dc.creator |
HONÓRIO, Leonardo de Mello |
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dc.date.issued |
2002-03-07 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3516 |
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dc.description.abstract |
This thesis studies three topics related to voltage collapse: Load margin increase,
load shedding and sensitivity analysis. For each study, optimization techniques are employed.
For load margin increase, a new strategy to avoid voltage collapse is proposed.
With the help of interior points-based optimization algorithms, some control actions are
proposed in order to minimize the voltage collapse symptoms. Even though an operating
point close to voltage collapse is associated with high system loss, the literature shows
that minimizing the loss may not enlarge the system margin. Rather than that, this work
proposes to reduce the system loss and maximize the voltage level in a certain area of
interest, yielding a better load margin with no risk of over excitation.
The second part of the work is related to load shedding analysis. The literature
shows that optimization techniques provide the best results for this purpose. On the other
hand, such methods are time consuming. As a consequence of that, this thesis works on
three different methodologies for load shedding analysis. The first one is based on the
direct method, widely spread in the literature for load margin calculation, but not usually
applied for load shedding studies. The second approach is based on interior points
method. For this, a Lagrangian function is created using only the objective function and
the active and reactive power equations.
Finally, the problem of topological changes is addressed. When it comes to topological
changes, the problem of building new transmission lines, construction of new plants
or capacitor shunt installation are very expensive. It drives one to be careful about the
planning actions recommended. For this, these actions need to be exhaustively studied.
With this purpose, this thesis presents a methodology based on optimization theory. Such
a methodology employs the Lagrange multipliers, obtained by a interior points algorithm,
as an index which identifies effectively the best control actions to be taken in order to
achieve a goal. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Otimização |
pt_BR |
dc.subject |
Colapso de tensão |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de sensibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Corte de carga |
pt_BR |
dc.subject |
Multiplicadores de Lagrange |
pt_BR |
dc.title |
Consideração de técnicas de otimização aplicadas ao problema de colapso de tensão |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-02-23 |
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dc.date.available |
2023-02-23T18:03:09Z |
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dc.date.accessioned |
2023-02-23T18:03:09Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4319412527458142 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ZAMBRONI, Antônio Carlos |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4860175234818683 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho aborda três temas relacionados à estabilidade de tensão: Aumento
da Margem de Carga, Corte de Carga e análise de sensibilidade. Para cada um destes
estudos, técnicas de otimização são empregadas.
Para o aumento da margem de carga, uma nova estratégia para evitar o problema
de Colapso de Tensão é apresentada. Através de algoritmos de otimização baseados
em pontos interiores, foram propostas ações de controle para atuar nos sintomas
de colapso de tensão. Apesar de um ponto próximo à bifurcação apresentar altas perdas
elétricas e um baixo perfil de tensão, a literatura mostra que a redução total das perdas
visando o aumento do ponto máximo de carregamento pode ter conseqüências indesejadas.
Em vez disso esse trabalho propõe que ações de controle visando a redução de
perdas e a melhoria do perfil de tensão sejam executadas apenas localmente, evitando
assim, o risco de sobre compensação.
A segunda parte do trabalho analisa o problema de corte de carga. A literatura
indica os métodos de otimização como as melhores ferramentas de análise para corte de
carga. Porém, estes métodos são computacionalmente onerosos. Desta forma, este
trabalho apresenta três novas metodologias para se realizar o estudo de corte de carga.
A primeira é baseada no método direto, que apesar de muito utilizado para a determinação
do ponto máximo de carregamento, não se tem o conhecimento de que esse método
já tenha sido utilizado para a realização de corte de carga. O segundo é baseado nos
métodos de otimização de pontos interiores, onde uma função de Lagrange é montada
utilizando-se apenas a função objetivo e as equações de fluxo de potência ativa e reativa.
Finalizando, o problema de análise de sensibilidade à mudanças topológicas é analisado.
A construção de novas linhas de transmissão, a repotencialização de unidades
geradoras ou a instalação de bancos de capacitores em um sistema elétrico requer um
alto investimento. Isso faz com que ações de planejamento devam ser cuidadosamente
analisadas. Para tanto este trabalho apresenta uma metodologia baseada nos fundamentos
da otimização. Tal metodologia utiliza os multiplicadores de Lagrange, obtidos através
de um algoritmo de pontos interiores, como um índice que determina com precisão quais
as melhores ações de planejamento que devem ser realizadas para obter um objetivo
desejado. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA::SISTEMAS ELÉTRICOS DE POTÊNCIA |
pt_BR |
dc.relation.references |
HONÓRIO, Leonardo de Mello. Consideração de técnicas de otimização aplicadas ao problema de colapso de tensão. 2002. 130 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2002. |
pt_BR |