DSpace/Manakin Repository

Possibilidades do uso do celular para o ensino de funções trigonométricas por meio de tarefas investigativas

Mostrar registro simples

dc.creator CONCEIÇÃO, Patrick Eduardo da
dc.date.issued 2023-03-06
dc.identifier.uri https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/3740
dc.description.abstract Although the cell phone is present in the daily routine of many people, even entering the school environment, there is resistance to its use in this context. In this sense, this research sought to investigate possibilities and limitations of using an application for smart phones, mediated by an investigative task, for the apprehension of concepts related to the graphic behavior of trigonometric functions. Seeking ways to reach the established objective, qualitative research procedures were used, an investigative task being elaborated, with the help of the Photomath application, carried out in the context of a class of a 3rd year of High School class. Due to the pandemic of the new coronavirus, SARS-CoV2, the intervention steps took place remotely, through the Google Meet platform. The data sources for the research were the recordings of class moments on Google Meet, a field diary with the researcher's observations, an interview with the assistant teacher, a diagnostic activity and a questionnaire applied to the students. For data analysis, three axes emerging from the intervention itself were used: (1) the manifestation of mathematical knowledge during the stages of the investigative task; (2) student engagement with the Photomath app in remote classes; and (3) the presence of skills such as creating hypotheses, building strategies and verifying them from the investigative task using the Photomath application. It was possible to identify the students' familiarity with the use of cell phones and technology, with some difficulty initially regarding the pedagogical use of the proposed application, as well as the assimilation of the investigative proposal. Despite this, it is clear that in the course of the investigations, the students showed an advance in mathematical knowledge, exploring various graphs, elaborating and testing conjectures, in addition to working on the construction of properties. There were limitations regarding the dynamicity of the Photomath application, as well as the plotting of certain functions. However, the importance of inserting the cell phone in the classroom environment is highlighted, allowing students to feel motivated and able to work with mathematical concepts and to perceive the richness of this tool for their learning. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Itajubá pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Smartphone pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Investigação pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.title Possibilidades do uso do celular para o ensino de funções trigonométricas por meio de tarefas investigativas pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.date.available 2023-06-13
dc.date.available 2023-06-13T12:20:37Z
dc.date.accessioned 2023-06-13T12:20:37Z
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0071337771722342 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FIGUEIREDO FILHO, Newton de
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4061301060228632 pt_BR
dc.description.resumo Apesar de o celular estar presente na rotina diária de diversas pessoas, adentrando inclusive o ambiente escolar, percebe-se uma resistência quanto ao seu uso neste contexto. Neste sentido, esta pesquisa buscou investigar possibilidades e limitações do uso de um aplicativo para celulares inteligentes, mediado por uma tarefa investigativa, para a apreensão de conceitos relacionados ao comportamento gráfico de funções trigonométricas. Buscando meios para alcançar o objetivo traçado, se utilizou de procedimentos da pesquisa qualitativa, sendo elaborada uma tarefa investigativa, com auxílio do aplicativo Photomath, realizada no contexto de aula de uma turma de 3º ano do Ensino Médio. Devido à pandemia do novo coronavírus, SARS-CoV2, a realização das etapas de intervenção aconteceu de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. As fontes de dados para a pesquisa foram as gravações dos momentos de aulas no Google Meet, um diário de campo com observações do pesquisador, uma entrevista realizada com a professora assistente, uma atividade diagnóstica e um questionário aplicado aos alunos. Para a análise dos dados utilizou-se de três eixos emergentes da própria intervenção: (1) a manifestação do conhecimento matemático durante as etapas da tarefa investigativa; (2) o envolvimento dos alunos com o aplicativo Photomath em aulas remotas; e (3) a presença de habilidades como criar hipóteses, construir estratégias e verificá-las a partir da tarefa investigativa usando o aplicativo Photomath. Foi possível identificar a familiaridade dos alunos em relação ao uso do celular e da tecnologia, havendo certa dificuldade inicialmente em relação ao uso pedagógico do aplicativo proposto, assim como na assimilação da proposta investigativa. Apesar disso, percebe-se que no decorrer das investigações os alunos apresentaram um avanço no conhecimento matemático, realizando a exploração de diversos gráficos, elaborando e testando conjecturas, além de trabalharem na construção de propriedades. Houve limitações em relação à dinamicidade do aplicativo Photomath, assim como na plotagem de determinadas funções. Contudo, ressalta-se a importância da inserção do celular no ambiente de sala de aula, permitindo que os alunos se sintam motivados e capacitados para trabalhar com conceitos matemáticos e que percebam a riqueza dessa ferramenta para a sua aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department IFQ - Instituto de Física e Química pt_BR
dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação: Mestrado - Educação em Ciências pt_BR
dc.publisher.initials UNIFEI pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIÊNCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO::ENSINO-APRENDIZAGEM pt_BR
dc.relation.references CONCEIÇÃO, Patrick Eduardo da. Possibilidades do uso do celular para o ensino de funções trigonométricas por meio de tarefas investigativas. 2023. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, 2023. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples