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A inserção da temática ambiental nos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química da UNIFEI

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dc.creator MAROTI JUNIOR, Robson
dc.date.issued 2023-02-15
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3658
dc.description.abstract Brazilian legislation recommends the inclusion of Environmental Issues at different levels of schooling, including higher education. More specifically, a portion of normative instruments emphasize that Environmental Issues must be incorporated into the initial training of teachers, regardless of the area of knowledge or level of education in which future educators are bound to work. In addition, the field of education, in general, recognizes and recommends that different aspects of the political dimension of the environmental matter are present in the initial training of future teachers. In this context, in agreement with those who defend the presence of environmental issues in initial teacher training, an investigative study was developed, focused on teaching courses at a public University located in the south of the state of Minas Gerais. The question that guided the investigation was elaborated in this wise: what aspects of the political dimension of the environmental matter are emphasized in the training of undergraduate students in Biology, Physics, Mathematics and Chemistry at a public University in the state of Minas Gerais? It was possible to obtain research data from the contact with the Pedagogical Projects of the courses and from interviews that were conducted with the coordinators of the referred courses. The data analysis was inspired by the procedures proposed by content analysis. The results indicate that: a) the courses address the environmental issue in projects and extension work, but the disciplines in fact constitute a privileged position for the treatment of the environmental issue; b) there are little situations offered by courses that focus on the perspective of the political dimension of environmental issues; c) aspects of the environmental theme and its political dimension are little evidenced in the curriculum of certain disciplines and also in the reasoning of the coordinators who participated in this investigation. However, even though limitations were encountered, the efforts and initiatives of the degree courses to address environmental issues in the teacher training process were recognized. It is considered that the incorporation of the environmental issue and its political dimension in teacher training courses requires the construction of new meanings for what we call teacher training. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Dimensão política da temática ambiental pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Licenciaturas em ciências da natureza e matemática pt_BR
dc.title A inserção da temática ambiental nos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química da UNIFEI pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-05-05
dc.date.available 2023-05-05T19:21:17Z
dc.date.accessioned 2023-05-05T19:21:17Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3140370390701220 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Luciano Fernandes
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1781635598727043 pt_BR
dc.description.resumo legislação brasileira recomenda a inserção da Temática Ambiental nos diferentes níveis de ensino, incluindo o ensino superior. Especificamente, alguns instrumentos normativos enfatizam que a Temática Ambiental deve ser incorporada à formação inicial dos professores, independentemente da área de conhecimento a que se vincula o curso ou nível de ensino em que os futuros professores irão trabalhar. Além disso, o campo da educação, de maneira geral, reconhece e recomenda que diferentes aspectos da dimensão política da temática ambiental esteja presente na formação inicial de professores. Nesse contexto, em consonância com aqueles que defendem a presença da temática ambiental na formação inicial de professores, elaboramos um estudo investigativo voltado para cursos de licenciatura de uma universidade pública localizada no sul do estado de Minas Gerais. A questão que orientou nossa investigação foi elaborada da seguinte maneira: que aspectos da dimensão política da temática ambiental são enfatizados na formação de licenciandos de Biologia, Física, Matemática e Química de uma universidade pública do estado de Minas Gerais? Tivemos possibilidade de obter dados de pesquisa a partir do contato com os Projetos Pedagógicos dos Cursos e de entrevistas que foram realizadas com os coordenadores dos referidos cursos. A análise dos dados foi inspirada nos procedimentos propostos pela Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que: a) os cursos abordam a temática ambiental em projetos e trabalhos de extensão, porém as disciplinas de fato se constituem como lócus privilegiado para o tratamento da temática ambiental; b) são poucas as situações oferecidas pelos cursos que se voltam para a perspectiva da dimensão política da temática ambiental; c) aspectos da temática ambiental e sua dimensão política são pouco evidenciados nas ementas de determinadas disciplinas e também nos argumentos dos coordenadores que participaram dessa investigação. Todavia, embora tenhamos nos deparado com algumas limitações, reconhecemos os esforços e as iniciativas dos cursos de licenciatura para tratar a temática ambiental no processo de formação dos professores. Consideramos que a incorporação da temática ambiental e sua dimensão política em cursos de formação de professores requer a construção de novos sentidos para o que chamamos de formação docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references MAROTI JUNIOR, Robson. A inserção da temática ambiental nos cursos de licenciatura em biologia, física, matemática e química da UNIFEI. 2023. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


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