DSpace/Manakin Repository

Os indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio.

Mostrar registro simples

dc.creator PONTES, Luciana Aparecida de
dc.date.issued 2015-12-08
dc.identifier.citation PONTES, Luciana Aparecida de. Os indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio. 2015. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/356
dc.description.abstract O presente trabalho de cunho qualitativo caracteriza-se por Pesquisa-ação, tendo como objetivo central encontrar indicadores de Alfabetização Científica nos processos de elaboração de atividades e de mediação colaborativa, em um grupo de alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio de uma escola do ensino privado, situada em um município ao Sul de Minas Gerais, por meio da realização de um projeto voluntariado destinado a auxiliar a intervenção pedagógica de alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do mesmo município. Para tal foram levantadas as dificuldades desses alunos em alguns temas de Ciências e Matemática, segundo seus professores. A realização do projeto propiciou o uso dos indicadores de Alfabetização Científica propostos por Sasseron (2008) para encontrar evidências se a Alfabetização Científica está ou não em construção entre os alunos do Ensino Médio e também verificar a influência do trabalho colaborativo para a aprendizagem de Ciências e Matemática. Para o levantamento de dados desta pesquisa foram utilizados os seguintes materiais: as anotações em diário de campo realizadas durante a elaboração das atividades; os jogos e atividades confeccionados pelos alunos do Ensino Médio; os relatórios elaborados pelos alunos do Ensino Médio; o questionário aplicado aos alunos do Ensino Médio no final do projeto. O conteúdo dos dados foi analisado por meio dos princípios norteadores da análise textual discursiva, sendo que as analistas foram três professoras especialistas em Pedagogia, Matemática e Biologia, participantes do projeto, que estudaram os materiais quanto ao potencial para o ensino e aprendizagem e a presença dos indicadores de Alfabetização Científica. A análise revelou mudanças na forma como os alunos participantes passaram a observar os conteúdos das áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e a presença de indicadores de Alfabetização Científica em todas as etapas do projeto realizado, sendo desta forma, alcançado os objetivos da pesquisa. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Os indícios da Alfabetização Científica nos processos de elaboração e aplicação de oficinas de Ciências e Matemática por alunos do Ensino Médio. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 180 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Alfabetização Científica pt_BR
dc.keywords.portuguese Ensino de Ciências e Matemática pt_BR
dc.keywords.portuguese Oficinas Pedagógicas pt_BR
dc.keywords.portuguese Projetos pt_BR
dc.keywords.portuguese Jogos pt_BR
dc.keywords.english Scientific literacy pt_BR
dc.keywords.english Science and Mathematics pt_BR
dc.keywords.english Pedagogic Workshops pt_BR
dc.keywords.english Projects pt_BR
dc.keywords.english Games pt_BR
dc.orientador.principal SILVA, Milady Renata Apolinário da
dc.orientador.coorientador OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Ensino de Ciências – Mestrado Profissional pt_BR
dc.pg.area Ensino de Ciências pt_BR
dc.date.available 2016-03-01T18:54:14Z
dc.date.accessioned 2016-03-01T18:54:14Z
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples