dc.creator |
SIQUEIRA, Crediana Chris de |
|
dc.date.issued |
2023-03-09 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3716 |
|
dc.description.abstract |
The Periodic Table is an extremely important resource for Physics, Biology and mainly
Chemistry classes, however, the origin of chemical elements is not always addressed in
classes. In this context, working with Astronomy in an interdisciplinary way can provide
students with a more comprehensive and meaningful understanding of the Periodic Table.
Allying to this context the use of digital technologies and classes with active methodologies
has been a good way to encourage students to seek knowledge. Therefore, the use of
educational digital games has gained space in classes. This work presents and analyzes
the application of a digital game called “The periodic table according to cosmochemistry”
(TPSC), which was developed to teach the origin of chemical elements. This research
aimed to evaluate the quality of the TPSC game based on the opinion of the players and,
therefore, the game was applied to Elementary, High and Higher Education classes with
the intention of obtaining a wide range of opinions. Data collection took place through
questionnaires with essay and multiple-choice questions. The questionnaires were made
available by Google Forms and in printed form. Data analysis was performed qualitatively
and quantitatively. The results obtained provided subsidies to indicate the game as a
didactic resource capable of providing students with motivation, learning and a good
experience when playing. This work presents the strengths and weaknesses of the game
and proposes future improvements. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Origem dos elementos químicos |
pt_BR |
dc.subject |
Tabela Periódica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo digital educacional |
pt_BR |
dc.title |
A tabela periódica segundo a cosmoquímica: um jogo digital no ensino de química |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-05-26 |
|
dc.date.available |
2023-05-26T16:59:57Z |
|
dc.date.accessioned |
2023-05-26T16:59:57Z |
|
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4750407206659654 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FILHO, Newton de Figueiredo, |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4061301060228632 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
OLIVEIRA, Adhimar Flávio, |
|
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1031795555698099 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
A Tabela Periódica é um recurso de extrema importância para as aulas de Física, Biologia
e principalmente Química, no entanto, nem sempre a origem dos elementos químicos é
abordada nas aulas. Neste contexto, trabalhar com o tema Astronomia de forma interdisciplinar
pode proporcionar aos alunos uma compreensão mais abrangente e significativa
a respeito da Tabela Periódica. Aliar a este contexto a utilização de tecnologias digitais e
aulas com metodologias ativas tem sido uma boa forma de incentivar os alunos a buscarem
conhecimento. Sendo assim a utilização de jogos digitais educativos tem ganhado espaço
nas aulas. Este trabalho apresenta e analisa a aplicação de um jogo digital denominado
“A tabela periódica segundo a cosmoquímica” (TPSC), que foi desenvolvido para ensinar
a origem dos elementos químicos. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a qualidade
do jogo TPSC com base na opinião dos jogadores e, para tanto, o jogo foi aplicado a
turmas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior com a intenção de obter
uma ampla diversidade de opiniões. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionários
com perguntas dissertativas e de múltipla escolha. Os questionários foram disponibilizados
pelo Google Forms e de forma impressa. A análise de dados foi realizada de forma
qualitativa e quantitativa. Os resultados obtidos forneceram subsídios para indicar o jogo
como recurso didático capaz de proporcionar aos alunos motivação, aprendizagem e uma
boa experiência ao jogar. Este trabalho apresenta os pontos fortes e fracos do jogo além
de propor futuras melhorias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
PPG - Programas de Pós Graduação - Itajubá |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
pt_BR |
dc.relation.references |
SIQUEIRA, Crediana Chris de. A tabela periódica segundo a cosmoquímica: um jogo digital no ensino de química. 2023. 209 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. |
pt_BR |