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Reconfiguração de sistemas ativos com alocação ótima de bateria

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dc.creator CARDOZO, Ricardo Francisco Alonso
dc.date.issued 2022-12-09
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3515
dc.description.abstract Resilience of electrical power systems is a paradigm that has been studied in order to provide continuity to the electrical energy service during the interruption of the main source. This leads to the need to use the existing resources in the microgrid in an intelligent way in order to, first, serve as many users as possible and second, for the longest possible time. Then the question becomes an energy optimization problem. In this context, the service of important loads such as hospitals, government, transport, public lighting, and telecommunications has to be considered as a priority. In this work, the connection of priority loads is made before the other loads. The restoration of loads can be done from a centralized or in a decentralized way. In this work, the reestablishment of loads will be analyzed in a centralized way, from a supervisory organism or Distribution Management System, ADMS for its acronyms in English (Advantage Distribution Management System). The methodology includes the remote connection and disconnection of loads and switches, as well as the allocation of battery-DC/AC inverter set mounted on trucks (MTBESS) at strategic points intelligently chosen in order to restore the largest amount of priority load possible first and then the other loads. In this sense, MTBESS are a very important asset to achieve this multipurpose. This work proposes a strategy for the use of MTBESS in charging and discharging regimes with the idea of supporting the other generation sources to meet the demands during the interruption time. Distribution systems are very dynamic, scenarios vary depending on distributed generation availability, time of day, typical day, etc. So the allocation of battery trucks, the state of switches (open or closed) and connected loads may vary according to these scenarios. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Geração distribuída pt_BR
dc.subject Sistemas imunológicos artificiais pt_BR
dc.subject Sistemas de distribuição ilhados pt_BR
dc.subject Bateria-inversor DC/AC pt_BR
dc.title Reconfiguração de sistemas ativos com alocação ótima de bateria pt_BR
dc.type Tese pt_BR
dc.date.available 2023-02-23
dc.date.available 2023-02-23T16:35:23Z
dc.date.accessioned 2023-02-23T16:35:23Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0077843946526379 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ZAMBRONI, Antônio Carlos
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4860175234818683 pt_BR
dc.description.resumo Resiliência dos sistemas elétricos de potência é um paradigma que vem sendo estudado com vista a dar continuidade ao serviço de energia elétrica durante a interrupção da fonte principal. Isto leva à necessidade de utilizar os recursos existentes na microrrede de maneira inteligente com o intuito de, em primeiro lugar, atender a maior quantidade de usuários possíveis e segundo, durante a maior duração de tempo possível. Então, a questão converte-se num problema de otimização de energia. Neste contexto, o atendimento das cargas importantes, como hospitais, governo, transporte, iluminação pública e telecomunicações, tem que ser consideradas como prioridade. Neste trabalho, a conexão das cargas prioritárias é feita antes das outras cargas. O restabelecimento das cargas pode ser feito a partir de um organismo centralizado ou em forma descentralizada. Neste trabalho, será analisado o restabelecimento das cargas de forma centralizada, por intermédio de um órgão supervisor ou Sistema de Gerenciamento de Distribuição, ADMS por suas siglas em inglês (Advantage Distribution Managment System). A metodologia inclui a conexão e desconexão remota de cargas e chaves, assim como a alocação de conjuntos bateria-inversor DC/AC (MTBESS) montados em caminhões em pontos estratégicos escolhidos inteligentemente como o intuito de restabelecer em primeiro lugar a maior quantidade de carga prioritária possível e logo as demais cargas. Nesse sentido, as MTBESS constituem um ativo muito importante para conseguir esse multi propósito. Este trabalho propõe uma estratégia para o uso das MTBESS em regimentes de carga e descarga com a ideia de suportar as demais fontes de geração para a atenção das demandas durante o tempo de interrupção. Os sistemas de distribuição são muito dinâmicos, os cenários variam dependendo da disponibilidade de geração distribuída, horário, dia típico, etc. Então, a alocação de MTBESS, o estado das chaves (abertas ou fechadas) e as cargas conectadas podem variar de acordo com esses cenários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA pt_BR
dc.relation.references CARDOZO, Ricardo Francisco Alonso. Reconfiguração de sistemas ativos com alocação ótima de bateria. 2022. 123 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2022. pt_BR


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