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Otimização de um processo de solda MIG/MAG para aplicação na indústria automobilística através da utilização da técnica do projeto e análise de experimentos

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dc.creator NILO JÚNIOR, Luciano Pinho
dc.date.issued 2003-11-18
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3416
dc.description.abstract This work was developed in order to propose a welding GMAW optimise mathematical model in a company who manufactures heavy truck and buses wheels in low carbon steel. This optimisation was achieved by Design of Experiments application, using the Response Surface Methodology technique. The experiment had 31 welding runs and it was used standard tubeless wheels, which is the most popular model in internal and export market. The input parameters (voltage, current, longitudinal angle and welding speed) were chosen by literature review and process characteristics and constraints, as well as the quality bead improvement added production cycle and wire rate decrease. The responses (rim and disc penetration, convexity index, base angle and welding area) were determined based on the weld bead internal specifications and economic aspects. The final mathematical models show, in a general way, that all input parameters (isolated or combined) have influence in the responses studied. Therefore it was possible to obtain the total process optimisation based on technical and economics approaches. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Otimização pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Solda MIG/MAG pt_BR
dc.title Otimização de um processo de solda MIG/MAG para aplicação na indústria automobilística através da utilização da técnica do projeto e análise de experimentos pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-11-01
dc.date.available 2022-11-01T16:56:18Z
dc.date.accessioned 2022-11-01T16:56:18Z
dc.contributor.advisor1 COSTA, Sebastião Carlos da
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8667439667953247 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem por finalidade a proposição de um modelo matemático de otimização de um processo de solda MIG/MAG em uma indústria fabricante de rodas pesadas em aço de baixa liga para caminhões e ônibus. A otimização do processo foi obtida através da utilização da técnica do Projeto e Análise de Experimentos, mais precisamente da Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). Foram realizadas 31 corridas de soldagem utilizando como corpos de provas rodas padrão para pneu sem câmara cujo formato atualmente é o mais utilizado no mercado interno e externo. Através da revisão bibliográfica e características e restrições pertinentes ao processo, bem como os objetivos finais de aumento da qualidade do cordão com diminuição do tempo de ciclo e quantidade gasta de arame de solda, foram determinados os parâmetros de entrada: voltagem, corrente, ângulo longitudinal e velocidade de soldagem. As respostas, baseando-se nas especificações internas do cordão de solda e também em aspectos econômicos, foram: penetração no aro, penetração no disco, índice de convexidade, ângulo do pé de solda e área de solda. Através do modelo obtido, observou-se que, de uma forma geral, todos os parâmetros de entrada apresentam, isoladamente ou interados, influência significativa nas respostas e foi possível determinar a otimização do processo como um todo, levando-se em consideração aspectos técnicos e econômicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references NILO JÚNIOR, Luciano Pinho. Otimização de um processo de solda MIG/MAG para aplicação na indústria automobilística através da utilização da técnica do projeto e análise de experimentos. 2003. 155 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. pt_BR


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