Resumo:
A popularização da Web juntamente com o surgimento de ambientes educacionais virtuais e distribuídos alavancaram a criação de cursos a distância. Como resultado, inúmeros repositórios de conteúdo educacional passaram a estar publicamente disponíveis. A disponibilidade desse vasto conteúdo digital incentiva o autoaprendizado. Entretanto, explorar por conta própria um repositório de conteúdo educacional é uma tarefa complexa, uma vez que a grande maioria desses repositórios não oferece mecanismos que permitam estruturar adequadamente seu conteúdo. Uma forma de permitir a exploração efetiva desses repositórios consiste em anotar semanticamente seus documentos com base em uma ontologia de domínio e prover ferramentas de pesquisa que levem em conta a semântica das anotações. O SAAF - Sistema de Autoaprendizado de Física - foi desenvolvido com o objetivo de realizar essas tarefas. Baseado em uma arquitetura modular, o sistema proposto permite realizar buscas em repositórios educacionais levando em conta os relacionamentos semânticos existentes entre os objetos de aprendizagem. Testes realizados com usuários reais demonstram que o SAAF é efetivo no sentido de auxiliar o autoaprendizado.