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Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML

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dc.creator FEICHAS, Felipe Augusto
dc.date.issued 2022-07-29
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3443
dc.description.abstract Software modeling is considered one of the most important topics in software engineering education. Currently, the Unified Modeling Language (UML) is the most widespread and used software modeling language in the software engineering industry. Although the UML is constantly being improved and studied, many studies show that there is difficulty in teaching and learning the subject, due to the complexity of its concepts and the students' cognitive difficulties with abstraction. Also, students face difficulties in understanding the semantics and syntax of models, as well as structuring the information in these models. In addition, there are difficulties for teachers in finding different pedagogical strategies, in order to teach modeling. In this sense, some researches thus search for new tools, techniques or methodologies that help teachers and motivate students regarding the study of UML. This work proposed the development of a web platform to support the studying of software modeling with the UML, using gamification resources. The platform proposed allowed students to complement their UML knowledge in an environment with game elements. Aiming to investigate the impact of using the developed gamified platform, a case study was carried out to evaluate the user experience and satisfaction from the student perspective. From the results, it can be concluded that the platform obtained great acceptance and satisfaction of use. Most of the students participating in the research were satisfied with the usability of the platform, reporting a feeling of contribution of the tool in the studying of the content, in addition to pointing out the satisfaction of using gamification as a pedagogical strategy. As a result, the platform was effective in terms of engaging and motivating students, being a complement to the traditional teaching method. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Unified modeling language pt_BR
dc.subject Modelagem de software pt_BR
dc.subject Engenharia de software pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.title Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2022-12-15
dc.date.available 2022-12-15T15:30:12Z
dc.date.accessioned 2022-12-15T15:30:12Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4777671357263788 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SEABRA, Rodrigo Duarte
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1450824752280712 pt_BR
dc.description.resumo Modelagem de software é considerado um dos temas mais importantes no ensino da engenharia de software. Atualmente, a Unified Modeling Language (UML) é a linguagem de modelagem de software mais difundida e utilizada na indústria da engenharia de software. Embora a UML seja constantemente aprimorada e estudada, muitos trabalhos mostram que há dificuldade no ensino-aprendizagem do tema, devido à complexidade de seus conceitos e às dificuldades cognitivas dos discentes com a abstração. Ainda, os estudantes enfrentam dificuldades para compreender a semântica e a sintaxe dos modelos, bem como estruturar as informações nesses modelos. Além disso, há dificuldades para os docentes em encontrar diferentes estratégias pedagógicas, com o objetivo de ensinar a modelagem. Nesse sentido, algumas pesquisas apresentam uma busca por novas ferramentas, técnicas ou metodologias que auxiliem os professores e motivem os estudantes no que tange ao estudo da UML. Este trabalho propôs o desenvolvimento de uma plataforma web para apoio ao estudo da modelagem de software com a UML, usando recursos de gamificação. A plataforma proposta permitiu aos estudantes complementarem seus conhecimentos da UML em um ambiente com elementos de jogos. Visando investigar o impacto do uso da plataforma gamificada desenvolvida foi realizado um estudo de caso para avaliar a experiência de uso e a satisfação na perspectiva discente. A partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que a plataforma obteve uma ótima aceitação e satisfação de uso. A maioria dos discentes participantes da pesquisa se sentiu satisfeita no quesito usabilidade da plataforma, relatando um sentimento de contribuição da ferramenta no estudo do conteúdo, além de apontar a satisfação do uso da gamificação como estratégia pedagógica. Como resultado, a plataforma foi eficaz quanto ao engajamento e motivação dos discentes, sendo um complemento ao método tradicional de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Ciência e Tecnologia da Computação pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA::CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.relation.references FEICHAS, Felipe Augusto. Avaliação da percepção de uso de uma plataforma gamificada sob a perspectiva discente: uma abordagem no estudo da UML. 2022. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Computação.) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


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