DSpace/Manakin Repository

Um diagnóstico do processo de atendimento a clientes em uma agência bancária através de mapeamento do processo e simulação computacional

Mostrar registro simples

dc.creator LEAL, Fabiano
dc.date.issued 2003-02-20
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3563
dc.description.abstract The present work proposes a diagnosis of the customers attendance process in the agency of the Caixa Econômica Federal de Itajubá, by means of the process mapping and computer simulation, applied in an integrated way. This work presents literature review revision about the service sector, bank segment, techniques of process mapping, management of waiting lines and computer simulation. The whole work focus the customer, as the main reference in the attendance process. The process mapping was accomplished through the use of four techniques: flowcharting, IDEF3, UML and DFD. The variable "number of customers in the line" and "waiting time in the line" were registered in the diagnosis through the software ProModel, as well as the indicator of value aggregation to the customer. Finally, the work proposes a series of improvements to the attendance process, in order to eliminate the activities that do not aggregate value to the customer. The consequent reduction of waiting time in line was possible through the changing of variables and parameters as the cashdesks number and their work shift, in agreement with the idea of employee multifunctionality. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Clientes pt_BR
dc.subject Atendimento bancário pt_BR
dc.subject Filas pt_BR
dc.subject Mapeamento do processo pt_BR
dc.subject Simulação computacional pt_BR
dc.title Um diagnóstico do processo de atendimento a clientes em uma agência bancária através de mapeamento do processo e simulação computacional pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-03-24
dc.date.available 2023-03-24T19:07:47Z
dc.date.accessioned 2023-03-24T19:07:47Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4677862183830898 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Dagoberto Alves de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6443290239075662 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho tem como proposta diagnosticar o processo de atendimento a clientes na agência da Caixa Econômica Federal de Itajubá, através do uso do mapeamento de processo e da simulação computacional, aplicados de forma integrada. O trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre o setor de serviços, segmento bancário, técnicas de mapeamento de processo, gestão de filas e simulação computacional. Todo o trabalho tem foco no cliente, como principal referência no processo de atendimento. O mapeamento foi realizado através do uso de quatro técnicas: mapofluxograma, IDEF3, UML e DFD. As variáveis "número de clientes na fila" e "tempo de permanência na fila" foram registradas no diagnóstico através do simulador ProModel, assim como o indicador de agregação de valor ao cliente. Por fim, o trabalho propõe uma série de melhorias ao processo de atendimento, objetivando eliminar as atividades que não agregam valor ao cliente e reduzir o tempo de espera na fila, através da alteração de variáveis e parâmetros como o número de caixas e seu turno de trabalho, de acordo com princípios da multifuncionalidade de funcionários. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Engenharia de Produção pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUÇÃO pt_BR
dc.relation.references LEAL, Fabiano. Um diagnóstico do processo de atendimento a clientes em uma Agência bancária através de mapeamento do processo e simulação Computacional. 2003. 209 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2003. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples