DSpace/Manakin Repository

A tabela periódica segundo a cosmoquímica: um jogo digital no ensino de química

Mostrar registro simples

dc.creator SIQUEIRA, Crediana Chris de
dc.date.issued 2023-03-09
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3716
dc.description.abstract The Periodic Table is an extremely important resource for Physics, Biology and mainly Chemistry classes, however, the origin of chemical elements is not always addressed in classes. In this context, working with Astronomy in an interdisciplinary way can provide students with a more comprehensive and meaningful understanding of the Periodic Table. Allying to this context the use of digital technologies and classes with active methodologies has been a good way to encourage students to seek knowledge. Therefore, the use of educational digital games has gained space in classes. This work presents and analyzes the application of a digital game called “The periodic table according to cosmochemistry” (TPSC), which was developed to teach the origin of chemical elements. This research aimed to evaluate the quality of the TPSC game based on the opinion of the players and, therefore, the game was applied to Elementary, High and Higher Education classes with the intention of obtaining a wide range of opinions. Data collection took place through questionnaires with essay and multiple-choice questions. The questionnaires were made available by Google Forms and in printed form. Data analysis was performed qualitatively and quantitatively. The results obtained provided subsidies to indicate the game as a didactic resource capable of providing students with motivation, learning and a good experience when playing. This work presents the strengths and weaknesses of the game and proposes future improvements. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Origem dos elementos químicos pt_BR
dc.subject Tabela Periódica pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Jogo digital educacional pt_BR
dc.title A tabela periódica segundo a cosmoquímica: um jogo digital no ensino de química pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-05-26
dc.date.available 2023-05-26T16:59:57Z
dc.date.accessioned 2023-05-26T16:59:57Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4750407206659654 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FILHO, Newton de Figueiredo,
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4061301060228632 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 OLIVEIRA, Adhimar Flávio,
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/1031795555698099 pt_BR
dc.description.resumo A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para as aulas de Física, Biologia e principalmente Química, no entanto, nem sempre a origem dos elementos químicos é abordada nas aulas. Neste contexto, trabalhar com o tema Astronomia de forma interdisciplinar pode proporcionar aos alunos uma compreensão mais abrangente e significativa a respeito da Tabela Periódica. Aliar a este contexto a utilização de tecnologias digitais e aulas com metodologias ativas tem sido uma boa forma de incentivar os alunos a buscarem conhecimento. Sendo assim a utilização de jogos digitais educativos tem ganhado espaço nas aulas. Este trabalho apresenta e analisa a aplicação de um jogo digital denominado “A tabela periódica segundo a cosmoquímica” (TPSC), que foi desenvolvido para ensinar a origem dos elementos químicos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade do jogo TPSC com base na opinião dos jogadores e, para tanto, o jogo foi aplicado a turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior com a intenção de obter uma ampla diversidade de opiniões. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários com perguntas dissertativas e de múltipla escolha. Os questionários foram disponibilizados pelo Google Forms e de forma impressa. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos forneceram subsídios para indicar o jogo como recurso didático capaz de proporcionar aos alunos motivação, aprendizagem e uma boa experiência ao jogar. Este trabalho apresenta os pontos fortes e fracos do jogo além de propor futuras melhorias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department PPG - Programas de Pós Graduação - Itajubá pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references SIQUEIRA, Crediana Chris de. A tabela periódica segundo a cosmoquímica: um jogo digital no ensino de química. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples