DSpace/Manakin Repository

A divulgação científica no currículo de cursos de licenciatura em ciências e matemática da Universidade Federal de Itajubá

Mostrar registro simples

dc.creator COSTA, Willian Guimarães de Carvalho
dc.date.issued 2023-03-01
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3689
dc.description.abstract When inserted into the educational context, the scientific disssemination (CD) can bring significant contributions to the teaching and learning process, but for such, it is necessary that the teacher is prepared to implement it in their practice, knowing their resources, characteristics, limitations and other relevant aspects. In this sense, it is understood that CD should be addressed in the context of teacher training. The Federal University of Itajubá (Unifei) has undergraduate courses in the areas of Chemistry, Physics, Biological Sciences and Mathematics, which, since 2020, have been working in the process of updating their Pedagogical Projects of Courses (PPC). In this context, we ask ourselves: if and how has been the insertion of CD in the curricula of training teachers of Science and Mathematics of Unifei in this context of curricular updating? The present research had, therefore, the objective of analyzing the space and strategies destined to the insertion of CD in the undergraduate courses in Sciences (Chemistry, Physics and Biological Sciences) and Mathematics at Unifei. This study is characterized as qualitative and of the documental type. The research data were obtained through questionnaires applied to members of the Núcleo Docente Estruturante of each of the courses mentioned above. The PPCs (previous and updated) of each course were also selected for analysis, and a focus group was conducted with the coordinators, in order to understand the influences for the insertion, or not, of CD in the curricula. Regarding the profile of the course teachers, it was observed that it is diverse and contributes significantly to the curriculum and the education of the students, from the perspective of their different cultural and social backgrounds. It was observed that the PPC of the analyzed courses contemplate the specifications established by the competent bodies and mention DC, each with its own specificity and in different topics of the documents. As for the influences for insertion, it was observed that the main factors are the curricular guidelines, the course workload, the availability of teachers with experience and training in the area, and the existence of physical spaces available to receive visitors. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Divulgação científica pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.title A divulgação científica no currículo de cursos de licenciatura em ciências e matemática da Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-05-17
dc.date.available 2023-05-17T18:37:53Z
dc.date.accessioned 2023-05-17T18:37:53Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3289626236094376 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2800602875373171 pt_BR
dc.description.resumo Quando inserida no âmbito educacional a Divulgação Científica (DC) pode trazer significativas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem, mas para tal, é necessário que o professor esteja preparado para implementá-la em sua prática, conheça seus recursos, suas características, limitações e outros aspectos pertinentes. Nesse sentido, entende-se que a DC deva ser abordada no contexto da formação docente. A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) possui cursos de Licenciatura nas áreas de Química, Física, Ciências Biológicas e Matemática, os quais, desde 2020, vêm trabalhando no processo de atualização de seus Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Nesse contexto, nos questionamos: se e como tem sido a inserção da DC nos currículos de formação de professores de Ciências e Matemática da Unifei nesse contexto de atualização curricular? A presente pesquisa teve, portanto, o objetivo de analisar o espaço e as estratégias destinados à inserção da DC nos cursos de licenciatura em Ciências (Química, Física e Ciências Biológicas) e Matemática da Unifei. Este estudo caracteriza-se como qualitativo e do tipo documental. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de questionários aplicados a membros do Núcleo Docente Estruturante de cada um dos cursos citados. Também foram selecionados para análise os PPC (anteriores e atualizados) de cada curso, e foi realizado um grupo focal com os coordenadores, a fim de se compreender as influências para inserção, ou não, da DC nos currículos. Sobre o perfil dos docentes do curso, observou-se que este é diverso e contribui de maneira significativa para o currículo e a formação dos licenciandos, sob a perspectiva de suas diferentes bagagens culturais e sociais. Observou-se que os PPC dos cursos analisados contemplam as especificações estabelecidas pelos órgãos competentes e apresentam menções a DC, cada qual com sua especificidade e em diferentes tópicos dos documentos. Quanto às influências para inserção, observou-se que os principais fatores são as diretrizes curriculares, a carga horária dos cursos, a disponibilidade de docentes com experiência e formação na área, e a existência de espaços físicos com disponibilidade para receber visitantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references COSTA,Willian Guimarães de Carvalho. A divulgação científica no currículo de cursos de licenciatura em ciências e matemática da Universidade Federal de Itajubá. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples