dc.creator |
BARNABÉ, Tiago Leão |
|
dc.date.issued |
2022-12-12 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3466 |
|
dc.description.abstract |
The present work proposed to investigate the elements of the Pedagogical Content
Knowledge (CPC), expressed in teaching materials on electricity and magnetism
produced by physics undergraduates, during a formative practice of elaboration of
teaching materials in the context of a subject dedicated to the practice of physics
teaching, in this case the topics of electricity and magnetism.We took the
Pedagogical Content Knowledge as the main element to be investigated in the
teaching materials produced by undergraduates during the formative practice. The
analysis was carried out seeking to identify in the materials produced by the
undergraduates elements that express subdomains of CPC. During the analysis of
the materials produced the elements identified were categorized and synthesized to
expose a broad view of the potentialities of the formative practice of elaboration of
didactic materials. As a result, we identified that the subdomains related to the
Physics teaching process and teaching strategies are widely consolidated by the
undergraduates and methodically expressed in the materials produced, the
subdomains related to the main difficulties faced by students and the subdomain
related to assessment were expressed with less representation in the materials,
possibly because the undergraduates are still in the process of training and do not
have teaching experience. Thus, we conclude that the formative activity of preparing
teaching materials by future teachers has several potentialities to build, expand and
consolidate the subdomains of pedagogical content knowledge in teaching electricity
and magnetism. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento pedagógico do conteúdo |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de física |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de materiais didáticos |
pt_BR |
dc.title |
Elementos do conhecimento pedagógico de conteúdo expressos por futuros professores de física em materiais didáticos sobre eletricidade e magnetismo |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-01-30 |
|
dc.date.available |
2023-01-30T16:51:11Z |
|
dc.date.accessioned |
2023-01-30T16:51:11Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4129834031607295 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, João Ricardo Neves da |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5821775579111920 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho se propôs a investigar os elementos do Conhecimento
Pedagógico de Conteúdo (CPC), expressos em materiais didáticos sobre
eletricidade e magnetismo produzidos por licenciandos em física, durante uma
prática formativa de elaboração de materiais didáticos no âmbito de uma disciplina
dedicada à prática do ensino de física, neste caso dos tópicos de eletricidade e
magnetismo.Tomamos o Conhecimento Pedagógico de Conteúdo como principal
elemento a ser investigado nos materiais didáticos produzidos pelos licenciandos
durante a prática formativa. A análise foi realizada buscando identificar nos
materiais produzidos pelos licenciandos elementos que expressem subdomínios do
CPC. Durante a análise dos materiais produzidos os elementos identificados foram
categorizados sintetizados para expor uma visão ampla das potencialidades da
prática formativa de elaboração de materiais didáticos. Como resultado
identificamos que os subdomínios referentes ao processo de ensino de Física e às
estratégias de ensino são amplamente consolidados pelos licenciandos e
metodicamente expressos nos materiais produzidos, os subdomínios referentes às
principais dificuldades enfrentadas pelos alunos e o subdomínio referente a
avaliação foram expressos com menor representação nos materiais, possivelmente
pelo fato dos licenciandos ainda estarem em processo de formação e não
possuírem experiência docente. Assim concluímos que a atividade formativa de
elaboração de materiais didáticos por futuros professores apresenta diversas
potencialidades para construir, ampliar e consolidar os subdomínios do
conhecimento pedagógico do conteúdo no ensino de eletricidade e magnetismo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
BARNABÉ, Tiago Leão. Elementos do conhecimento pedagógico de conteúdo expressos por futuros professores de física em materiais didáticos sobre eletricidade e magnetismo. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. |
pt_BR |