dc.creator |
BARBÊDO, Simone Angélica Del-Ducca |
|
dc.date.issued |
2004-04-26 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3470 |
|
dc.description.abstract |
The globalization of the economy and, consequently, the increase of competitiveness among
companies define quality as an essential factor to maintain the organization in the market. The
services sector, which has been growing significantly around the world, is placed in this
context to reach the excellence in the offered services and products. Considering the
characteristics of the services sector, specially the information services, this work aimed to
analyze the implementation of a quality system management, particularly, the ISO 9001:2000
in a university library. The study was achieved at Mário Henrique Simonsen Library of the
Fundação Getúlio Vargas in the city of Rio de Janeiro, the first brazilian university library to
receive ISO 9001:2000 certification. To analyze this management system, a model to apply
this standard in universities libraries was designed following the sections described in the ISO
9001:2000 processes based model: manager responsibility, resources management, product
achievement and measurement, analysis and improvement. This model suggests the
improvement and the development of some activities and the application of some resources
that can help in the effective standard application. The validation of this model was confirmed
through the analysis with the case study outcomes, concluding the applicability of ISO
9001:2000 in information services which contribute, indirectly for the cultural and intellectual
development of the society. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de gestão da qualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade em serviços |
pt_BR |
dc.subject |
ISO 9001:2000 |
pt_BR |
dc.title |
Sistema de gestão da qualidade em serviços: estudo de caso em uma biblioteca universitária |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-01-02 |
|
dc.date.available |
2023-02-02T13:26:16Z |
|
dc.date.accessioned |
2023-02-02T13:26:16Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4549347917685626 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TURRIONI, João Batista |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5690488997369386 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A globalização da economia e, conseqüentemente, o aumento da competitividade entre as
empresas define a qualidade como um fator essencial para a manutenção das organizações no
mercado. O setor de serviços, que vem crescendo significativamente por todo mundo, também
está inserido neste contexto, buscando a excelência nos produtos e serviços oferecidos.
Considerando as características peculiares do setor de serviços, de modo especial dos serviços
de informação, este trabalho teve como objetivo analisar a implementação de um sistema de
gestão da qualidade, de modo particular a ISO 9001:2000, em uma biblioteca universitária. O
estudo foi realizado na Biblioteca Mário Henrique Simonsen da Fundação Getúlio Vargas no
Rio de Janeiro, a primeira biblioteca universitária brasileira a receber certificação ISO
9001:2000. Para análise do sistema de gestão, delineou-se um modelo de aplicação da norma
para bibliotecas universitárias seguindo as seções descritas no modelo da ISO 9001:2000
baseada em processos: responsabilidade da administração, gestão de recursos, realização do
produto e medição, análise e melhoria. O modelo proposto sugere o desenvolvimento e a
melhoria de algumas atividades, além da aplicação de alguns recursos que podem auxiliar na
aplicação efetiva da norma. A validação do modelo foi confirmada através de sua análise com
os resultados do estudo de caso, concluindo a aplicabilidade da ISO 9001:2000 em serviços de
informação que contribui indiretamente para o desenvolvimento cultural e intelectual da
sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO |
pt_BR |
dc.relation.references |
BARBÊDO, Simone Angélica Del-Ducca. Sistema de gestão da qualidade em serviços: estudo de caso em uma biblioteca universitária. 2004. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2004. |
pt_BR |