dc.creator |
VIOLIN, Airton |
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dc.date.issued |
2003-11-10 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3491 |
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dc.description.abstract |
The power system studies carried out on planning level to define the transmission expansion system, in general, do not include accurate models for substations bus arrangements. On the other hand, as it is known some substations were involved in recent black-outs occurred in the Brazilian system because of failures in its bus arrangements. The main consequences were the multiple and simultaneous outages in the transmission system, showing the necessity of detailed analysis. The main goal of this work is to propose quantitative indices to do comparative studies, taking in account different substations. This kind of analysis will make possible the improvement of the existing substations and to assure that the future ones will not represent a high risk to the system security. Indices are proposed, tests are carried out and the advantages and disadvantages, as long as the limits of the metodology are discussed. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema de potência |
pt_BR |
dc.subject |
Subestação |
pt_BR |
dc.subject |
Configuração de barra |
pt_BR |
dc.subject |
Esquema de manobra |
pt_BR |
dc.title |
Índice para classificação de configurações de barra de subestações |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-02-10 |
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dc.date.available |
2023-02-10T16:06:54Z |
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dc.date.accessioned |
2023-02-10T16:06:54Z |
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dc.contributor.advisor1 |
MARTINEZ, Manuel Luís Barreira |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7028813097050040 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
ROCHA, Roberto Luís Magalhães |
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dc.description.resumo |
Os estudos elétricos que são realizados, em nível de planejamento, para a definição da expansão de sistemas de transmissão, em geral, não representam em detalhes as configurações de barra das subestações envolvidas. Por outro lado, sabe-se que os recentes “black-outs” ocorridos no Brasil foram conseqüências, diretas ou indiretas, de saídas múltiplas e simultâneas provocadas por falhas no pátio de manobras de determinadas subestações da rede básica, indicando a necessidade de avaliações mais detalhadas em suas configurações de barra. O objetivo do trabalho é o de propor indicadores quantitativos para subsidiar análises comparativas entre diferentes tipos de configurações de barra, orientando possíveis reforços em subestações existentes e evitando configurações indesejáveis em subestações futuras, minimizando com isto a existência de “elos frágeis” na rede básica. São propostos indicadores, realizados testes e discutidas as vantagens, desvantagens e as limitações nas suas aplicações. |
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dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia Elétrica |
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dc.publisher.initials |
UNIFEI |
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dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
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dc.relation.references |
VIOLIN, Airton. Índice para classificação de configurações de barra de subestações. 2003. 93 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. |
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