dc.creator |
FÉO, Alexandre Estácio |
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dc.date.issued |
2004-12-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3408 |
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dc.description.abstract |
It is known that electric power systems are submitted to frequent changes of
state, as for instance, in load variations, commutations of generators or
transmission lines, inclusion of new equipments, contingencies, etc. These
changes should be compensated in a way to maintain the electric systems
operating properly with certain specified dynamic. The development of new areas
of the control theory, as well as of new technologies, allows new compensation
methodologies can be applied to electric power systems, aiming at obtainment of
stabler behaviors and improvements in the efficiency of these systems.
This work proposes the utilization of a fuzzy controller that introduces
characteristics of phase lead or lag applied to a power systems stabilizer. The
objective is to obtain a better acting in front to the conventional systems of
compensation.
Seeking to obtain practical results, besides mathematical models and
numeric simulations, experiments will be also elaborated using a laboratory bench
that will act (in reduced scale) the real systems found in the practice.
The obtained results demonstrate the potential front to real disturbances in
an electric system. The fuzzy compensation process proposed possesses great
flexibility in what refers to simulations and real tests.
The practical experiments shown in the work seek to compare and to
validate the proposed method. The new fuzzy stabilizer is a viable alternative that
improves the dynamic acting of the damping system, with positive effects for the
stability of the process in subject. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Estabilizadores de sistema de potência |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de excitação |
pt_BR |
dc.subject |
ESP Fuzzy com características Lead/Lag |
pt_BR |
dc.title |
Implementação de um estabilizador de sistemas de potência utilizando compensador FUZZY com características LEAD/LAG |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-10-26 |
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dc.date.available |
2022-10-26T17:30:34Z |
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dc.date.accessioned |
2022-10-26T17:30:34Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0699865094782564 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ZAMBRONI, Antônio Carlos |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4860175234818683 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
PINHEIRO, Carlos Alberto Murari |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3500660445763630 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Sabe-se que sistemas elétricos de potência são submetidos a mudanças
freqüentes de estado, como por exemplo, em variações de carga, comutações de
geradores ou linhas de transmissão, inclusão de novos equipamentos,
contingências, etc. Estas mudanças devem ser compensadas de maneira a
manter os sistemas elétricos operando adequadamente com determinada
dinâmica especificada. O desenvolvimento de novas áreas da teoria de controle,
assim como de novas tecnologias, permite que novas metodologias de
compensação possam ser aplicadas a sistemas elétricos de potência, visando a
obtenção de comportamentos mais estáveis e melhorias na eficiência destes
sistemas.
Este trabalho propõe a utilização de um controlador nebuloso (Fuzzy) que
apresente características de avanço ou atraso de fase aplicado a um estabilizador
de sistemas de potência. O objetivo é a obtenção de um melhor desempenho
frente aos sistemas convencionais de compensação.
Visando a obtenção de resultados práticos, além de modelos matemáticos e
simulações numéricas, também serão elaborados experimentos utilizando-se de
uma bancada de laboratório, que representará (em escala reduzida) os sistemas
reais encontrados na prática.
Os resultados obtidos demonstram o potencial frente a perturbações reais
em um sistema elétrico. O processo de compensação fuzzy proposto possui
grande flexibilidade no que se refere a simulações e a ensaios reais.
Os experimentos práticos obtidos visam a comparar e validar o método
proposto. O novo estabilizador fuzzy é uma alternativa viável que melhora o
desempenho dinâmico do sistema de amortecimento, com efeitos positivos para a
estabilidade do processo em questão. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
BRIGHENTI JUNIOR, Djalma. Proposta para o gerenciamento de risco em projetos de desenvolvimento de software – pesquisa-ação na Ford Motor Company Brasil. 2005. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2005. |
pt_BR |