dc.creator |
NILO JÚNIOR, Luciano Pinho |
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dc.date.issued |
2003-11-18 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3416 |
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dc.description.abstract |
This work was developed in order to propose a welding GMAW optimise
mathematical model in a company who manufactures heavy truck and buses wheels in low
carbon steel. This optimisation was achieved by Design of Experiments application, using the
Response Surface Methodology technique. The experiment had 31 welding runs and it was
used standard tubeless wheels, which is the most popular model in internal and export market.
The input parameters (voltage, current, longitudinal angle and welding speed) were chosen by
literature review and process characteristics and constraints, as well as the quality bead
improvement added production cycle and wire rate decrease. The responses (rim and disc
penetration, convexity index, base angle and welding area) were determined based on the
weld bead internal specifications and economic aspects. The final mathematical models show,
in a general way, that all input parameters (isolated or combined) have influence in the
responses studied. Therefore it was possible to obtain the total process optimisation based on
technical and economics approaches. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Otimização |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
Solda MIG/MAG |
pt_BR |
dc.title |
Otimização de um processo de solda MIG/MAG para aplicação na indústria automobilística através da utilização da técnica do projeto e análise de experimentos |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2022-11-01 |
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dc.date.available |
2022-11-01T16:56:18Z |
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dc.date.accessioned |
2022-11-01T16:56:18Z |
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dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Sebastião Carlos da |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8667439667953247 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem por finalidade a proposição de um modelo matemático de
otimização de um processo de solda MIG/MAG em uma indústria fabricante de rodas pesadas
em aço de baixa liga para caminhões e ônibus. A otimização do processo foi obtida através
da utilização da técnica do Projeto e Análise de Experimentos, mais precisamente da
Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). Foram realizadas 31 corridas de soldagem
utilizando como corpos de provas rodas padrão para pneu sem câmara cujo formato
atualmente é o mais utilizado no mercado interno e externo. Através da revisão bibliográfica e
características e restrições pertinentes ao processo, bem como os objetivos finais de aumento
da qualidade do cordão com diminuição do tempo de ciclo e quantidade gasta de arame de
solda, foram determinados os parâmetros de entrada: voltagem, corrente, ângulo longitudinal
e velocidade de soldagem. As respostas, baseando-se nas especificações internas do cordão de
solda e também em aspectos econômicos, foram: penetração no aro, penetração no disco,
índice de convexidade, ângulo do pé de solda e área de solda. Através do modelo obtido,
observou-se que, de uma forma geral, todos os parâmetros de entrada apresentam,
isoladamente ou interados, influência significativa nas respostas e foi possível determinar a
otimização do processo como um todo, levando-se em consideração aspectos técnicos e
econômicos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
NILO JÚNIOR, Luciano Pinho. Otimização de um processo de solda MIG/MAG para aplicação na indústria automobilística através da utilização da técnica do projeto e análise de experimentos. 2003. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. |
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