dc.creator |
RICCI, José Eugênio Rios |
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dc.date.issued |
2002-09-20 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3519 |
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dc.description.abstract |
The aim of this work is to simulate numerically the two-dimensional, incompressible,
unsteady flow around a body of arbitrary shape in the presence of a ground plane. The fluid is
Newtonian, with constant properties. This problem can be considered as a preliminary study
to analyze the global flow that develops in turbomachines due the rotor/volute interference.
As an initial approximation, the rotor motion inside the volute can be interpreted as the
motion of an airfoil in the vicinity of a ground plane. A new methodology using the discrete
vortex method is presented, being possible to analyze the effects of the interaction of the
airfoil and the ground-plane wakes. The airfoil surface is simulated by straight-line panels,
with constant-strength vortex distribution. The vorticity generated on the airfoil and ground
plane surfaces is replaced by Lamb vortices located near the surfaces. The wake dynamics is
computed using the convection-diffusion splitting algorithm, where the convection process is
carried out with a lagrangian second order time marching scheme (Adams-Bashforth scheme),
and the diffusion process is simulated using the random walk method. The physical
characteristics of the airfoil and ground-plane wake interaction are identified and analyzed;
results for the aerodynamics loads are presented and comparisons are made with other results
available in the literature. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Método de vórtices |
pt_BR |
dc.subject |
Efeito solo |
pt_BR |
dc.subject |
Cargas aerodinâmicas |
pt_BR |
dc.title |
Simulação numérica do escoamento ao redor de um corpo de forma arbitrária, estacionado nas imediações de uma superfície plana, com o emprego do método de vórtices |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-02-27 |
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dc.date.available |
2023-02-27T12:30:25Z |
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dc.date.accessioned |
2023-02-27T12:30:25Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5718165836447171 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
HIRATA, Miguel Hiroo |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3433967533514433 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
MANZANARES FILHO, Nelson |
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dc.contributor.advisor-co1Lattes |
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3703215687960139 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho têm como objetivo analisar o escoamento, não permanente, de um fluido
newtoniano em torno de um corpo de forma arbitrária, disposto nas proximidades de uma
superfície plana. Este problema mais simples pode ser associado a uma primeira etapa da
solução do escoamento global desenvolvido no interior das Máquinas de Fluxo, onde um rotor
se desloca em relação à carcaça (voluta). O movimento do rotor dentro da voluta pode ser, em
primeira instância, interpretado como o movimento de um aerofólio nas proximidades de uma
superfície sólida. Neste trabalho, utiliza-se uma nova metodologia, que emprega o Método de
Vórtices, para a análise do problema. Esta metodologia considera os efeitos da viscosidade e,
como conseqüência, a dinâmica da vorticidade gerada na superfície do aerofólio e do solo,
tornando possível a análise da intensa interação presente na esteira assim formada. A
superfície do aerofólio é simulada por painéis planos sobre os quais se distribui vorticidade de
densidade constante. Para viabilizar o tratamento numérico, a vorticidade, gerada nas
vizinhanças do aerofólio e do solo, é discretizada com a utilização de vórtices de Lamb; este
vórtice possui um núcleo, de raio σo, no interior do qual a vorticidade é distribuída segundo
uma distribuição gaussiana . Um esquema puramente lagrangiano é adotado para simular a
convecção destes vórtices. O processo de difusão é simulado usando o Método de Difusão
Randômica. Os resultados das simulações numéricas permitem a identificação e análise dos
mecanismos presentes, tal como o efeito cinemático, associado à aceleração do fluido em
função da restrição ao escoamento e que atua no sentido de diminuir a sustentação, como
também o efeito associado ao deslocamento do ponto de estagnação e que atua no sentido de
aumentar a sustentação. O “efeito solo” resultante se dá no sentido do efeito predominante. As
cargas aerodinâmicas são calculadas e comparadas com dados disponíveis na literatura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
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dc.publisher.department |
IEM - Instituto de Engenharia Mecânica |
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dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Mecânica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
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dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECÂNICA |
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dc.relation.references |
RICCI, José Eugênio Rios. Simulação numérica do escoamento ao redor de um corpo de forma arbitrária, estacionado nas imediações de uma superfície plana, com o emprego do método de vórtices. 2002. 111 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2002. |
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