dc.creator |
MAROTI JUNIOR, Robson |
|
dc.date.issued |
2023-02-15 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3658 |
|
dc.description.abstract |
Brazilian legislation recommends the inclusion of Environmental Issues at different
levels of schooling, including higher education. More specifically, a portion of
normative instruments emphasize that Environmental Issues must be incorporated
into the initial training of teachers, regardless of the area of knowledge or level of
education in which future educators are bound to work. In addition, the field of
education, in general, recognizes and recommends that different aspects of the
political dimension of the environmental matter are present in the initial training of
future teachers. In this context, in agreement with those who defend the presence of
environmental issues in initial teacher training, an investigative study was developed,
focused on teaching courses at a public University located in the south of the state of
Minas Gerais. The question that guided the investigation was elaborated in this wise:
what aspects of the political dimension of the environmental matter are emphasized
in the training of undergraduate students in Biology, Physics, Mathematics and
Chemistry at a public University in the state of Minas Gerais? It was possible to
obtain research data from the contact with the Pedagogical Projects of the courses
and from interviews that were conducted with the coordinators of the referred
courses. The data analysis was inspired by the procedures proposed by content
analysis. The results indicate that: a) the courses address the environmental issue in
projects and extension work, but the disciplines in fact constitute a privileged position
for the treatment of the environmental issue; b) there are little situations offered by
courses that focus on the perspective of the political dimension of environmental
issues; c) aspects of the environmental theme and its political dimension are little
evidenced in the curriculum of certain disciplines and also in the reasoning of the
coordinators who participated in this investigation. However, even though limitations
were encountered, the efforts and initiatives of the degree courses to address
environmental issues in the teacher training process were recognized. It is
considered that the incorporation of the environmental issue and its political
dimension in teacher training courses requires the construction of new meanings for
what we call teacher training. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Dimensão política da temática ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Licenciaturas em ciências da natureza e matemática |
pt_BR |
dc.title |
A inserção da temática ambiental nos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química da UNIFEI |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-05-05 |
|
dc.date.available |
2023-05-05T19:21:17Z |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-05T19:21:17Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3140370390701220 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luciano Fernandes |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1781635598727043 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
legislação brasileira recomenda a inserção da Temática Ambiental nos diferentes
níveis de ensino, incluindo o ensino superior. Especificamente, alguns instrumentos
normativos enfatizam que a Temática Ambiental deve ser incorporada à formação
inicial dos professores, independentemente da área de conhecimento a que se
vincula o curso ou nível de ensino em que os futuros professores irão trabalhar.
Além disso, o campo da educação, de maneira geral, reconhece e recomenda que
diferentes aspectos da dimensão política da temática ambiental esteja presente na
formação inicial de professores. Nesse contexto, em consonância com aqueles que
defendem a presença da temática ambiental na formação inicial de professores,
elaboramos um estudo investigativo voltado para cursos de licenciatura de uma
universidade pública localizada no sul do estado de Minas Gerais. A questão que
orientou nossa investigação foi elaborada da seguinte maneira: que aspectos da
dimensão política da temática ambiental são enfatizados na formação de
licenciandos de Biologia, Física, Matemática e Química de uma universidade pública
do estado de Minas Gerais? Tivemos possibilidade de obter dados de pesquisa a
partir do contato com os Projetos Pedagógicos dos Cursos e de entrevistas que
foram realizadas com os coordenadores dos referidos cursos. A análise dos dados
foi inspirada nos procedimentos propostos pela Análise de Conteúdo. Os resultados
indicam que: a) os cursos abordam a temática ambiental em projetos e trabalhos de
extensão, porém as disciplinas de fato se constituem como lócus privilegiado para o
tratamento da temática ambiental; b) são poucas as situações oferecidas pelos
cursos que se voltam para a perspectiva da dimensão política da temática ambiental;
c) aspectos da temática ambiental e sua dimensão política são pouco evidenciados
nas ementas de determinadas disciplinas e também nos argumentos dos
coordenadores que participaram dessa investigação. Todavia, embora tenhamos
nos deparado com algumas limitações, reconhecemos os esforços e as iniciativas
dos cursos de licenciatura para tratar a temática ambiental no processo de formação
dos professores. Consideramos que a incorporação da temática ambiental e sua
dimensão política em cursos de formação de professores requer a construção de
novos sentidos para o que chamamos de formação docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IFQ - Instituto de Física e Química |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
MAROTI JUNIOR, Robson. A inserção da temática ambiental nos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química da UNIFEI. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. |
pt_BR |