DSpace/Manakin Repository

Avaliação da utilização de Tecnologias Web no desempenho acadêmico de alunos do ensino público de Itajubá.

Mostrar registro simples

dc.creator SILVA, Cristiano Vieira da
dc.date.issued 2014-04-22
dc.identifier.citation SILVA, Cristiano Vieira da. Avaliação da utilização de Tecnologias Web no desempenho acadêmico de alunos do ensino público de Itajubá. 2014. 124 f. Dissertação (Mestrado em em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/368
dc.description.abstract Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a utilização das tecnologias WEB nas escolas estaduais públicas do município de Itajubá no estado de Minas Gerais com o objetivo de avaliar como a tecnologia pode contribuir no ensino-aprendizado a partir de seu uso integrado com as atividades educacionais, e também verificar a existência de procedimentos internos que demonstrem o nível da qualidade do ensino antes mesmo da avaliação institucional aplicada pelo MEC. Neste cenário de análise da qualidade do ensino, os Sistemas de Medição de Desempenho construídos com apoio das tecnologias WEB têm se tornado grande aliado das escolas pela proximidade de sua utilização em relação aos exames oficiais e pela centralização das fontes de dados que permitem a diferentes escolas utilizarem os mesmos mecanismos de avaliação. Para que fosse possível obter respostas aos questionamentos levantados, foi elaborado um estudo de caso múltiplo que contou com questionários e entrevistas envolvendo alunos, professores e gestores do 9º ano do ensino fundamental das escolas estaduais. A partir dos dados coletados pelos questionários, entrevistas e da análise do índice de desenvolvimento da educação básica – IDEB de cada escola foi possível então concluir que existe uma forte influência da utilização das tecnologias WEB no desenvolvimento do aprendizado nas escolas do ensino público, mas não pela disponibilização da tecnologia pelo estado, e sim pela forma que a tecnologia tem estado cada vez mais comum no dia-a-dia dos alunos e professores dentro e fora da sala de aula. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.title Avaliação da utilização de Tecnologias Web no desempenho acadêmico de alunos do ensino público de Itajubá. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.place Itajubá pt_BR
dc.pages 124 p. pt_BR
dc.keywords.portuguese Tecnologias WEB pt_BR
dc.keywords.portuguese Sistema de Avaliação Educacional pt_BR
dc.keywords.portuguese Qualidade no Ensino Público pt_BR
dc.keywords.english WEB Technologies pt_BR
dc.keywords.english System of Educational Evaluation pt_BR
dc.keywords.english Quality in Public Education pt_BR
dc.orientador.principal PINHO, Alexandre Ferreira de
dc.place.presentation Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.pg.programa Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pt_BR
dc.pg.area Desenvolvimento e Tecnologias Sociais pt_BR
dc.date.available 2016-03-07T13:26:46Z
dc.date.accessioned 2016-03-07T13:26:46Z
dc.publisher.department IRN - Instituto de Recursos Naturais
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples