dc.creator |
CARMELITO, Bruno Eduardo |
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dc.date.issued |
2023-04-26 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3731 |
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dc.description.abstract |
The subject of electric mobility has aroused great interest among researchers
in recent years, being a actual topic under discussion as Electric Vehicles (EV) reach
greater market share. Electric mobility, which is linked to the energy transition,
experiences a transformation of concepts that starts with the consumption of fossil
fuels and ends with zero carbon emissions. These changes correspond to the need
for cleaner, decentralized, digitized energy delivery systems and services, as well
as greater electrification of modes of transportation. In this context, this thesis
proposes and implements a novel methodology for calculating the hosting capacity
of EVs in low and medium voltage distribution systems through a case study.
The carrying capacity of EVs is evaluated in the literature using load flow
processing, which uses several criteria and methods for evaluation. On the one hand,
deterministic methods produce a single number for EV hosting capability and ignore
the uncertainties inherent in the allocation process. Stochastic methods, on the other
hand, generate a probability distribution of hosting capabilities. The suggestion of
a new methodology that combines deterministic and stochastic methods, takes into
account several operational criteria, and can be used in low and medium voltage
applications becomes more suitable and innovative.
The results indicate that the distribution system’s EV hosting capacity
varies with sector of the evaluated network. Loading can increase and alter the
load curve considerably in the secondary distribution system’s downstream of the
transformer, causing undervoltage and overload in the grid. The charging rate of
transformers with EV input, on the other hand, can change the primary distribution
system’s hosting capacity. |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Universidade Federal de Itajubá |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.subject |
Veículos elétricos |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade de energia |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de distribuição |
pt_BR |
dc.subject |
Capacidade de hospedagem |
pt_BR |
dc.title |
Capacidade de hospedagem de veículos elétricos em redes de distribuição de BT/MT: uma nova metodologia de avaliação |
pt_BR |
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.date.available |
2023-06-05 |
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dc.date.available |
2023-06-05T17:38:13Z |
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dc.date.accessioned |
2023-06-05T17:38:13Z |
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dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3755750018707272 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO FILHO, José Maria de |
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dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5461838985577307 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O tema mobilidade elétrica despertou grande interesse nos pesquisadores
nos últimos anos, sendo um tópico atual em discussão à medida que os Veículos
Elétricos (VE) alcançam maior participação no mercado. Vinculada à transição
energética, a mobilidade elétrica passa por uma transformação de conceitos que
começa com o consumo de combustíveis fósseis e tem como foco a emissão zero de
carbono. Essas mudanças coincidem com a necessidade de evolução dos sistemas
e serviços de distribuição de energia mais limpos, descentralizados, digitalizados e
que contemplam o aumento da eletrificação dos meios de transporte. Nesse contexto,
esta tese apresenta e aplica por intermédio de um estudo de caso, a proposta de uma
nova metodologia para o cálculo da capacidade de hospedagem de VEs em sistemas
de distribuição de baixa e média tensão.
Na literatura, a capacidade de hospedagem de VEs é avaliada usando o
processamento de fluxo de carga que emprega diversos critérios e métodos para
a avaliação. De um lado os métodos determinísticos produzem um único valor de
capacidade de hospedagem de VEs e não levam em consideração as incertezas envolvidas
no processo de alocação. Por outro lado, os métodos estocásticos produzem
uma distribuição de probabilidades de capacidades de hospedagem. A proposta de
uma nova metodologia que combine métodos determinísticos e estocásticos, que considere
vários critérios operacionais e que possa ser aplicada conjuntamente na baixa
e na média tensão se torna mais apropriada e inovadora.
Os resultados obtidos mostram que a capacidade de hospedagem de VEs
do sistema de distribuição é diferente para cada setor da rede avaliada. Na rede de
distribuição secundária, a jusante do transformador, o carregamento pode aumentar
e alterar a curva de carga de forma significativa, causando subtensão e sobrecarga na
rede. Em contrapartida, a taxa de carregamento dos transformadores com a entrada
dos VEs pode alterar a capacidade de hospedagem da rede de distribuição primária. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação |
pt_BR |
dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação: Doutorado - Engenharia Elétrica |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UNIFEI |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.relation.references |
CARMELITO, Bruno Eduardo. Capacidade de hospedagem de veículos elétricos em redes de distribuição de BT/MT: uma nova metodologia de avaliação. 2023. 137 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. |
pt_BR |