgent the necessity the companies have to
search new planning techniques to achieve the corporative strategy established targets. Every
day, new processes are created that provide plenty of information. Many times these
information are analyzed in an isolated, which leads to unilateral decisions, affecting other
departments and compromising the company general result. A process that aims to minimize
these planning issues is the Sales and Operations Planning (S&OP). The objective of this
work is to present, by means of a case study, the benefits reached with the implementation of
this process in a multinational company of telecommunications, located in São José dos
Campos, in São Paulo State. A bibliographical research was carried out by approaching
subjects as sales forecast, aggregate demand and S&OP. As instruments for data collecting,
four questionnaires had been used to summarize the perception of Sales, Logistic,
Manufacture and Suppliers departments regarding the benefits gotten for customers,
processes, production and suppliers, as well as, direct comments, company internal
information, etc. The results had demonstrated improvements in internal communication,
relationship between areas, suppliers performance, customers deliveries, and so on. On the
research results, it is concluded that the S&OP process implementation brought some benefits
for the company object of the study, proven by the received questionnaires and the internal
performance measurers of the company areas. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento de vendas e operações |
pt_BR |
dc.subject |
Previsão de vendas |
pt_BR |
dc.subject |
Demanda agregada |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso em uma empresa na indústria de telecomunicações |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-10-18 |
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dc.date.available |
2022-10-18T11:32:17Z |
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dc.date.accessioned |
2022-10-18T11:32:17Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5665863282336870 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Renato da Silva |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9161092505168234 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Num mercado de mudanças freqüentes, é cada vez mais premente a necessidade que as
empresas têm em buscar novas técnicas de planejamento para alcançar as metas estabelecidas
na estratégia corporativa. A cada dia são criados novos processos que disponibilizam uma
infinidade de informações. Muitas vezes estas informações são analisadas de maneira isolada
e acabam induzindo à decisões unilaterais, afetando outros departamentos e comprometendo o
resultado geral da empresa. Um processo que visa minimizar esses distúrbios de planejamento
na organização é o Planejamento de Vendas e Operações – Sales and Operations Planning
(S&OP). O objetivo deste trabalho é apresentar, por meio de um estudo de caso, os benefícios
alcançados com a implementação desse processo em uma empresa multinacional do ramo de
telecomunicações, localizada no Município de São José dos Campos, Estado de São Paulo.
Foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando temas como previsão de vendas, demanda
agregada e S&OP. Como instrumentos para a coleta de dados, foram utilizados quatro
questionários que resumem a percepção das áreas de Vendas, Logística, Manufatura e dos
Fornecedores a respeito dos benefícios obtidos para os clientes, processos, produção e
fornecedores, além de observações diretas e dados da empresa. Os resultados demonstraram
que houve melhoria na comunicação interna, relacionamento entre áreas, desempenho de
fornecedores, entregas para os clientes, entre outros. Com base nos resultados obtidos na
pesquisa, percebe-se que a implantação do processo de S&OP trouxe vários benefícios para a
empresa que foi objeto da pesquisa, comprovados por meio dos questionários respondidos e
das melhorias refletidas nos medidores de desempenho internos das diversas áreas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
Juan Carlos Coca Navarro. Planejamento de vendas e operações (S&OP): um estudo de caso em uma empresa na indústria de telecomunicações. 2006. 114 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2006. |
pt_BR |