dc.creator |
PONTES, Luciana Aparecida de |
|
dc.date.issued |
2015-12-08 |
|
dc.identifier.citation |
PONTES, Luciana Aparecida de. Os indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/356 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho de cunho qualitativo caracteriza-se por Pesquisa-ação, tendo como objetivo central encontrar indicadores de Alfabetização Científica nos processos de elaboração de atividades e de mediação colaborativa, em um grupo de alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola do ensino privado, situada em um município ao Sul de Minas Gerais, por meio da realização de um projeto voluntariado destinado a auxiliar a intervenção pedagógica de alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do mesmo município. Para tal foram levantadas as dificuldades desses alunos em alguns temas de Ciências e Matemática, segundo seus professores. A realização do projeto propiciou o uso dos indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008) para encontrar evidências se a Alfabetização Científica está ou não em construção entre os alunos do Ensino Médio e também verificar a influência do trabalho colaborativo para a aprendizagem de Ciências e Matemática. Para o levantamento de dados desta pesquisa foram utilizados os seguintes materiais: as anotações em diário de campo realizadas durante a elaboração das atividades; os jogos e atividades confeccionados pelos alunos do Ensino Médio; os relatórios elaborados pelos alunos do Ensino Médio; o questionário
aplicado aos alunos do Ensino Médio no final do projeto. O conteúdo dos dados foi
analisado por meio dos princípios norteadores da análise textual discursiva, sendo que as analistas foram três professoras especialistas em Pedagogia, Matemática e Biologia, participantes do projeto, que estudaram os materiais quanto ao potencial para o ensino e aprendizagem e a presença dos indicadores de Alfabetização Científica. A análise revelou mudanças na forma como os alunos participantes passaram a observar os conteúdos das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e a presença de indicadores de Alfabetização Científica em todas as etapas do projeto realizado, sendo desta forma, alcançado os objetivos da pesquisa. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.title |
Os indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio. |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.place |
Itajubá |
pt_BR |
dc.pages |
180 p. |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Alfabetização Científica |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Ensino de Ciências e Matemática |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Oficinas Pedagógicas |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Projetos |
pt_BR |
dc.keywords.portuguese |
Jogos |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Scientific literacy |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Science and Mathematics |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Pedagogic Workshops |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Projects |
pt_BR |
dc.keywords.english |
Games |
pt_BR |
dc.orientador.principal |
SILVA, Milady Renata Apolinário da |
|
dc.orientador.coorientador |
OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de |
|
dc.place.presentation |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.pg.programa |
Ensino de Ciências – Mestrado Profissional |
pt_BR |
dc.pg.area |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.date.available |
2016-03-01T18:54:14Z |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-01T18:54:14Z |
|
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
|
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
|